Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é ceratose seborreica, sintomas e como é o tratamento

Fevereiro 2020

A ceratose seborreica é uma alteração benigna da pele que aparece mais frequentemente em pessoas a partir dos 50 anos e corresponde a lesões que aparecem na cabeça, pescoço, peito ou costas, que possuem aspecto semelhante à verruga e que possui coloração marrom ou negra.

A ceratose seborreica não tem causa específica, sendo principalmente relacionada com fatores genéticos, e, por isso, não há formas de prevenir. Além disso, por ser benigna, normalmente não é indicada a realização de tratamento, apenas quando causa desconforto estético ou encontra-se inflamada, podendo ser indicado pelo dermatologista a realização de crioterapia ou cauterização para a sua remoção, por exemplo.

O que é ceratose seborreica, sintomas e como é o tratamento

Sintomas de ceratose seborreica

A ceratose seborreica pode ser caracterizada principalmente pelo aparecimento de lesões na cabeça, pescoço, peito e costas cujas principais características são:

  • Coloração de marrom à negra;
  • Aspecto semelhante ao de uma verruga;
  • Formato oval ou circular e com bordas bem definidas;
  • Tamanho variado, podendo ser pequeno ou grande, possuindo mais de 2,5 cm de diâmetro;
  • Podem ser planas ou ter aspecto mais elevado.

Apesar de estar normalmente relacionada com fatores genéticos, a ceratose seborreica aparece com mais frequência em pessoas que possuem familiares com essa alteração da pele, estão frequentemente expostas ao sol e possuem mais de 50 anos. Além disso, pessoas com pele mais escura possuem também maior predisposição para o aparecimento da ceratose seborreica, sendo visualizadas principalmente nas bochechas, recebendo o nome de dermatose papulosa nigra. Entenda o que é a dermatose papulosa nigra e como identificar.

O diagnóstico da ceratose seborreia é feito pelo dermatologista a partir de exame físico e observação das ceratoses, sendo principalmente realizado o exame de dermatoscopia para conseguir diferenciar do melanoma, uma vez que em alguns casos pode ser semelhante. Entenda como é feito o exame de dermatoscopia.

Como é feito o tratamento

Como a ceratose seborreica na maioria das vezes é normal e não representa risco para a pessoa, não é necessário que iniciado tratamento específico. No entanto, pode ser indicado pelo dermatologista a realização de alguns procedimentos para remover a ceratose seborreica quando coçam, doem, estão inflamadas ou causam desconforto estético, podendo ser recomendado:

  • Crioterapia, que consiste na utilização do nitrogênio líquido para remover a lesão;
  • Cauterização química, em que é aplicada uma substância ácida sobre a lesão para que consiga ser removida;
  • Eletroterapia, em que é aplicada uma corrente elétrica para remover a ceratose.

Quando surgem sintomas associados com a ceratose seborreica, o dermatologista normalmente indica a realização de uma biópsia como objetivo de verificar se há algum sinal de células malignas e, em caso positivo, é recomendado o tratamento mais indicado.

Bibliografia >

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Ceratose. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/ceratose/46/>. Acesso em 17 Fev 2020
  • BRITISH ASSOCIATION OF DERMATOLOGISTS. Seborrhoeic keratoses. 2017. Disponível em: <http://www.bad.org.uk/shared/get-file.ashx?id=231&itemtype=document>. Acesso em 17 Fev 2020
  • YORADJIAN, Alessandra; CYMBALISTA, Natalia C.; PASCHOAL, Francisco M. Queratose seborreica simuladora de melanoma. Surg Cosmet Dermatol. Vol 3. 2 ed; 169-171, 2011
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Cauterização química. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/procedimentos/cauterizacao-quimica/2/>. Acesso em 17 Fev 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem