O cisto folicular, também chamado de cisto ovariano benigno ou cisto funcional, é uma pequena bolsa cheia de líquidos localizado na superfície ou dentro do ovário, e que surge quando os folículos não se rompem durante a ovulação para liberar o óvulo, acumulando líquido ou sangue no seu interior, crescendo e formando o cisto, que geralmente tem um tamanho de 2,5 a 10 cm.
Este é o tipo de cisto mais comum nas mulheres jovens em idade fértil entre 15 e 35 anos de idade, e geralmente não causa sintomas, no entanto, quando o cisto cresce excessivamente ou se rompe, pode causar dor abdominal, náusea ou vômitos, ou inchaço na barriga.
O cisto folicular costuma desaparecer sozinho entre 4 a 8 semanas, sem necessitar de tratamento médico. No entanto, se o cisto for muito grande, bloquear o fornecimento de sangue para as trompas ou ovário, ou se romper, o ginecologista pode indicar o tratamento com cirurgia.

Principais sintomas
O cisto folicular geralmente não apresenta sintomas, sendo que a maioria dos casos são descobertos em exames de rotina, como a ultrassonografia ou exame pélvico.
No entanto, quando o cisto folicular é grande ou se rompe, podem surgir sintomas como:
- Dor intensa no ovário, na parte lateral da região pélvica;
- Inchaço na barriga;
- Náusea e vômito;
- Febre;
- Sensibilidade nas mamas;
- Pele fria e úmida;
- Respiração rápida;
- Tontura ou fraqueza.
No caso da mulher apresentar estes sintomas, deve-se buscar ajuda médica imediatamente, pois pode indicar que o cisto rompeu sendo necessário tratamento médico de urgência.
Cisto folicular é câncer?
Um cisto folicular normalmente não é câncer, sendo apenas uma lesão benigna que pode desaparecer sozinha ou ser retirada através de cirurgia, quando é muito grande havendo risco de rompimento ou causa dor e desconforto importantes.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico do cisto folicular é feito pelo ginecologista através da avaliação dos sintomas, e exame pélvico, ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
Além disso, apesar do cisto folicular não ser câncer, o médico pode solicitar exame de CA 125 que ajuda a identificar o câncer de ovário, especialmente para mulheres que têm alto risco de ter esse tipo de câncer.
O exame de CA 125 também ajuda a identificar outros problemas de saúde como endometriose, mioma uterino ou doença inflamatória pélvica.
Possíveis causas
O cisto folicular se desenvolve quando o folículo, que é uma estrutura presente nos ovários e que armazenam os óvulos, não se rompe para liberar o óvulo do seu interior, durante o período da ovulação, formando uma bolsa dentro do ovário ou na sua superfície cheia de líquido ou sangue no seu interior.
Como é feito o tratamento
O cisto folicular geralmente desaparece por conta própria, em 1 ou 2 ciclos menstruais, não necessitando de tratamento médico. No entanto, deve-se fazer acompanhamento com o ginecologista e exames em intervalos determinados pelo médico para avaliar o crescimento do cisto.
No caso do cisto folicular ser grande, ou se a mulher apresentar sintomas, o médico pode indicar o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios por 5 a 7 dias. Além disso, quando a menstruação encontra-se irregular pode ser recomendado pelo médico o uso de pílula anticoncepcional para regular o ciclo ou para evitar o surgimento de novos cistos.
Já no caso do cisto se romper ou ser grande, geralmente maior que 5 cm, causando bloqueio do fornecimento de sangue para as trompas ou ovários, o tratamento é feito através de cirurgia para remover o cisto ou todo o ovário.
Quem tem cisto folicular pode engravidar?
O cisto folicular aparece quando a mulher não conseguiu ovular normalmente, e por isso quem tem um cisto pode ter mais dificuldade para engravidar. No entanto, o cisto folicular não impede a gravidez e se a mulher tiver um cisto no ovário esquerdo, quando seu ovário direito ovular, pode ocorrer a gravidez, se houver fecundação.