Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como é feita a Cirurgia para fimose e Quando fazer

A cirurgia de fimose, também chamada de circuncisão ou postectomia, tem como objetivo retirar o excesso de pele do pênis e é feita não só para prevenir o câncer de pênis, mas também para evitar infecções urinárias e doenças sexualmente transmissíveis.

A cirurgia para fimose é feita com anestesia geral ou local e é um método seguro e simples realizado por um urologista ou cirurgião pediatra, sendo comumente indicada para meninos entre os 7 e 10 anos de idade, mas ela também pode ser realizada na adolescência, embora a recuperação possa ser mais dolorosa.

Como é feita a Cirurgia para fimose e Quando fazer

Benefícios da Postectomia

A postectomia tem como objetivo remover o excesso de pele que recobre o pênis, chamado de prepúcio, facilitando a exposição da glande. A realização desse procedimento possui alguns benefícios para saúde masculina, como por exemplo:

  • Maior facilidade para realização da higiene íntima, retirando completamente o esmegma, que é uma secreção que fica acumulada entre a pele e a glande;
  • Diminuição do risco de infecção genital;
  • Diminuição do risco de infecção urinária;
  • Prevenção do câncer de pênis;
  • Diminuição do risco de doenças sexualmente transmissíveis, como HPV e HIV, por exemplo, no entanto a realização da cirurgia não isenta a necessidade de usar camisinha em todo contato íntimo para ficar completamente protegido das DSTs.

Após a remoção do prepúcio, o cirurgião coloca pontos na região para que a recuperação seja mais rápida e infecções futuras possam ser evitadas. Saiba tudo sobre a fimose e como é o tratamento.

Como é a recuperação 

A recuperação da cirurgia de postectomia é relativamente rápida e em cerca de 10 dias já não há dor ou sangramento, mas até o 8º dia pode haver um pequeno desconforto e sangramento resultantes das ereções que podem ocorrer durante o sono e é por isso que se recomenda fazer essa cirurgia ainda na infância, por ser uma situação mais fácil de controlar. 

Após a cirurgia o médico pode recomendar a troca do curativo na manhã seguinte, retirando a gaze com cuidado e a seguir lavar a região com água e sabão, com cuidado para não haver sangramento. No final, deve-se aplicar a pomada anestésica recomendada pelo médico e cobrir com uma gaze esterilizada, de modo a ficar sempre seco. Os pontos normalmente são retirados no 8º dia. Conheça algumas opções de pomada para fimose.

Para se recuperar mais rápido de uma circuncisão é recomendado:

  • Evitar esforços nos primeiros 3 dias, devendo ficar de repouso;
  • Colocar um saco de gelo no local para diminuir o inchaço ou quando dói;
  • Tomar corretamente os analgésicos prescritos pelo médico;
  • Não ter relações sexuais durante, pelo menos, 1 mês após a cirurgia.

Após este período de repouso e cuidados, o homem pode observar o resultado final da cirurgia, com maior facilidade para verificar sua glande. 

Possíveis riscos dessa cirurgia

Essa cirurgia, quando é realiza em ambiente hospitalar tem poucos riscos para saúde sendo bem tolerada e de rápida recuperação. No entanto, embora seja raro, podem surgir complicações como sangramento, infecção, estreitamento do meato uretral, retirada excessiva ou insuficiente do prepúcio e assimetria prepucial, com possível necessidade de nova cirurgia.


Bibliografia

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem