Céu da boca amarelo: o que pode ser (e o que fazer)

Atualizado em dezembro 2023

O céu da boca amarelo é um sintoma que pode surgir em algumas condições, como anemia hemolítica, herpes oral, má higiene oral ou ainda pode ser causado por doenças hepáticas, como hepatite, cirrose ou insuficiência hepática.

De acordo com as causas do céu da boca amarelo, a pessoa com essa condição também pode apresentar outros sintomas como cansaço, barriga inchada, urina escura, pele e olhos amarelados, e feridas com pus.

Assim, quando o céu da boca amarelo é persistente ou é acompanhado de sintomas como dor ou feridas, é recomendado consultar o otorrinolaringologista ou clínico geral, para que seja identificada a causa dessa condição e seja recomendado o tratamento adequado, que pode incluir o uso de remédios antivirais, corticoides, analgésicos ou anti-inflamatórios.

Imagem ilustrativa número 1

As principais causas do céu da boca amarelo são:

1. Anemia hemolítica autoimune

A anemia hemolítica é um tipo de anemia causada pela produção de anticorpos anormais, que atacam os glóbulos vermelhos do sangue, provocando a sua destruição e sintomas como céu da boca amarelo, cansaço, palidez, barriga inchada, urina escura e amarelamento da pele e dos olhos. Entenda melhor sobre a anemia hemolítica autoimune.

O que fazer: o tratamento tem o objetivo de controlar a anemia, sendo feito com o uso de medicamentos como corticoides, imunossupressores e imunomoduladores, que devem ser prescritos pelo médico. Já em casos mais graves, transfusões de sangue também podem ser indicadas para controlar a anemia.

Não ignore os seus sintomas!

Priorize sua saúde. Descubra a causa dos seus sintomas e receba o cuidado que precisa.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Herpes oral

O herpes oral é uma infecção que pode afetar lábios, boca e gengivas, causando sintomas como bolhas e feridas com pus, que deixam o céu da boca amarelo, dor na boca e a sensação de formigamento ou coceira.

O que fazer: geralmente não é necessário tratar o herpes oral, pois o sistema imunológico combate o vírus, aliviando os sintomas. No entanto, alguns remédios antivirais, como o Aciclovir ou Valaciclovir podem ser prescritos pelo médico para ajudar a aliviar os sintomas e combater o vírus.

3. Má higiene oral

A má higiene oral, como não escovar os dentes e usar o fio dental diariamente, pode favorecer o acúmulo de bactérias na boca, que se multiplicam, podendo deixar o céu da boca  e a língua amarelos.

Além disso, a má higiene oral também pode causar o mau hálito e deixar a gengiva inchada, levar ao acúmulo de alimentos entre os dentes. Veja todas as causas da gengiva inchada.

O que fazer: é recomendado escovar os dentes pelo menos 2 vezes por dia, principalmente após as refeições, e usar o fio dental pelo menos 1 vez ao dia. Saiba como escovar os dentes corretamente.

4. Estomatite aftosa

A estomatite aftosa é caracterizada pelo surgimento frequente de aftas, bolhas ou feridas na boca, lábios, garganta ou céu da boca, podendo deixar o céu da boca amarelo, causar sensibilidade, dor e dificuldade para ingerir bebidas e alimentos. Entenda melhor sobre os sintomas da estomatite aftosa.

O que fazer: o tratamento tem o objetivo de aliviar a dor e o desconforto, e ajudar na cicatrização das feridas. Assim, o médico pode indicar o uso de remédios anti-inflamatórios, como o triancinolona, anestésicos, como a benzocaína, ou antissépticos, como clorexidina ou água oxigenada, por exemplo.

Além disso, também pode ser recomendado o uso de remédios caseiros como chá de cravo-da-índia, própolis ou solução de água oxigenada, que ajudam a aliviar os sintomas da estomatite. Confira outros remédios caseiros para estomatite.

5. Doenças hepáticas

O céu da boca amarelo pode ser causado por algumas doenças hepáticas, como hepatite, insuficiência hepática, cirrose ou doenças genéticas, como síndrome de Gilbert ou síndrome de Crigler-Najjar.

Isso acontece, porque essas condições atrapalham a captação pelo fígado da bilirrubina, uma substância com pigmento amarelo que é produzida através da destruição dos glóbulos vermelhos no sangue e eliminada pelas fezes e urina, aumentando, assim, a sua concentração no sangue e deixando as mucosas, como pele, boca e olhos amarelos, que é chamado cientificamente de icterícia. Entenda melhor as causas da icterícia.

O que fazer: o tratamento varia conforme a causa dessa condição e deve ser feito pelo médico, podendo incluir a suspensão do consumo de bebidas alcoólicas, hidratação, transplante de fígado, uso de medicamentos como Interferon e a Lamivudina, diuréticos, anti-hipertensivos e alimentação saudável e balanceada.

6. Carotenemia

O céu da boca amarelo é uma característica que pode ser causada pela carotenemia, uma condição que surge devido ao excesso sanguíneo de betacaroteno, o que pode ser provocado principalmente pela ingestão excessiva de alimentos ricos em betacaroteno ou por problemas de saúde como diabetes, anorexia, doenças no fígado ou insuficiência renal.

Além disso, a carotenemia também pode deixar as palmas das mãos, solas dos pés, nariz e toda a pele do corpo amarelos.

O que fazer: o tratamento é feito diminuindo a ingestão de alimentos ricos em betacaroteno. Quando essa condição é causada por problemas de saúde, o tratamento deve ser feito pelo médico, podendo incluir o uso de insulina, medicamentos orais, como antidiabéticos, diuréticos ou anti-hipertensivos, ou ainda o transplante de rins ou a realização da hemodiálise.