A ceratose seborreica é uma alteração benigna da pele que aparece mais frequentemente em pessoas a partir dos 50 anos e corresponde a lesões que aparecem na cabeça, pescoço, peito ou costas, que possuem aspecto semelhante à verruga e que possui coloração marrom ou negra.
A ceratose seborreica não tem causa específica, sendo principalmente relacionada com fatores genéticos, e, por isso, não há formas de prevenir. Além disso, por ser benigna, normalmente não é indicada a realização de tratamento, apenas quando causa desconforto estético ou encontra-se inflamada, podendo ser indicado pelo dermatologista a realização de crioterapia ou cauterização para a sua remoção, por exemplo.

Sintomas de ceratose seborreica
A ceratose seborreica pode ser caracterizada principalmente pelo aparecimento de lesões na cabeça, pescoço, peito e costas cujas principais características são:
- Coloração de marrom à negra;
- Aspecto semelhante ao de uma verruga;
- Formato oval ou circular e com bordas bem definidas;
- Tamanho variado, podendo ser pequeno ou grande, possuindo mais de 2,5 cm de diâmetro;
- Podem ser planas ou ter aspecto mais elevado.
Apesar de estar normalmente relacionada com fatores genéticos, a ceratose seborreica aparece com mais frequência em pessoas que possuem familiares com essa alteração da pele, estão frequentemente expostas ao sol e possuem mais de 50 anos. Além disso, pessoas com pele mais escura possuem também maior predisposição para o aparecimento da ceratose seborreica, sendo visualizadas principalmente nas bochechas, recebendo o nome de dermatose papulosa nigra. Entenda o que é a dermatose papulosa nigra e como identificar.
O diagnóstico da ceratose seborreia é feito pelo dermatologista a partir de exame físico e observação das ceratoses, sendo principalmente realizado o exame de dermatoscopia para conseguir diferenciar do melanoma, uma vez que em alguns casos pode ser semelhante. Entenda como é feito o exame de dermatoscopia.
Como é feito o tratamento
Como a ceratose seborreica na maioria das vezes é normal e não representa risco para a pessoa, não é necessário que iniciado tratamento específico. No entanto, pode ser indicado pelo dermatologista a realização de alguns procedimentos para remover a ceratose seborreica quando coçam, doem, estão inflamadas ou causam desconforto estético, podendo ser recomendado:
- Crioterapia, que consiste na utilização do nitrogênio líquido para remover a lesão;
- Cauterização química, em que é aplicada uma substância ácida sobre a lesão para que consiga ser removida;
- Eletroterapia, em que é aplicada uma corrente elétrica para remover a ceratose.
Quando surgem sintomas associados com a ceratose seborreica, o dermatologista normalmente indica a realização de uma biópsia como objetivo de verificar se há algum sinal de células malignas e, em caso positivo, é recomendado o tratamento mais indicado.