Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Caroço na vagina pode ser Cisto de Gartner

O caroço na vagina pode ser um cisto de Gartner, uma situação pouco comum que surge devido a malformações no feto durante a gestação.

Normalmente, durante a gravidez, o feto possui um canal de Gartner, responsável pela formação do sistema urinário e reprodutor, que deve desaparecer após o nascimento. Porém, em alguns casos, ele se mantém e acaba ficando cheio de líquido, provocando um cisto vaginal, que pode não causar sintomas até a idade adulta.

Tratamento para cisto de Gartner

O tratamento para cisto de Gartner pode ser feito na maternidade, quando já é possível identificar o cisto no bebê, por meio da aspiração do líquido, ou de uma pequena cirurgia para retirada completa do cisto.

Na idade adulta, o tratamento para cisto de Gartner é apenas recomendado quando a mulher apresenta sintomas ou complicações, como incontinência urinária ou infecções urinárias.

Como identificar o cisto de Gartner

Caroço na vagina pode ser Cisto de Gartner

Os sintomas do cisto de Gartner acontecem principalmente na idade adulta e incluem:

  • Dor durante o contato íntimo;
  • Desconforto na região íntima;
  • Caroço na região genital;
  • Dor abdominal.

Geralmente o cisto de Gartner não apresenta sintomas na criança, mas em alguns casos os pais podem observar a presença de uma caroço na região íntima da menina, devendo informar o pediatra para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...