Citrato de tofacitinibe: o que é, para que serve e como tomar

Atualizado em junho 2021

O citrato de tofacitinibe, conhecido comercialmente como xeljanz, é um medicamento indicado para o tratamento da artrite reumatoide, que permite aliviar a dor e a inflamação nas articulações.

Este composto age dentro das células, inibindo a atividade de certas enzimas, as JAK quinases, o que impede a produção de citocinas específicas. Esta inibição reduz a resposta inflamatória do sistema imunológico, reduzindo assim a inflamação nas articulações.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O citrato de tofacitinibe é indicado para o tratamento da artrite reumatoide ativa moderada a grave, em pacientes adultos que não responderam a outros tratamentos. Veja quais as opções de tratamento para a artrite reumatoide.

Como tomar

Deve-se tomar 1 comprimido de citrato de tofacitinibe 2 vezes por dia, podendo ser tomado sozinho ou em combinação com outros medicamentos para a artrite reumatoide, como o metotrexato, por exemplo.

Os comprimidos de citrato de tofacitinibe​ devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar e juntamente com um copo de água.

Possíveis efeitos colaterais

O citrato de tofacitinibe diminui a resposta do sistema imune e, por isso, pessoas que fazem uso do medicamento apresentam maior probabilidade de desenvolver infecções mais frequentes, como infecção no nariz e na faringe, pneumonia, herpes zoster, bronquite, gripe, sinusite, infecção urinária ou infecção da faringe, por exemplo.

Além disso, o uso deste medicamento também pode causar alguns efeitos colaterais como aumento de peso, dor abdominal, vômitos, gastrite, diarreia, náusea, má digestão, dor nos músculos, tendões ou ligamentos, dor nas articulações, anemia, febre, cansaço excessivo, inchaço nas extremidades, dor de cabeça, dificuldade para dormir, pressão alta, falta de ar, tosse ou urticária na pele.

Quem não deve tomar

O citrato de tofacitinibe está contraindicado para crianças e adolescentes com menos de 18 anos, pacientes com doença grave no fígado e para pacientes com alergia ao citrato de tofacitinibe ou a outros componentes da fórmula.

Além disso, não deve ser usado por grávidas ou mulheres amamentando sem indicação do médico.