Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Cisto folicular e Como Tratar

O cisto folicular é o tipo de cisto benigno mais frequente do ovário, que normalmente encontra-se cheio de líquido ou de sangue, que afeta mulheres em idade fértil, principalmente entre 15 e 35 anos de idade.

Ter um cisto folicular não é grave, nem requer tratamento médico, porque normalmente ele desaparece sozinho entre 4 a 8 semanas, mas se o cisto romper é necessário intervenção médica de urgência. 

Esse cisto se forma quando um folículo ovariano não ovula, e por isso ele é classificado como cisto funcional. Seu tamanho varia de 2,5 à 10 cm e são sempre encontrados em apenas um lado do corpo. 

O que é Cisto folicular e Como Tratar

Quais são os Sintomas

O cisto folicular não apresenta sintomas, mas quando perde a capacidade de produzir estrogênio pode provocar atraso menstrual. Esse cisto é normalmente descoberto num exame de rotina, como a ultrassonografia ou exame pélvico. Contudo, se houver ruptura ou torção desse cisto, podem surgir os seguintes sintomas:

  • Intensa dor no ovário, na parte lateral da região pélvica;
  • Enjôo e vômito;
  • Febre; 
  • Sensibilidade nas mamas. 

Se a mulher apresentar estes sintomas deve buscar ajuda médica o quanto antes para iniciar o tratamento.

O cisto folicular não é câncer e não pode se transformar num câncer, mas para ter certeza de que se trata de um cisto folicular, o médico pode solicitar exames como CA 125 que identifica o câncer e outra ultrassonografia para fazer o acompanhamento. 

Como tratar o cisto folicular

O tratamento só é recomendado se o cisto se romper, porque quando ele encontra-se intacto não há necessidade de tratamentos porque diminui em 2 ou 3 ciclos menstruais. A cirurgia por laparoscopia para remoção do cisto só é recomendada se o cisto se romper, sendo chamado de cisto folicular hemorrágico. 

Se o cisto for grande e houver dor ou algum incômodo pode ser necessário o uso de analgésicos e anti-inflamatórios por 5 a 7 dias, e quando a menstruação encontra-se irregular pode-se tomar a pílula anticoncepcional para regular o ciclo. 

Caso a mulher já esteja na menopausa as chances dela desenvolver um cisto folicular são mínimas porque nessa fase a mulher já não ovula mais, nem tem menstruação. Assim, se a mulher depois da menopausa apresentar algum cisto, deve-se fazer mais exames para investigar o que pode ser. 

Quem tem cisto folicular pode engravidar? 

O cisto folicular aparece quando a mulher não conseguiu ovular normalmente, e por isso quem tem um cisto assim tem mais dificuldade para engravidar. No entanto, ele não impede a gravidez e se a mulher tiver um cisto no ovário esquerdo, quando seu ovário direito ovular, ela poderá engravidar, se houver fecundação. 

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar