Cirurgia de hérnia inguinal: quando é indicada, como é feita e recuperação

A cirurgia de hérnia inguinal é indicada principalmente para pessoas que apresentam sintomas desta condição, como inchaço, dor ou desconforto na região da virilha, por exemplo.

Também conhecida como herniorrafia inguinal, existem 3 técnicas diferentes de cirurgia de hérnia inguinal, a cirurgia de hérnia inguinal por videolaparoscopia, a cirurgia robótica e a cirurgia de hérnia inguinal convencional, que é a mais usada atualmente.

Leia também: Herniorrafia: o que é, quando é indicada e como é feita tuasaude.com/herniorrafia-inguinal

A cirurgia de hérnia inguinal é realizada pelo cirurgião geral, com anestesia local ou geral. Durante a recuperação da cirurgia, é recomendado repousar nos três primeiros dias, não levantar objetos pesados, evitar dirigir entre 3 e 5 dias após a cirurgia e usar os remédios prescritos pelo médico.

Imagem ilustrativa número 1

Quando é indicada

A cirurgia de hérnia inguinal é indicada o mais breve possível para pessoas que apresentam sintomas desta condição, como inchaço, dor ou desconforto na região da virilha, sensação de peso ou queimação na raiz da coxa.

Já pessoas que não apresentam sintomas, o médico avalia a localização, o tamanho e as características da hérnia, para indicar quando a cirurgia poderá ser feita.

Leia também: Hérnia inguinal: sintomas, causas, cirurgia e recuperação tuasaude.com/hernia-inguinal

Como se preparar

O preparo para a cirurgia de hérnia inguinal deve ser feito da seguinte forma:

  • Realizar consulta com o médico, para que sejam avaliados os sintomas e o histórico de saúde;
  • Informar ao médico os medicamentos ou suplementos em uso;
  • Realizar os exames de sangue ou imagens solicitados pelo médico;
  • Não beber água e comer alimentos por pelo menos 8 horas antes da cirurgia.

Além disso, o médico também pode recomendar a interrupção do uso de medicamentos como anticoagulantes, anti-hipertensivos e antidiabéticos.

Como é feita a cirurgia de hérnia inguinal

A cirurgia de hérnia inguinal pode ser feita de 3 formas:

1. Cirurgia de hérnia inguinal por videolaparoscopia

A cirurgia de hérnia inguinal por videolaparoscopia é feita com anestesia geral, através de pequenos furinhos na barriga.

Em seguida, o médico introduz gás carbônico no interior do abdome para criar espaço para a introdução de uma pequena câmera e pequenos instrumentos, para corrigir a hérnia com sutura e/ou aplicação de tela.

2. Cirurgia convencional de hérnia inguinal

Este tipo de cirurgia de hérnia inguinal ainda é a mais usada atualmente. Esta técnica pode ser feita com anestesia local, sendo realizada com um corte na parte inferior da barriga.

Ao localizar a hérnia, o médico a empurra para dentro do abdômen e, após, fecha o corte com pontos. Em alguns casos, o médico pode colocar uma tela de polipropileno para reforçar a parede abdominal e evitar uma nova hérnia.

3. Cirurgia robótica de hérnia inguinal

A cirurgia robótica de hérnia inguinal é parecida com a laparoscopia, sendo feita com pequenos furos na barriga.

No entanto, na cirurgia robótica, o médico manuseia os instrumentos cirúrgicos através de um robô, que é controlado remotamente a partir de um comando.

Como é a recuperação

O médico geralmente libera a pessoa para ir para casa cerca de 24 horas após a cirurgia.

Durante a recuperação, algumas pessoas podem ter náuseas e vômitos no primeiro dia, por causa da anestesia. Nestes casos, é recomendado ingerir somente líquidos em pequenas quantidades, até a melhora dos sintomas.

Depois da cirurgia, a pessoa também pode sentir um pouco de dor ou desconforto na região inguinal e sensibilidade no testículo ou bolsa escrotal. Além disso, os pontos podem ficar levemente inchados, vermelhos e apresentar pequenos sangramentos e secreção.

Leia também: Como é a recuperação da cirurgia de hérnia inguinal? tuasaude.com/medico-responde/como-e-a-recuperacao-da-cirurgia-de-hernia-inguinal

Cuidados após a cirurgia

Na recuperação da cirurgia de hérnia inguinal, deve-se seguir as seguintes recomendações:

  • Fazer repouso nos três primeiros dias para prevenir os inchaços;
  • Não levantar objetos pesados e tossir/espirrar com cuidado;
  • Evitar a prática de exercícios físicos intensos por cerca de 4 a 6 semanas;
  • Evitar dirigir entre 3 e 5 dias após a cirurgia;
  • Usar os medicamentos prescritos pelo médico, como analgésicos e anti-inflamatórios;
  • Evitar ficar muito tempo sentado ou deitado, caminhando bastante e subindo escadas.

Além disso, é recomendado também fazer compressas de gelo no local nos primeiros dois dias, 2 vezes ao dia, de 5 a 10 minutos. Após esse período, deve-se fazer compressas com água morna.

Como é a cicatriz de cirurgia de hérnia inguinal?

A cicatriz da hérnia inguinal varia conforme o tipo de técnica usada. Na cirurgia por videolaparoscopia ou robótica, a cicatriz possui apenas alguns pequenos pontos.

Já na cirurgia convencional, a cicatriz geralmente é maior, pois o corte na barriga realizado pelo médico mede cerca de 10 cm.

Possíveis riscos

Os possíveis riscos da cirurgia de hérnia inguinal são infecção, dificuldade para urinar e dor durante a relação sexual.

Além disso, embora seja mais raro, após a cirurgia também existe a possibilidade de retorno da hérnia inguinal.