Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cisto de Gartner: o que é, sintomas e tratamento

O cisto de Gartner é um tipo de caroço pouco comum que pode aparecer na vagina devido a malformações do feto durante a gestação, o que pode causar desconforto abdominal e na região íntima, por exemplo.

O feto em desenvolvimento possui o canal de Gartner, que é responsável pela formação do sistema urinário e reprodutor, e que desaparece naturalmente após o nascimento. No entanto, em alguns casos o canal de Gartner permanece e passa a acumular líquido, resultando no cisto vaginal que pode não causar sintomas até a idade adulta.

O cisto de Gartner não é grave sendo o seu desenvolvimento normalmente acompanhado pelo pediatra ou ginecologista, no entanto quando o crescimento é constante, pode ser necessária a realização de um pequeno procedimento cirúrgico para a sua remoção.

Cisto de Gartner: o que é, sintomas e tratamento

Como identificar o cisto de Gartner

Os sintomas do cisto de Gartner normalmente aparecem na idade adulta, sendo os principais:

  • Dor durante o contato íntimo;
  • Desconforto na região íntima;
  • Caroço na região genital;
  • Dor abdominal.

Geralmente o cisto de Gartner não apresenta sintomas na criança, mas em alguns casos os pais podem observar a presença de uma caroço na região íntima da menina, devendo informar o pediatra para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Saiba também como reconhecer outros tipos de cisto na vagina.

Tratamento para cisto de Gartner

O tratamento para o Cisto de Gartner pode ser feito ainda na maternidade por meio da aspiração do líquido ou de uma pequena cirurgia para retirada completa do cisto. 

Quando o cisto só é diagnosticado na vida adulta, o ginecologista pode optar apenas por acompanhar o crescimento do cisto. O tratamento normalmente é indicado quando a mulher passa a apresentar sintomas ou complicações, como incontinência urinária ou infecções urinárias, por exemplo. Normalmente o médico recomenda o uso de antibióticos, caso haja sintomas de infecção, e a realização de cirurgia para remoção do cisto.

Além disso, o médico pode recomendar a realização de biópsia do cisto com o objetivo de descartar a possibilidade de câncer vaginal e confirmar a benignidade do cisto. Entenda como é feita a biópsia.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem