3 melhores chás com salsinha para infecção urinária

Atualizado em abril 2024
Evidência científica

O chá de salsinha é um excelente remédio caseiro para prevenir ou complementar o tratamento médico da infecção urinária, já que possui propriedades diuréticas naturais que estimulam a produção de urina, facilitando a eliminação das bactérias presentes no trato urinário.

A infecção urinária causa sintomas como ardor e dor para urinar, urina turva e com mau cheiro, vontade frequente para urinar e febre baixa constante, sendo importante consultar o médico para iniciar o tratamento o mais rápido possível, o que normalmente é feito com o uso de antibióticos e analgésicos, principalmente.

Leia também: 10 remédios caseiros para infecção urinária e como fazer tuasaude.com/remedio-caseiro-para-infeccao-urinaria

Além disso, é importante beber bastante líquidos e consumir alimentos diuréticos para ajudar a eliminar a bactéria do trato urinário.

Imagem ilustrativa número 1

Receitas com salsinha para a infecção urinária

A seguir estão indicadas algumas receitas e modo de preparo do chá de salsinha para infecção urinária:

1. Chá de salsinha

A salsinha possui ação antimicrobiana, de forma que ajuda a prevenir o surgimento de infecções urinárias recorrentes. Além disso, também possui propriedades diuréticas, favorecendo a formação de urina e a eliminação de bactérias do trato urinário.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de salsinha desidratada ou 3 colheres de sopa de salsinha fresca;
  • 250 mL de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a salsinha em água fervente, tampar e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Em seguir, coar e beber até 3 xícaras por dia, sem adoçar.

O chá de salsinha não deve ser consumido por mulheres grávidas, crianças ou mulheres em fase de amamentação. Além disso, também está contraindicado para pessoas que estejam em tratamento com medicamentos anticoagulantes ou diuréticos ou que possuem doença renal grave.

2. Chá de salsinha com limão

Acrescentar o limão no chá de salsinha ajuda a potencializar suas propriedades, pois o limão possui limoneno, um composto bioativo com propriedades antimicrobianas, além de também ser diurético.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de salsinha desidratada ou 3 colheres de sopa de salsinha fresca;
  • 1 rodela de limão;
  • 250 mL de água fervente.

Modo de preparo

Acrescentar a salsinha e a rodela de limão na água fervente, tampar e deixar repousar durante 10 minutos. Em seguida, coar e beber até 3 xícaras por dia, sem adoçar.

3. Chá de salsa com barba de milho

A barba de milho possui propriedades diuréticas, assim como a salsinha, ajudando a aumentar a frequência urinária e a eliminar a bactéria através da urina.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de salsa fresca picada;
  • 1 colher de sopa de barbas de milho;
  • 250 mL de água.

Modo de preparo

Basta colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por alguns minutos. Coar ainda morno e tomar ao longo do dia, sem adoçar.

Esse chá não deve ser consumido por homens com inflamação na próstata, pois poderia causar mal-estar já que aumenta a frequência urinária. Além disos, não deve ser usado por mulheres grávidas, crianças ou durante a latência.

Pessoas que fazem uso de medicamentos para baixar a pressão, anticoagulantes, diuréticos ou antidiabéticos orais devem conversar com o médico antes de tomar esse chá.

4. Chá de salsa com quebra-pedra

A quebra-pedra, além de ter propriedades diuréticas e antimicrobianas, assim como a salsinha, também possui propriedade analgésica e anti-inflamatória, ajudando a aliviar os sintomas associados à infecção urinária.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de salsa desidratada ou 3 colheres de sopa de salsa fresca;
  • 1 colher de sopa de quebra-pedra;
  • 250 mL de água.

Modo de preparo

Basta colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por alguns minutos. Coar ainda morno e tomar ao longo do dia, sem adoçar.

O chá não deve ser usado por mulheres grávidas, crianças ou mulheres em período de lactância. Além disso, por causa da quebra-pedra, esse chá não deve ser tomado por mai de 2 semana seguidas, já que por ser um potente diurético poderia favorecer a eliminação de minerais importantes para o organismo através da urina, como é o caso do sódio, potássio e magnésio.

Como usar a salsinha em receitas

Além de tomar o chá de salsa, para complementar o tratamento contra infecção urinária, a salsinha também pode ser usada em diversos preparos:

  • Nas saladas, sendo acompanhada de alface, manjericão e tomate;
  • Nas carnes refogadas, sendo adicionar por último, quando a carne está praticamente pronta;
  • Em molhos preparados com creme de leite;
  • Em sucos de frutas cítricas batidos no liquidificador. Boas opções são o suco de abacaxi com salsinha e o suco de laranja com salsinha.

Para completar o tratamento contra a infecção urinária, é importante aumentar o consumo de líquidos ao longo do dia, assim como incluir na dieta alguns alimentos com propriedades diuréticas.

Além da salsinha, existem outros remédios naturais que podem ajudar, assista no vídeo a seguir:

Vídeos relacionados