Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é cisto aracnóide e quais os sintomas

O cisto aracnóide consiste numa lesão benigna formada por líquido cefalorraquidiano, que se desenvolve entre a membrana aracnóide e o cérebro. Em casos mais raros pode também formar-se na medula espinhal. 

Estes cistos podem ser primários ou congênitos quando são formados durante o desenvolvimento do bebê na gestação, ou secundários, quando se formam ao longo da vida devido a um traumatismo ou a uma infecção, sendo menos comuns.

O cisto aracnóide normalmente não é grave nem perigoso, e não deve ser confundido com câncer, podendo até ser assintomático. Existem três tipos de cistos aracnóides:

  • Tipo I: são pequenos e assintomáticos;
  • Tipo II: são médios e causam deslocamento do lobo temporal;
  • Tipo III: são grandes e causam deslocamento do lobo temporal, frontal e parietal. 
O que é cisto aracnóide e quais os sintomas

Quais os sintomas

Normalmente estes cistos são assintomáticos e a pessoa só descobre que tem o cisto quando faz alguma exame de rotina ou o diagnóstico de alguma doença.

No entanto, existem casos em que os cistos aracnóides têm alguns riscos e provocam sintomas que dependem do local onde se desenvolvem, do seu tamanho ou se comprimem algum nervo ou alguma área sensível do cérebro ou da medula espinhal:

Cisto localizado no cérebroCisto localizado na medula espinhal
Dor de cabeçaDor de costas
TonturaEscoliose
Enjoo e vômitoFraqueza muscular
Dificuldade para caminharEspasmos musculares
InconsciênciaFalta de sensibilidade
Problemas de audição ou visãoFormigamento nos braços e pernas
Problemas de equilíbrioDificuldade em controlar a bexiga 
Atraso no desenvolvimentoDificuldade em controlar o intestino
Demência 

Possíveis causas

Os cistos aracnóides primários são causados por um crescimento anormal do cérebro ou da medula espinhal durante o desenvolvimento do bebê.

Já os cistos aracnóides secundários podem ser causados por várias situações, como ferimentos ou complicações no cérebro ou na medula espinhal, infecção como meningite ou tumores.

O que é cisto aracnóide e quais os sintomas

Como é feito o tratamento

Se o cisto aracnóide não causar sintomas, não é necessário tratamento, no entanto, deve ser monitorado periodicamente através de uma tomografia computorizada ou uma ressonância magnética, para ver se aumenta de tamanho ou se há alguma alteração na morfologia.

Caso o cisto provoque sintomas, deve ser avaliado para perceber se é necessário realizar uma cirurgia, que é normalmente segura e produz bons resultados. Existem 3 tipos de cirurgias:

  • Sistema de drenagem permanente, que consiste na colocação de um dispositivo permanente que drena o fluído do cisto para o abdômen, de forma a reduzir a pressão no cérebro, sendo esse fluído reabsorvido pelo organismo;
  • Fenestração, que consiste em realizar um corte no crânio para aceder ao cisto, e em que são feitas incisões no cisto para que o líquido seja drenado e absorvido pelos tecidos circundantes, reduzindo assim a pressão que ele exerce no cérebro. Embora seja mais invasivo que o sistema anterior, é mais eficaz e definitivo.
  • Fenestração endoscópica, que consiste numa técnica avançada que tem os mesmos benefícios que a fenestração, mas é menos invasiva porque não é necessário abrir o crânio, sendo um procedimento rápido. Neste procedimento é usado um endoscopio, que é um tipo de tubo com uma câmera na ponta, que drena o líquido do cisto para o cérebro.

Assim, deve-se falar com o médico, de forma a perceber qual o procedimento mais adequado ao tipo de cisto e aos sintomas apresentados, além de fatores como idade, localização ou tamanho do cisto, por exemplo.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar