Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é, onde está e para que serve a caseína

A caseína é a principal proteína do leite de vaca e é rica em aminoácidos essenciais, também conhecidos como BCAAs, sendo bastante utilizada para estimular o ganho de massa muscular em atletas e praticantes de atividades físicas.

Além de ser encontrada na forma de suplementos, a caseína também está presente naturalmente em alimentos como leite, queijos, creme de leite e iogurtes.

O que é, onde está e para que serve a caseína

Como tomar e quantidade recomendada

A principal recomendação é que a caseína seja consumida cerca de 30 minutos antes de dormir. Isso se deve por ela ser uma proteína de absorção lenta, o que permite que uma boa quantidade de aminoácidos se mantenha estável no sangue por toda a noite, estimulando a produção de massa muscular sem estimular o aumento de gordura corporal.

Além disso, a dose recomendada é de cerca de 30 a 40 g, lembrando que o seu consumo deve ser feito juntamente com uma alimentação equilibrada e com a prática de atividade física.

Tipos de Caseína

O suplemento de caseína pode ser encontrado nas seguintes formas:

1. Caseína micelar

É forma mais intacta da proteína, tendo sua estrutura conservada e bem similar à molécula de proteína naturalmente encontrada no leite. Esse tipo de caseína tem a vantagem de manter sua absorção lenta no intestino, o que libera aminoácidos durante a noite para a aumentar a hipertrofia.

2. Caseinato de cálcio

O caseinato e cálcio é um suplemento feito a partir de caseína mais hidróxido de cálcio, uma substância que aumenta a solubilidade da caseína. A forma Micelar desse suplemento é pouco solúvel e difícil de misturar em sucos e vitaminas, enquanto o caseinato de cálcio se mistura mais facilmente à preparações para ser consumido.

3. Caseína hidrolizada

A caseína hidrolizada é composta de caseína já quebrada em partículas menores, o que vai facilitar e acelerar a digestão do suplemento. É a mesma prática feita com o whey protein, mas esse tipo de alteração na fórmula não trás nenhuma vantagem para o consumidor e pode até reduzir o seu efeito de longo prazo durante a noite. Veja também como tomar whey protein para ganhar massa muscular.

Caseína ajuda na perda de peso

O uso de caseína juntamente com a prática de atividade física regularmente pode ajudar em dietas de emagrecimento porque o suplemento dessa proteína ajuda aumentar a sensação de saciedade e reduzir o teor de carboidratos da dieta.

Além disso, como a caseína não interfere na queima de gordura durante a noite, ela não atrapalha o processo de perda de peso e ainda estimula o ganho de massa muscular.

Caseína pode atrapalhar o tratamento do Autismo

Alguns estudos mostram que uma dieta isenta de glúten e de caseína pode ajudar no tratamento e controle do Autismo. Nesta dieta, então, seria necessário evitar o consumo de alimentos feitos com farinha de trigo, centeio, cevada e leite e derivados.

No entanto, esse tratamento ainda não é tido como eficaz, e deve ser feito principalmente por pacientes que têm alguma intolerância ou alergia ao glúten ou à caseína, e sempre sob orientação médica.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...