Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o chá de Tanaceto

O Tanaceto, que tem como nome científico Tanacetum parthenium L., é uma planta perene, com folhas aromáticas e flores parecidas a margaridas.

Esta erva medicinal tem inúmeras propriedades que lhe conferem benefícios a nível da digestão, do sistema respiratório, musculoesquelético, pele, sistema nervoso e também no alívio da dor, em casos de enxaqueca por exemplo.

Para que serve o chá de Tanaceto

Propriedades do Tanaceto

O Tanaceto tem propriedades relaxantes, estimulantes do útero, anti-inflamatórias, anti-histamínicas, digestivas, tônicas para os nervos, analgésicas, purificantes, descongestionantes, vasodilatadoras, estimulantes da digestão e vermífugas.

Além disso, esta planta também aumenta a transpiração e estimula a vesícula, provocando a saída da bílis para o duodeno. 

Quais os benefícios

O Tanaceto apresenta vários benefícios:

1. Digestão

Esta planta aumenta o apetite e a digestão, afastando a náusea e vômitos. Além disso, elimina toxinas, estimula o bom funcionamento do fígado, reduzindo os sintomas relacionados com fígado preguiçoso e eliminando toxinas. 

2. Mental e emocional

O Tanaceto tem uma ação relaxante, podendo ser usado em estados de irritabilidade e de raiva e em casos de agitação em crianças. irritabilidade, dor de cabeça e enxaqueca.

3. Sistema respiratório

O chá quente de Tanaceto aumenta a transpiração e reduz a febre e tem ainda uma ação descongestionante na eliminação do catarro e da sinusite. Pode também ser usado para aliviar a asma e outras alergias, como febre do feno.

4. Dor e inflamação

Esta erva medicinal é muito usada em casos de enxaqueca e ajuda no alívio da dor na neuralgia do trigêmeo e na dor ciática. O tanaceto tem ainda uma ação anti-inflamatória, sendo útil no tratamento da artrite. Saiba tudo sobre esta doença.

5. Saúde da pele

A planta fresca é utilizada para tratar picadas e mordidas de insetos, aliviando a dor e o inchaço. A tintura diluída pode ser usada como loção para repelir insetos e tratar espinhas e furúnculos.

Como usar

O Tanaceto pode ser usado em forma de chá, tintura ou diretamente na pele. O mais usado é o chá, que deve ser preparado da seguinte forma:

Ingredientes

  • 15 g das partes aéreas de tanaceto;
  • 600 mL de água

Modo de preparo

Colocar a água a ferver e depois tirar do fogo e colocar a planta, tapar e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Tomar uma xícara deste chá, 3 vezes ao dia.

A planta fresca e a tintura podem ser aplicadas diretamente na pele, para aliviar alergias, picadas de inseto ou inchaço. Além disso, também pode ser usado em uma compressa, fritando um punhado de folhas em um pouco de óleo, deixar esfriar e colocar sobre o abdômen, para aliviar as cólicas.

Quem não deve usar

O Tanaceto deve ser evitado durante a gravidez e em pessoas que fazem tratamento com remédios anticoagulantes, como é o caso da varfarina.

Possíveis efeitos colaterais

O Tanaceto geralmente é bem tolerado, mas em alguns casos as folhas frescas podem causar úlceras orais. 

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar