Remédios para varizes: de farmácia, naturais e caseiros

Os remédios para varizes, como diosmina e hesperidina, ajudam a normalizar e aumentar a resistência e o tônus dos vasos sanguíneos, por terem ação anti-inflamatória, ajudando a aliviar os sintomas como sensação de pernas pesadas ou inchaço, por exemplo.

O tratamento das varizes com remédios deve ser orientado pelo angiologista, que pode também indicar outras medidas como uso de meias de compressão, cremes ou pomadas para uso sobre a pele, ou até procedimentos médicos como laser ou cirurgia, dependendo da gravidade do problema. Confira todas as opções de tratamento para varizes.  

Além disso, alguns remédios caseiros, como tomar chá de castanha da índia ou aplicar extrato de hamamelis na pele, podem ser usados para complementar o tratamento médico. 

Remédios para varizes: de farmácia, naturais e caseiros

1. Remédios de farmácia

Os remédios de farmácia mais usados para as varizes e má circulação, geralmente, são flavonóides ou bioflavonóides, como a diosmina e hesperidina, que são substâncias com ação anti-inflamatória e protetora vascular, que atuam sobre as veias do sistema circulatório, diminuindo a sua dilatação e aumentando o tônus dos vasos sanguíneos, melhorando assim a circulação.

Estes remédios também ajudam a melhorar a microcirculação porque normalizam a permeabilidade dos vasos sanguíneos e reforçam a resistência dos capilares, o que resulta numa diminuição do inchaço e da sensação de peso nas pernas, por exemplo. Além disso, aumentam a drenagem linfática e aumentam o número de vasos linfáticos funcionais, promovendo uma maior eliminação do líquido, reduzindo o inchaço. 

Desta forma, os remédios para as varizes diminuem os sintomas associados à doença, como dor, inchaço ou o aparecimento de úlceras. Alguns exemplos são:

  • Daflon 500;
  • Diosmin;
  • Venaflon;
  • Flavenos;
  • Perivasc;
  • Velunid;
  • Flavonid.

A forma de uso depende da dose dos componentes nos comprimidos, sendo que no caso da diosmina e hesperidina, por exemplo, a dose recomendada na doença venosa crônica é de 2 comprimidos contendo 450 mg de diosmina e 50 mg de hesperidina por dia, um de manhã e outro à noite. Veja outras formas de usar a diosmina e hesperidina.  

2. Remédios naturais

Os remédios naturais que podem ajudar a reduzir os sintomas causados pela má circulação contêm geralmente extrato de videira vermelha, centelha asiática ou castanha da índia e podem ser facilmente encontrados em ervanárias.

Além disso, existem também marcas de fitoterápicos como o Antistax, Novarrutina ou o Innéov circuvein, por exemplo, que contêm algum desses extratos na composição e são ricos em bioflavonóides, que ajudam a aliviar a dor e o inchaço das pernas com varizes.

3. Cremes e pomadas

As formulações em creme, gel ou pomada são uma ótima opção para complementar o tratamento com comprimidos, e podem ser aplicados sobre a pele, na região afetada, com a ajuda de uma massagem que deve ser feita nas pernas, em movimentos ascendentes, isto é, em movimentos que começam no tornozelo em direção à coxa.

Alguns exemplos desses produtos são o Trombofob, Hirudoid ou Allestax gel, que podem ser comprados em farmácias ou drogarias, e devem ser usados com orientação médica.

4. Remédios caseiros

Os remédios caseiros para varizes também podem ajudar a aliviar os sintomas causados pelas varizes e vasinhos, complementando o tratamento indicado pelo médico. Para isso, pode-se fazer um suco de uvas pretas, que é rico em resveratrol, que é uma substância que facilita a circulação sanguínea, ou fazer um chá de castanha da Índia, que possui propriedades que aumentam a força das paredes das veias. Veja como preparar os remédios caseiros para varizes

Pode-se ainda aplicar óleos essenciais como extrato de hamamélis, óleo essencial de cipreste e óleo essencial de milefólio, que ajudam a ativar a circulação e aliviar o desconforto causado pela doença. A prática regular de exercício físico também ajuda na prevenção e tratamento das varizes.

Além de todos estes remédios, a cirurgia a laser também é usada como tratamento das varizes e tem como objetivo a remoção da maior quantidade possível de veias varicosas. A escleroterapia, onde se injeta diretamente nas varizes uma substância química que a elimina, é outra forma de tratar as varizes. Entenda melhor como é feita a escleroterapia para varizes.

Remédio para varizes na gravidez

O remédio para varizes na gravidez só deve ser tomado se recomendado pelo médico, de acordo com as suas indicações e de forma muito cuidadosa para não prejudicar o desenvolvimento do bebê e a cirurgia é contra-indicada durante a gestação.

Uma forma de se prevenir o aparecimento de varizes durante a gravidez é usar meias elásticas até o fim da gestação e elevar as pernas no mínimo três vezes ao dia, porque alivia os sintomas e previne as complicações das varizes.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • RAETZ, J.; WILSON, M.; COLLINS, K. Varicose Veins: Diagnosis and Treatment. Am Fam Physician. 99. 11; 682-688, 2019
  • GARG, A.; et al. Chemistry and pharmacology of the Citrus bioflavonoid hesperidin. Phytother Res. 15. 8; 655-69, 2001
  • LI, C.; SCHLUESENER, H. Health-promoting effects of the citrus flavanone hesperidin. Crit Rev Food Sci Nutr. 57. 3; 613-631, 2017
  • SÍLVA, J. Diosmin - still an important modality in the treatment of venous insufficiency. Vnitr Lek. 65. 7-8; 524-526, 2019
  • KARETOVÁ, D.; et al. Diosmin/hesperidin: a cooperating tandem, or is diosmin crucial and hesperidin an inactive ingredient only?. Vnitr Lek. 66. 2; 97-103, 2020
  • ORIENT MIX FITOTERÁPICOS DO BRASIL. Castanha da índia. Disponível em: <http://200.199.142.163:8002/FOTOS_TRATADAS_SITE_14-03-2016/bulas/2687.pdf>. Acesso em 24 Ago 2021
Mais sobre este assunto: