Carbúnculo: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento

Carbúnculo é a infecção pela bactéria Bacillus anthracis, causando sintomas como dor no corpo, bolhas ou feridas na pele, vômito e diarreia com sangue, dor no peito e dificuldade para respirar.

Essa bactéria está presente no solo na forma de esporos e que podem causar doença nas pessoas ao serem inalados, ingeridos ou ao entrarem em contato diretamente com a pele.

Leia também: Antraz: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/antraz

O tratamento do carbúnculo, também conhecido como antraz, é feito pelo clínico geral ou infectologista, deve ser iniciado assim que surgem os sintomas, sendo feito com o uso de antibióticos, para eliminar a bactéria e prevenir complicações graves.

Veterinária com uma ovelha no colo

Sintomas de carbúnculo

Os principais sintomas de carbúnculo são:

  • Bolhas que não causam dor;
  • Feridas ou úlceras na pele, quando as bolhas estouram;
  • Ínguas dolorosas;
  • Diarreia com sangue e cólica intestinal;
  • Náuseas e vômito com sangue;
  • Dificuldade para respirar;
  • Tosse com sangue.

Além disso, o carbúnculo pode causar sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de garganta, dor no corpo ou cansaço excessivo.

Os sintomas do carbúnculo podem variar de acordo com a forma que houve a infecção, ou seja, se foi por meio da inalação do microrganismo, ingestão de alimentos contaminados ou contato direto.

Na presença de sintomas de carbúnculo, deve-se ir imediatamente ao hospital para iniciar o tratamento e evitar complicações graves, que podem colocar a vida em risco.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta Parceria com Rede D'Or disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do carbúnculo é feito pelo clínico geral ou infectologista, no hospital, através da avaliação dos sintomas, histórico de exposição da pele a produtos animais, contato de feridas com solo ou trabalho em laboratório, e realização do exame físico.

Dependendo dos sintomas apresentados, o médico pode solicitar exames, como hemograma completo, exame de fezes, biópsia de pele, raio X ou tomografia computadorizada do tórax ou punção lombar. Saiba como é feita a punção lombar.

Leia também: Biópsia de pele: como é feita, tipos e quando é indicada tuasaude.com/biopsia-de-pele

Possíveis causas

O carbúnculo é causado por esporos da bactéria Bacillus anthracis que entram no organismo liberando toxinas, resultando nos sintomas.

A infecção pelo Bacillus anthracis é mais comum em pessoas que vivem em regiões agrícolas ou áreas rurais, militares, pessoas que trabalham com animais como veterinários, fazendeiros ou trabalhadores de laboratórios ou da indústria de lãs.

Como acontece a transmissão

A transmissão do carbúnculo pode ocorrer das seguintes formas:

  • Exposição a animais infectados como bois, vacas, bezerros, ovelhas, cavalos ou cabras;
  • Consumo de carne de animais contaminados, mesmo que esteja devidamente preparada, pois esporo do Bacillus anthracis é resistente a altas temperaturas;
  • Inalação de esporos presentes no ambiente, principalmente no solo;
  • Contato direto da pele, principalmente com cortes ou feridas, com solo infectado ou por manusear animais ou produtos de origem animal contaminados com a bactéria Bacillus anthracis;
  • Uso de drogas injetáveis com uso de agulha ou droga contaminadas com a bactéria.

Além disso, embora seja raro, o carbúnculo também pode ser transmitido de pessoa para pessoa através do contato com as feridas na pele de uma pessoa infectada.

Outra forma de transmissão do carbúnculo é o bioterrorismo, em que esporos da bactéria são liberados no ar, sendo considerado um tipo de arma biológica, com extirpes extremamente letais.

Tipos de carbúnculo

Os principais tipos de carbúnculo são:

1. Carbúnculo cutâneo

O carbúnculo cutâneo é causado pelo contato da pele com animais ou produtos de origem animal contaminados com esporos da bactéria Bacillus anthracis.

Esse tipo de carbúnculo normalmente causa sintomas iniciais como um pequeno inchaço vermelho na pele que coça, semelhante a picada de inseto, seguida de formação de bolha no local, que pode se romper r formar feridas, úlceras ou escaras na pele.

Em alguns casos pode haver também febre, inchaço dos linfonodos e dor de cabeça. 

2. Carbúnculo gastrointestinal

O carbúnculo gastrointestinal pode surgir devido ao consumo de carne contaminada com esporos da bactéria Bacillus anthracis.

Os sintomas do carbúnculo gastrointestinal são vômito e diarreia com sangue, inchaço no pescoço, dor de garganta e dor abdominal. 

3. Carbúnculo por inalação

O carbúnculo por inalação é o tipo mais grave que surge quando os esporos da bactéria Bacillus anthracis são inalados, se alojando nos pulmões e se multiplicam nos linfonodos traqueobrônquicos.

Os sintomas iniciais desse tipo de carbúnculo são semelhantes aos da gripe, podendo evoluir rapidamente com dificuldade para respirar, dor no peito, febre alta, tosse com sangue, sepse grave, e colapso cardiopulmonar.

Leia também: Sepse: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/sepse

É importante que o carbúnculo seja diagnosticados logo nos primeiros sintomas, principalmente no caso de carbúnculo por inalação, pois assim é possível iniciar o tratamento rapidamente para neutralizar e diminuir a quantidade de toxinas produzidas pela bactéria e, assim, evitar complicações.

4. Carbúnculo por injeção

O carbúnculo por injeção surge devido ao uso de agulhas ou drogas contaminadas com esporos da bactéria, causando vermelhidão e inchaço no local da injeção.

Esse tipo de carbúnculo pode rapidamente evoluir para choque, falência múltipla de órgãos ou meningite, por exemplo.

Como é feito o tratamento

O tratamento do carbúnculo deve ser feito com orientação do clínico geral ou infectologista no hospital assim que surgem os sintomas para garantir a eliminação da bactéria e neutralização das toxinas, prevenindo o desenvolvimento de complicações.

Normalmente, é recomendado o uso de antibióticos, como as penicilinas, que podem ser combinados com outros antimicrobianos, como ciprofloxacino u doxiciclina.

Além disso, nos casos do carbúnculo por inalação, podem ser recomendados medicamentos para neutralizar a ação da toxina produzida e liberada pela bactéria, como raxibacumabe ou obiltoxaximabe, evitando assim o desenvolvimento da doença e aliviando os sintomas.

Possíveis complicações

As principais complicações do carbúnculo são meningite, choque séptico, falência múltipla de órgãos, inflamação e hemorragia da cavidade torácica ou sangramento fulminante do trato gastrintestinal.

Por isso, deve-se ir imediatamente ao hospital ao surgirem sintomas de carbúnculo para iniciar o tratamento e evitar complicações que podem colocar a vida em risco.