Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Capnocytophaga canimorsus: o que é, sintomas e tratamento

Capnocytophaga canimorsus é uma bactéria presente na gengiva de cães e gatos e que pode ser transmitida para pessoas por meio de lambidas e arranhões, por exemplo, causando sintomas como diarreia, febre e vômitos, por exemplo.

Essa bactéria normalmente não causa sintomas nos animais e nem sempre causa sintomas em pessoa, apenas quando a pessoa possui alguma condição que diminua o sistema imune, facilitando o espalhamento dessa bactéria pela corrente sanguínea.

O tratamento da infecção por esse microrganismo é feito com o uso de antibióticos, como Penicilina e Ceftazidima, por exemplo. 

Capnocytophaga canimorsus: o que é, sintomas e tratamento

Sintomas da infecção

Os sintomas da infecção por Capnocytophaga canimorsus normalmente surgem 3 a 5 dias após a exposição a esse microrganismo e geralmente só aparecem em pessoas que possuem alterações no seu sistema de defesa, como pessoas que removeram o baço, tabagistas, alcoólatras ou que fazem uso de medicamentos que diminuem a atividade do sistema imunológico, como no caso de pessoas em tratamento para o câncer ou HIV, por exemplo. Saiba como fortalecer o sistema imune.

Os principais sintomas relacionados à infecção por Capnocytophaga canimorsus são:

  • Febre;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Dores musculares e nas articulações;
  • Vermelhidão ou inchaço na região que foi lambida ou mordida;
  • Aparecimento de bolhas ao redor da ferida ou do local da lambida;
  • Dor de cabeça.

A infecção por Capnocytophaga canimorsus acontece principalmente por meio de arranhaduras ou mordidas de cães ou gatos, mas também pode acontecer devido ao contato direto com a saliva do animal, por meio de beijos na boca ou focinho ou lambidas.

Caso a infecção por Capnocytophaga canimorsus não seja identificada e tratada rapidamente, principalmente naquelas pessoas que são mais susceptíveis, podem haver várias complicações, como doenças cardíacas, insuficiência renal, e gangrena. Além disso, pode haver sepse, que é quando a bactéria espalha-se pela corrente sanguínea, resultando em sintomas mais graves e podendo levar à óbito. Entenda o que é a infecção no sangue.

Como é feito o tratamento

O tratamento para esse tipo de infecção é feito principalmente com o uso de antibióticos, como Penicilina, Ampicilina e Cefalosporinas de terceira geração, como Ceftazidima, Cefotaxima e Cefixima, por exemplo, que devem ser usados de acordo com a recomendação do médico.

Além disso, caso o animal tenha lambido, mordido ou arranhado qualquer parte do corpo da pessoa, é recomendado que se lave o local com sabão e água e consultar o médico, mesmo que não haja sintomas, pois não só o Capnocytophaga canimorsus pode ser transmitido pelos animais, mas também a raiva.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar