Os chás indicados para ajudar a tratar a hemorroida, que surge principalmente quando se tem prisão de ventre, podem ser chás de castanha-da-Índia, de alecrim, de camomila, sabugueiro e hamamélis, que podem ser usados tanto para beber como para fazer banhos de assento. Esses chás atuam diminuindo a inflamação, prevenindo hemorragias e reduzindo o tamanho das hemorroidas.
Além disso, as ervas medicinais também diminuem os sintomas de dor, ardor e coceira na região, reduzindo o incômodo que as hemorroidas causam.
1. Chá de castanha-da-índia (para beber)

A castanha-da-Índia (Aesculus hippocastanum)possui propriedade anti-inflamatória e vasoconstritora, podendo ser indicada para o tratamento da má circulação, varizes, cólicas menstruais, hemorroida, inflamações gerais na pele, inchaço e dor nas pernas, além das hemorroidas.
Ingredientes
- 1 punhado de castanha-da-índia;
- 2 copos de água.
Modo de preparo: colocar todos os ingredientes em uma panela e deixar ferver por 15 minutos. Deixar amornar, coar e beber 1 xícara 3 vezes por dia.
É importante destacar que o chá de castanha-da-Índia não pode ser consumido por mulheres grávidas. Além disso, o chá de castanha-da-Índia pode interferir no efeito de alguns medicamentos anticoagulantes, como varfarina ou ácido acetilsalicílico, sendo recomendado que o médico seja consultado antes de consumir esse chá.
O consumo desse chá por pessoas com diabetes deve ser orientado pelo médico ou nutricionista, já que é uma erva que pode influenciar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, pessoas com problemas digestivos também devem consultar o médico antes de consumir esse chá, já que em excesso pode produzir irritação no trato digestivo.
2. Chá de alecrim (para beber)

O chá de alecrim possui substâncias anti-inflamatórias e circulatórias, ajudando a tratar as hemorroidas, além de também poder ser utilizado para diminuir os sintomas da TPM, tratar gripes e resfriados e aliviar aftas e dores musculares. Conheça outros benefícios do alecrim.
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de folhas secas de alecrim;
- 1/2 litro de água.
Modo de preparo: deixar a água ferver, desligar o fogo e adicionar as folhas de alecrim. Coar e beber 1 xícara a cada 6 horas.
3. Chá de sabugueiro (para banho de assento)

O chá de sabugueiro tem propriedades anti-inflamatórias e laxantes que podem ajudar a aliviar os sintomas de hemorroidas, além de promover o bom funcionamento do intestino e favorecer a eliminação das fezes.
Ingredientes
- 1 punhado de sabugueiro;
- 2 litros de água.
Modo de preparo: ferver todos os ingredientes por cerca de 15 minutos. Coar e tomar banhos mornos de assento duas vezes por dia.
4. Chá de hamamélis (para banho de assento)

O chá de hamamélis é anti-inflamatório, adstringente e anti-hemorrágico, ajudando a aliviar os sintomas das hemorroidas.
Ingredientes
- 1 punhado de hamamélis;
- 1,5 litro de água.
Modo de preparo: ferver a água e adicionar o hamamélis, deixando ferver por mais 5 minutos. Coar e tomar banhos mornos de assento diariamente.
Não é recomendado consumir o chá de hamamélis por via oral, pois pode causar alterações digestivas.
5. Chá de camomila (para fazer compressas)

O chá de camomila tem propriedade cicatrizante e anti-inflamatória, podendo ajudar no tratamento das hemorroidas.
Ingredientes
- 1 colher de flores secas de camomila;
- 100 ml de água.
Modo de preparo: deixar a água ferver, desligar o fogo e adicionar as flores de camomila. Deixar repousar por 5 minutos, coar, molhar um pano limpo e aplicar sobre a região afetada por cerca de 15 minutos.
6. Chá de Lippia alba (para fazer compressas)

A Lippia alba, também chamada de erva cidreira brasileira ou falsa melissa, contém alcaloides e taninos com propriedade antioxidante, analgésica e cicatrizante, ajudando a diminuir a dor e reduzir mais rapidamente as hemorroidas.
Ingredientes
- 30 a 50 gramas de folhas secas de Lippia alba;
- 1 litro de água.
Modo de preparo: colocar a água no fogo e deixar ferver. Em seguida, apagar o fogo e acrescentar as folhas secas da Lippia alba. Deixar repousar por 5 minutos, coar, molhar um pano limpo e aplicar sobre a área afetada por cerca de 15 minutos.
Além dos chás, a alimentação também é uma importante forma de tratar naturalmente as hemorroidas, devendo-se evitar consumir alimentos picantes ou muito condimentados, assim como alimentos industrializados como salsicha, sopas prontas e comida congelada, pois possuem aditivos que irritam o intestino. Confira 7 dicas para lidar com as hemorroidas.
Veja como preparar outros remédios caseiros no vídeo a seguir: