Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Catarro no ouvido: principais causas, sintomas e como é o tratamento

Atualizado em Outubro 2019

A presença de catarro no ouvido é conhecida como otite média secretora e acontece mais frequentemente em crianças com menos de 2 anos devido ao desenvolvimento da orelha e ao sistema imunológico pouco desenvolvido, o que pode resultar em gripes e resfriados recorrentes e rinite alérgica, por exemplo, o que faz com que aconteça acúmulo de líquidos no ouvido, sendo bastante desconfortável.

Além de desconfortável, a presença de catarro no ouvido pode causar dor e problemas auditivos, o que também pode interferir no desenvolvimento da fala nas crianças, por exemplo. Por isso, é importante levar a criança ao pediatra assim que apresentar dificuldade para ouvir, pois assim é possível tratar com anti-inflamatórios e eliminar o líquido acumulado.

Catarro no ouvido: principais causas, sintomas e como é o tratamento

Sintomas de catarro no ouvido

O principal sintoma relacionado à presença de catarro no ouvido é a sensação de ouvido entupido, desconforto, dificuldade para ouvir e, em alguns casos, pode-se ouvir chiados frequentes. Além disso, pode haver dor forte de ouvido, perda de apetite, vômitos, febre e liberação de secreção amarela ou esbranquiçada e com mau odor, por exemplo. Conheça outras causas de secreção no ouvido.

Principais causas

A presença de catarro no ouvido é mais comum de acontecer em bebês e crianças pode acontecer principalmente devido a:

  • Infecção por vírus ou bactérias, levando à inflamação do ouvido e à produção e acúmulo de secreções;
  • Gripes e resfriados frequentes;
  • Rinite alérgica;
  • Sinusite;
  • Aumento das amígdalas;
  • Alergias;
  • Lesão no ouvido devido à mudança rápida de pressão, também conhecido como barotrauma.

Além disso, como é comum na infância, pode ser que a criança não consiga desenvolver bem a fala, já que não consegue escutar com tanta clareza. Por isso, na suspeita de catarro no ouvido, é importante ir ao pediatra, no caso das crianças, ou ao otorrinolaringologista para que sejam avaliados os sintomas, feito o diagnóstico e iniciado o tratamento adequado.

O diagnóstico normalmente é feito através da avaliação dos sintomas apresentados, além de ser verificada a presença de catarro no ouvido e a vibração do tímpano a estímulos auditivos, que nesse caso encontra-se diminuída.

Como é o tratamento

O tratamento é feito com o objetivo de eliminar a secreção acumulada e aliviar os sintomas, permitindo que a pessoa volte a escutar normalmente. Na maioria das vezes, o otorrinolaringologista indica o uso de remédios corticoides com o objetivo de diminuir a inflamação e aliviar os sintomas. No caso do acúmulo de secreção ser devido à infecção bacteriana, por exemplo, o médico também pode recomendar o uso de antibióticos.

Caso após o início do tratamento os sintomas permanecerem ou piorarem, pode ser recomendada a realização de um procedimento cirúrgico que consiste na introdução de um dreno pelo canal auditivo que é responsável pela drenagem da secreção e impede que aconteça novamente o acúmulo.

Como prevenir o catarro no ouvido

Algumas formas de prevenir a otite média secretora em crianças pequenas, é por meio da amamentação, já que são passados para o bebê anticorpos responsáveis pelo combate a infecções.

Além disso, é recomendado evitar o uso de chupeta, fumaça de cigarro perto da criança, promover a lavagem correta das mãos e aplicar as vacinas de acordo com o calendário de vacinação, principalmente em crianças com menos de 2 anos.


Bibliografia

  • FUNDAÇÃO DE OTORRINOLARINGOLOGIA. Surdez. Link: <forl.org.br>. Acesso em 11 Jun 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem