Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Exame CA-125: para que serve e valores

O exame CA-125 é um exame de sangue que serve para verificar o risco de ter ou vir a desenvolver doenças como:

  • Câncer de ovário;
  • Câncer no útero;
  • Endometriose;
  • Cisto no ovário;
  • Cirrose;
  • Pancreatite;
  • Doença inflamatória pélvica.

Embora as concentrações de CA-125 estejam acima de 35 U/ml quando existe um destes problemas, o exame não pode ser usado como única ferramenta de diagnóstico. No entanto, pode ser usado para avaliar o risco de uma mulher desenvolver câncer de útero ou ovário, por exemplo, já que mulheres com valores elevados de CA-125 geralmente têm maior tendência para ter estes tipos de câncer. Veja os principais sinais de câncer de ovário e de endometriose.

Além disso, este exame pode ainda ser usado durante o tratamento destes tipos de câncer, já que a redução do valor normalmente indica que o tratamento está tendo bom resultado.

Preço do exame

O preço deste exame é de aproximadamente 75 reais, no entanto, o valor pode variar de acordo com a clínica e o local de realização do exame.

Como é feito o exame

O exame CA-125 normalmente é feito a partir de uma pequena amostra de sangue retirada com seringa, como em qualquer exame de sangue, mas também pode ser feita a análise a partir de líquido do peito ou da cavidade abdominal.

Não é necessário jejum antes da análise e o resultado demora em média cerca de 1 dia. 

O que pode ser o resultado alterado

Os resultados do exame CA-125 indicam a quantidade de proteína CA-125 presente no sangue, podendo ser útil para o diagnóstico do câncer, especialmente o câncer de ovário. 

O valor de referência normal do CA-125 é de até 35 U/ml. Valores elevados de CA-125, acima de 35 U/ml, podem indicar a presença de câncer ou endometriose.

Além disso, quando o exame é usado para avaliar o tratamento do câncer, a diminuição dos valores normalmente quer dizer que está tendo efeito. Já quando aumentam, podem significar que é preciso trocar o tipo de tratamento.

Conheça outros exames que ajudam a identificar diferentes tipos de câncer.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...