Cianocobalamina é uma forma sintética da vitamina B12 que pode ser encontrada tanto em medicamentos quanto em suplementos alimentares para tratar anemia perniciosa ou deficiência de vitamina B12, ou complementar a ingestão de vitamina B12 em pessoas saudáveis.
A cianocobalamina é vendida em farmácias e lojas de suplementos, na forma de comprimidos, cápsulas ou injeções, em doses de 500, 1000, 2500 ou 5000 mcg.
Leia também: Vitamina B12: para que serve, dosagem ideal e alimentos ricos tuasaude.com/vitamina-b12-cobalaminaEntretanto, a dose e a forma de cianocobalamina a serem usadas variam de acordo com as necessidades individuais e os objetivos a serem tratados. Desta forma, só deve ser utilizada com a indicação de um médico ou nutricionista.
Para que serve a cianocobalamina
A cianocobalamina pode ser indicada para:
1. Ajuda a tratar a anemia perniciosa
A cianocobalamina ajuda a tratar a anemia perniciosa, devido a falta ou inibição do fator intrínseco, uma proteína que se liga à vitamina B12 para que seja absorvida no organismo.
Isso acontece porque a vitamina B12 atua na formação dos glóbulos vermelhos do sangue.
Leia também: Anemia perniciosa: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/anemia-perniciosa2. Prevenir a deficiência de vitamina B12
A cianocobalamina na forma de suplemento é indicada para prevenir a deficiência de vitamina B12, devido à baixa ingestão de alimentos fonte desse nutriente, complementando baixa ingestão alimentar ou necessidades aumentadas.
Além disso, a cianocobalamina na forma de medicamento também pode ser indicado para pessoas com condições que diminuem a absorção de vitamina b12, como doença de Crohn, pós cirurgia bariátrica e uso de medicamentos como antibióticos e omeprazol.
3. Tratar neuropatias
Por atuar na formação da mielina, uma substância que cobre as extensões dos neurônios, a cianocobalamina auxiliar no tratamento de neuropatias, como neuropatia diabética e periférica, aliviando os sintomas dessa condição.
Leia também: Neuropatia periférica: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/neuropatia-periferica4. Ajudar a combater dores
A cianocobalamina pode ser prescrita pelo médico para ajudar a combater dores, como dor lombar, dor no nervo ciático, artrite e neuralgia do trigêmeo.
Isso porque a cianocobalamina ajuda a restaurar os nervos por atuar na produção de mielina e reduzir os níveis de homocisteína, um aminoácido que, em grandes quantidades, está relacionado com inflamação e danos nos nervos.
Como tomar
Conforme a apresentação, a cianocobalamina pode ser tomada como a seguir:
1. Cianocobalamina 5000 mcg
A cianocobalamina de 5000 mcg é encontrada na forma de cápsulas, que devem ser ingeridas com um copo de água, ou em comprimidos, que devem ser colocados debaixo da língua, deixando dissolver naturalmente.
A dose geralmente recomendada desse suplemento é de 1 cápsula ou comprimido, 1 vez por dia.
No entanto, como a dose varia conforme as necessidades individuais, é aconselhado tomar esse suplemento conforme a orientação do médico ou nutricionista.
2. Cianocobalamina injetável
A cianocobalamina injetável é comercializada em doses de 500mcg, 2500mcg, 1000mcg e 5000mcg, devendo ser administrada via intramuscular pelo médico ou enfermeiro.
A frequência de aplicação e a dose variam conforme orientação do médico.
Leia também: Vitamina B12 injetável: para que serve e como tomar tuasaude.com/vitamina-b12-rubranovaA cianocobalamina injetável é principalmente indicada para pessoas com dificuldade de absorção gastrointestinal, como pode acontecer em idosos ou pessoas com anemia perniciosa, cirurgia bariátrica, doença de Crohn e doença celíaca.
Além disso, a cianocobalamina injetável também pode ser encontrada associada com nitrato de tiamina e cloridrato de piridoxina, como no caso do Citoneurim, um remédio indicado para tratar a dor ou inflamação dos nervos.
3. Cianocobalamina 1000 mcg
A cianocobalamina de 1000 mcg é geralmente indicada em casos de deficiência de vitamina B12.
Geralmente é recomendado tomar 1 cápsula, ou comprimido, 1 vez ao dia, após qualquer refeição. No entanto, a dose diária deve ser sempre indicada pelo médico ou nutricionista.
Qual a melhor, metilcobalamina ou cianocobalamina?
A cianocobalamina é a forma sintética da vitamina B12 que precisa ser convertida no fígado em metilcobalamina para se tornar ativa e promover os seus benefícios. Já a metilcobalamina é a forma ativa da vitamina B12, pronta para ser usada pelo organismo.
Acredita-se que a cianocobalamina e a metilcobalamina possuem diferenças na absorção e uso pelo organismo. Entretanto, ainda são necessários mais estudos científicos para avaliar essas diferenças e qual é a melhor.
É importante ressaltar que, embora existam diferenças entre metilcobalamina e cianocobalamina, ambas podem contribuir para a reposição de vitamina B12, e devem ser usadas somente com orientação médica.
Leia também: Falta de Vitamina B12: sintomas, causas (e tratamento) tuasaude.com/sintomas-da-falta-de-vitamina-b12Possíveis efeitos colaterais
Os possíveis efeitos colaterais da cianocobalamina são coceira, vermelhidão e pápulas na pele, falta de ar, inchaço, transpiração excessiva, acne, diarreia e ganho rápido de peso.
A cianocobalamina também pode provocar dor nas articulações, febre, cãibras nas pernas, batimentos cardíacos irregulares, formigamento e fraqueza muscular ou sensação de fraqueza.
A injeção de cianocobalamina também pode causar edema pulmonar, insuficiência cardíaca congestiva, trombose vascular periférica e anafilaxia, uma reação alérgica grave que causa dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto ou urticária.
Cianocobalamina engorda?
A cianocobalamina não engorda, porque não contém calorias e não promove a formação de tecido adiposo.
No entanto, como a deficiência de vitamina B12 pode diminuir a fome, a cianocobalamina ajuda a regular o apetite, favorecendo indiretamente o ganho de peso.
Leia também: Tomar vitamina B12 engorda? tuasaude.com/medico-responde/vitamina-b12-engordaQuem não deve usar
Pessoas com alergia ou sensibilidade ao cobalto ou vitamina B12 não devem usar a cianocobalamina.
Além disso, crianças, assim como pessoas com doença de Leber ou mal de Parkinson e que estejam em tratamento com levodopa, não devem usar injeções de cianocobalamina.
Mulheres grávidas ou amamentando e pessoas com insuficiência renal só devem usar a cianocobalamina com a recomendação e orientação de um médico.