Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o cisto unilocular e como é feito o tratamento

O cisto unilocular é um tipo de cisto no ovário que geralmente não causa sintoma e não é grave, não sendo necessário tratamento, apenas acompanhamento pelo ginecologista. O cisto unilocular também pode ser chamado de cisto anecoico do ovário, uma vez que seu conteúdo é líquido e não apresenta qualquer compartimento em seu interior.

Esse tipo de cisto é mais comum em mulheres que se encontram na fase pós-menopausa ou que fazem uso de terapia hormonal, no entanto também pode surgir em mulheres em idade reprodutiva, não representando risco para uma futura gestação, por exemplo.

O que é o cisto unilocular e como é feito o tratamento

Como identificar

O cisto unilocular normalmente não causa sintomas, sendo, na maioria das vezes identificado por meio de ultrassonografia transvaginal, que deve ser feita periodicamente de acordo com a recomendação médica.

A ultrassonografia transvaginal é o principal método para diagnosticar a presença de um cisto unilocular, além de ser fundamental para verificar se o cisto possui características benignas ou malignas, sendo também importante para que o médico possa definir o melhor tratamento. Saiba como é feito o ultrassom transvaginal e como deve ser o preparo.

Tratamento para cisto unilocular

O tratamento para o cisto unilocular normalmente não é necessário, uma vez que esse cisto é, na maioria das vezes, benigno e pode regredir naturalmente. Assim, normalmente só é recomendado que seja feito acompanhamento pelo ginecologista com o objetivo de identificar possíveis alterações no tamanho e conteúdo do cisto.

Quando o cisto aumenta de tamanho ou passa a apresentar conteúdo sólido em seu interior, pode ser necessária a remoção cirúrgica, já que normalmente essas alterações podem causar sintomas ou podem ser indicativas de malignidade. Assim, de acordo com o tamanho e características do cisto, o médico pode recomendar a remoção do cisto ou do ovário.

As mulheres que apresentam histórico familiar de câncer de ovário ou de mama, possuem mais chance de terem o cisto unilocular com características malignas, sendo recomendado nesses casos a remoção cirúrgica.

Quem tem cisto unilocular pode engravidar?

A presença do cisto unilocular não interfere na fertilidade da mulher, ou seja, é possível engravidar mesmo com a presença do cisto, sem que haja qualquer problema. No entanto, esse tipo de cisto é mais comum em mulheres que estão na pós-menopausa, sendo a fertilidade prejudicada devido às alterações hormonais e não devido à presença do cisto.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem