Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Exame CA-125: para que serve e valores

O exame CA 125 é muito utilizado para verificar o risco da pessoa desenvolver algumas doenças, como câncer de ovário, endometriose ou cisto no ovário, por exemplo. Esse exame é feito a partir da análise de uma amostra de sangue, em que são dosadas a concentração da proteína CA 125, que normalmente se encontra elevada no câncer de ovário, sendo considerado um marcador para esse tipo de câncer.

Apesar da concentração de CA 125 estar acima de 35 U/mL em determinadas situações, não indica que é a única ferramenta de diagnóstico, sendo necessário realizar outros exames para chegar à conclusão diagnóstica. Apesar disso, esse exame pode ser utilizado para avaliar o risco da mulher desenvolver câncer de útero ou ovário, por exemplo, já que mulheres com valores elevados de CA-125 geralmente têm maior tendência para ter estes tipos de câncer. Veja os principais sinais de câncer de ovário e de endometriose.

O exame custa em média R$75,00, porém o preço pode variar de acordo com o local e o laboratório em que é realizado, apesar de ser oferecido pelo SUS.

Exame CA-125: para que serve e valores

Para que serve

O exame CA 125 é solicitado pelo médico principalmente para auxiliar o diagnóstico do câncer de ovário e acompanhar o desenvolvimento e a resposta ao tratamento. Além disso, esse exame pode ser solicitado para identificar o câncer de ovário, endometriose, pancreatite, doença inflamatória pélvica, cirrose e cisto no ovário juntamente com outros exames, já que a concentração dessa proteína no sangue também se encontra elevada nessas situações.

Como é feito o exame

O exame CA-125 normalmente é feito a partir de uma pequena amostra de sangue retirada com seringa, como em qualquer exame de sangue, que é enviado em seguida para o laboratório para que seja feita a análise. Esse exame também pode ser realizado a partir da análise do líquido do peito ou da cavidade abdominal.

Para realizar o exame não é necessário jejum e o resultado normalmente é liberado após 1 dia dependendo do laboratório em que é realizado.

O que pode ser o resultado alterado

O valor normal de CA 125 no sangue é de até 35 U/mL, sendo valores acima desse considerados alterados e, na maioria das vezes indicativo de câncer de ovário ou endometriose, devendo o médico solicitar outros exames para chegar ao diagnóstico final.

Além disso, quando o exame é usado para avaliar o tratamento do câncer, a diminuição dos valores normalmente indica que o tratamento está sendo eficaz. Por outro lado, quando é verificado o aumento da concentração da proteína no sangue, pode significar que o tratamento não está sendo eficaz, sendo necessário mudar a abordagem terapêutica, ou até mesmo indicar metástase.

Conheça outros exames que ajudam a identificar diferentes tipos de câncer.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...