Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve o Cártamo e como usar

Atualizado em Outubro 2019

O cártamo é uma planta medicinal que possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes e, por isso, pode ajudar na perda de peso, controle do colesterol e melhora do tônus muscular.

O seu nome científico é Carthamus tinctorius e pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e em algumas farmácias de manipulação principalmente em forma de cápsulas de óleo de cártamo.

Para que serve o Cártamo e como usar

Para que serve o cártamo

O cártamos possui propriedades analgésicas, anticoagulantes, anti-inflamatória, antioxidantes, diurética e laxante, podendo ser utilizada para várias finalidades, como por exemplo:

  • Ajudar no tratamento da doença de Crohn;
  • Auxiliar no processo de emagrecimento;
  • Promover o suor;
  • Baixar a febre;
  • Diminuir o apetite;
  • Regular os níveis de colesterol, combatendo do mau colesterol;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Ajudar no tratamento de reumatismo e artrite.

Além disso, como é rico em antioxidantes, o cártamo pode atuar como protetor neuronal, e devido à grande quantidade de vitamina E possui potencial para melhorar o desempenho físico, pois essa vitamina promove a melhor regeneração dos tecidos musculares.

Modo de uso do cártamo

O cártamo é consumido principalmente em forma de óleo, tanto em cápsula quanto natural. Para se obter os benefícios dessa planta, é recomendado que sejam consumidas 2 cápsulas ou 2 colheres de chá de óleo de cártamo por dia de acordo com a orientação do nutricionista ou do fitoterapeuta.

Conheça mais sobre o óleo de cártamo.

Efeitos colaterais e contraindicações

É importante que o cártamo seja consumido de acordo com a recomendação do nutricionista ou do fitoterapeuta, pois quantidades excessivas podem trazer consequências devido ao alto teor de ômega 6, como desregulação dos níveis de colesterol, por exemplo.

Além disso, o cártamo não deve ser consumido por mulheres grávidas, lactentes, crianças e pessoas com diabetes.


Bibliografia

  • VITAFOR. Óleo de Cártamo e seus Benefícios. Link: <www.vitafor.com.br>. Acesso em 01 Out 2019
  • SANTANA, Lidiani F. Óleo de Cártamo (Carthamus tinctorius) Aumenta os Níveis de Colesterol Total e LDL‑Colesterol em Modelo Experimental de Síndrome Metabólica. International Journal of Cardiovascular Sciences. Vol 30. 6 ed; 476-486, 2017
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem