Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar o carbúnculo

Os carbúnculos são aglomerados de furúnculos, que se formam devido a inflamações na raiz dos pêlos, e que podem produzir abscessos, feridas e úlceras na pele. Seu tratamento é feito com drenagem do pus acumulado, quando estoura por si, ou por procedimento realizado pelo dermatologista ou cirurgião geral, além do uso de pomadas com antibióticos e limpeza da pele com sabão antisséptico.

Esta doença também é conhecida como Antraz, mas é diferente do Antraz utilizado como arma biológica, pois é causada, normalmente, pelo excesso de bactéria Staphylococcus aureus, que vive naturalmente na pele. Saiba mais à respeito da doença Antraz, causada pela bactéria Bacilos anthracis, que é usada como arma biológica.

Como tratar o carbúnculo

Como é feito o tratamento

Para tratar o carbúnculo, deve-se, inicialmente, manter a pele limpa, com uso de sabão líquido antibacteriano, clorexidine ou solução de permanganato de potássio, para evitar que as bactérias da pele formem novas lesões.

No entanto, também é necessário retirar o pus que está acumulado no interior do carbúnculo. Para isso, deve-se colocar compressas de água morna sobre a região durante 5 a 10 minutos, 2 a 3 vezes por dia, para permitir que o pus saia pela pele. Outra opção é ir ao ao dermatologista ou clínico geral, para remover o pus com um pequeno procedimento cirúrgico.

Além disso, pode ser necessário usar antiinflamatórios ou analgésicos em comprimido, como ibuprofeno ou dipirona, por exemplo, para alívio da dor e da febre. Em alguns casos, o clínico geral também pode prescrever antibióticos em comprimido, como cefalexina, especialmente quando a infecção é muito profunda ou a febre não melhora.

Como se forma o carbúnculo

A inflamação do folículo piloso, juntamente com infecção por bactérias da pele, pode dar origem ao furúnculo, que é um caroço de coloração amarela e avermelhada, que se enche de pus e é bastante doloroso. O carbúnculo se forma quando há vários furúnculos, que se unem através do tecido inflamado, e atingem camadas mais profundas da pele, podendo causar sintomas como febre, mal-estar e dor no corpo. 

Por ser uma infecção mais grave do que o furúnculo, o carbúnculo evolue e cura mais lentamente que furúnculo isolado, durando cerca de 2 semanas. 

A localização mais comum é na nuca, ombros, costas e coxas, e pode acontecer mais frequentemente em pessoas idosas ou com o sistema imune enfraquecido, devido à desnutrição, por exemplo. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...