A presença de catarro no ouvido é conhecida como otite média secretora e acontece mais frequentemente em crianças com menos de 2 anos, porque o desenvolvimento da orelha nessa idade facilita o acúmulo de líquidos e devido ao sistema imunológico imaturo. Além disso, o catarro no ouvido pode ser causado por resfriados, sinusites e rinite alérgica, por exemplo, podendo também acontecer em adultos.
O catarro no ouvido pode causar dificuldade para ouvir, afetando a comunicação e desenvolvimento da linguagem em crianças. Além disso, em adultos, além de perda da audição, sintomas como sensação de ouvido abafado e estalos também podem ocorrer.
Por isso, em caso de suspeita de catarro no ouvido, é importante consultar um otorrinolaringologista, clínico geral ou pediatra, no caso de crianças.

Sintomas de catarro no ouvido
Os principais sintomas relacionados à presença de catarro no ouvido são a sensação de ouvido entupido, desconforto, dificuldade para ouvir e, em alguns casos, perceber chiados e estalos frequentes no ouvido. Outros sintomas como dor no ouvido, perda de apetite, vômitos, febre e liberação de secreção amarela ou esbranquiçada também podem ocorrer. Além disso, as crianças podem ter dificuldade no desenvolvimento da fala.
Por isso, em caso de suspeita de catarro no ouvido, é importante consultar um otorrinolaringologista, clínico geral ou pediatra, no caso de crianças. Para o diagnóstico, o médico geralmente leva em consideração os sintomas, a presença de catarro no ouvido, que é identificada por meio da otoscopia e a avaliação da vibração do tímpano, que pode estar diminuída, nesse caso.
Principais causas
As principais causas de catarro no ouvido incluem:
- Infecção por vírus ou bactérias, levando à inflamação do ouvido e à produção e acúmulo de secreções;
- Gripes e resfriados frequentes;
- Rinite alérgica;
- Sinusite;
- Aumento das amígdalas;
- Alergias;
- Lesão no ouvido devido à mudança rápida de pressão, também conhecido como barotrauma;
- Refluxo gastroesofágico.
Além disso, tumores e malformações da face e palato, no céu da boca, embora menos comuns também são possíveis causas para a presença de catarro no ouvido. Conheça outras causas de secreção no ouvido.
Qual médico consultar
O médico mais recomendado para tratar o catarro no ouvido é o otorrinolaringologista, no entanto, o pediatra, no caso das crianças, ou o clínico geral, para os adultos, também podem identificar a causa.
Como é o tratamento
O tratamento é feito com o objetivo de eliminar a secreção acumulada e aliviar os sintomas, permitindo que a pessoa volte a escutar normalmente. Embora o catarro no ouvido geralmente melhore sem a necessidade de medidas específicas, medicamentos como corticoides podem ser indicados pelo médico. Além disso, caso o acúmulo de secreção seja causado por infecção, pode ser necessário o uso de antibióticos.
No entanto, em alguns casos, os sintomas podem permanecer ou piorar apesar do tratamento, podendo ser indicada a realização de um procedimento cirúrgico que consiste na introdução de um dreno pelo canal auditivo que é responsável pela drenagem da secreção e impede que aconteça novamente o acúmulo das secreções.
Como prevenir o catarro no ouvido
Em crianças pequenas, o catarro no ouvido pode ser prevenido por meio da amamentação, uma vez que anticorpos responsáveis pelo combate a infecções são passados para o bebê. Além disso, é recomendado evitar chupetas, fumaça de cigarro perto da criança e aplicar as vacinas de acordo com o calendário de vacinação.
É importante também que adultos e crianças lavem as mãos com frequência e, em caso de doenças como rinite, sinusite, refluxo gastroesofágico e alergias, sejam avaliadas por um médico e o tratamento apropriado seja iniciado.