A colite ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal que causa úlceras na parede do intestino. A inflamação pode começar apenas no reto, mas com o tempo tem tendência a se estender para outras partes do intestino grosso, especialmente se o tratamento não for feito.
Devido à presença de úlceras, a colite ulcerativa pode ser bastante desconfortável, causando sintomas como dor abdominal, fezes com sangue ou cansaço, que podem acabar interferindo na qualidade de vida.
A colite ulcerativa não tem cura, no entanto é possível aliviar os sintomas e evitar a formação de novas úlceras por meio de uma alimentação saudável, além do uso de medicamentos indicados pelo gastroenterologista. Conheça um pouco mais sobre a colite ulcerativa no vídeo a seguir:
Sintomas de colite ulcerativa
Os principais sintomas de colite ulcerativa são:
- Dor abdominal;
- Fezes com muco ou sangue;
- Febre;
- Urgência para defecar;
- Cansaço;
- Dor e sangramento no reto;
- Sons abdominais;
- Emagrecimento;
- Diarreia.
É importante que a pessoa com os sintomas de colite ulcerativa consulte o gastroenterologista para que seja feito o diagnóstico e, assim, seja indicado o tratamento mais indicado.
Teste online de sintomas
Para saber quais as suas chances de ter doença inflamatória intestinal como a colite ulcerativa, por favor, selecione os sintomas que apresenta:
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da colite ulcerativa normalmente é feito pelo gastroenterologista, por meio da avaliação dos sintomas e de exames de imagem que avaliam o intestino grosso como colonoscopia, retossigmoidoscopia ou tomografia computadorizada do abdômen, por exemplo.
O médico pode indicar a realização de exames de sangue e de fezes para confirmar que os sintomas estão relacionados com a colite e não com infecções intestinais, além de também serem indicados para avaliar a extensão da inflamação e sinais de complicações como hemorragias e anemia por deficiência de ferro.
Possíveis causas
As causas da colite ulcerativa ainda não são bem esclarecidas, no entanto acredita-se que pode estar relacionada com alguma desregulação do sistema imune, em que as células responsáveis pela defesa do organismo atacam as células do intestino.
Apesar das causas ainda não serem totalmente definidas, o risco de desenvolvimento da colite ulcerativa é maior em pessoas entre 15 e 30 anos e acima dos 50 anos.
Como é feito o tratamento
O tratamento para colite ulcerativa tem como objetivo aliviar os sintomas, podendo ser indicado pelo gastroenterologista o uso de medicamentos como a sulfasalazina e corticoides, que ajudam a reduzir a inflamação, além de imunossupressores que atuam diretamente no sistema imune, aliviando a inflamação.
Nos casos mais graves, que não respondem ao tratamento com medicamentos, pode ser indicada a realização de terapia com imunobiológicos.
Para evitar ou diminuir os sintomas das crises da colite, também é recomendado fazer um diário e anotar todos os alimentos consumidos e os sintomas após as refeições. Além disso, o nutricionista pode recomendar uma dieta baixa em gorduras e limitar a ingestão de algumas frutas, alguns legumes e alguns cereais ricos em fibras. Entenda como pode ser a alimentação para o tratamento da colite.