Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cinacalcete: remédio para hiperparatireoidismo

O Cinacalcete é uma substância muito utilizada no tratamento do hiperparatireoidismo, pois possui uma função semelhante ao cálcio, ligando-se aos recetores que estão nas glândulas paratireoides, que se encontram por trás da tireoide.

Dessa forma, as glândulas deixam de liberar o hormônio PTH em excesso, permitindo que os níveis de cálcio no organismo permaneçam bem regulados. 

O Cinacalcete pode ser comprado nas farmácias convencionais com o nome comercial de Mimpara, sendo produzido pelos laboratórios da Amgen sob a forma de comprimidos com 30, 60 ou 90 mg. Porém, também existem algumas formulações do medicamento em forma de genérico.

Cinacalcete: remédio para hiperparatireoidismo

Preço

O preço do Cinacalcete pode variar entre os 700 reais, para os comprimidos de 30 mg, e os 2000 reais, para os comprimidos com 90 mg. No entanto, a versão genérica do medicamente geralmente apresenta um valor inferior.

Para que serve

O Cinacalcete está indicado no tratamento do hiperparatireoidismo secundário, em pacientes com insuficiência renal crônica em fase terminal e a fazer diálise.

Além disso, também pode ser usado em casos de excesso de cálcio provocados por carcinoma da paratireoide ou no hiperparatireoidismo primário, quando não é possível fazer a cirurgia para remoção das glândulas.

Como tomar

A dose recomendada de Cinacalcete varia de acordo com o problema a tratar:

  • Hiperparatireoidismo secundário: a dose inicial é de 30 mg por dia, no entanto deve ser adequada a cada 2 ou 4 semanas pelo endocrinologista, de acordo com os níveis de PTH no organismo, até um máximo de 180 mg por dia.
  • Carcinoma da paratireoide ou hiperparatireoidismo primário: a dose inicial é de 30 mg, mas pode ser aumentada até 90 mg, de acordo com os níveis de cálcio no sangue.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns do uso de Cinacalcete incluem perda de peso, diminuição do apetite, convulsões, tonturas, formigamento, dores de cabeça, tosse, sensação de falta de ar, dor de barriga, diarreia, dores musculares e cansaço excessivo.

Quem não pode tomar

Este medicamento não deve ser utilizado por pessoas com alergia ao Calcinete ou qualquer componente da fórmula.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...