Câncer de tireoide: o que é, sintomas e tratamento

Atualizado em março 2024

O câncer de tireoide é um tumor que surge na glândula tireoide e que, nos estágios iniciais, causa o surgimento de um caroço no pescoço que, quando mais agressivo, pode aumentar de tamanho rapidamente e provocar outros sintomas como rouquidão e/ou dificuldade para engolir.  

O diagnóstico geralmente é feito por meio de exames como o ultrassom de tireoide e a punção aspirativa por agulha fina (PAAF), no entanto exames como a tomografia ou ressonância magnética também podem ser indicados. Quando identificado, o tratamento geralmente envolve a remoção do tumor por meio de cirurgia.

Em caso de suspeita de câncer de tireoide é importante consultar um clínico geral ou endocrinologista para uma avaliação detalhada, porque quando o tratamento é realizado adequadamente, o câncer de tireoide tem cura na maioria dos casos.

Imagem ilustrativa número 3

Principais sintomas

Os principais sintomas de câncer de tireoide são:

  • Nódulo ou caroço no pescoço;
  • Inchaço no pescoço;
  • Rouquidão;
  • Dificuldade para respirar;
  • Surgimento de ínguas no pescoço;
  • Dificuldade para engolir.

No entanto, o câncer de tireoide geralmente causa poucos sintomas na fase inicial, sendo que o surgimento de um caroço ou inchaço no pescoço tende a ser o único sintoma neste estágio, que pode acabar passando despercebido. 

Em caso de suspeita de câncer de tireoide é importante consultar um clínico geral ou endocrinologista para fazer uma avaliação mais detalhada e iniciar o tratamento mais apropriado.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico do câncer de tireoide geralmente é feito pelo clínico geral ou endocrinologista, que pode indicar exames de sangue, como a dosagem de TSH e T4 livre, e o ultrassom da tireoide. 

No entanto, para confirmar o diagnóstico de câncer a punção aspirativa por agulha fina (PAAF) do nódulo é indicada, pois permite identificar a presença de células malignas na glândula. Entenda melhor como é feita a PAAF e o seu resultado.

Além disso, outros exames de imagem como a tomografia computadorizada ou ressonância magnética também podem ser indicados, principalmente se existir suspeita de presença do câncer em outras partes do corpo.

Marque uma consulta com o médico mais próximo para investigar o câncer de tireoide e avaliar a necessidade de tratamento:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Endocrinologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Tipos de câncer de tireoide

Os principais tipos de câncer da tireoide são:

  • Carcinoma papilífero: é o tipo mais comum de câncer de tireoide e de tratamento mais fácil;
  • Carcinoma folicular: é menos frequente que o carcinoma papilífero, mas geralmente também tem um bom prognóstico;
  • Carcinoma medular: é raro e geralmente causa apenas um nódulo na tireoide, mas o tratamento pode ser difícil devido à presença de metástases;
  • Carcinoma anaplásico: é o tipo mais raro e agressivo, e o tratamento geralmente não tem bons resultados.

Embora a identificação do tipo de câncer da tireoide auxilie na indicação do tratamento mais adequado, outras características como o crescimento do tumor e presença de metástases também são fatores que geralmente são avaliados.

Como é feito o tratamento

O tratamento do câncer de tireoide geralmente é orientado pelo endocrinologista ou oncologista que leva em consideração o tipo de câncer, seu tamanho e a presença de metástases, e geralmente envolve a remoção do tumor por meio de cirurgia. Saiba como é feita a cirurgia de tireoide.

Além da cirurgia, a terapia com iodo radioativo e hormônio da tireoide geralmente são indicados para completar o tratamento. Além disso, a quimioterapia e radioterapia também podem ser indicadas, especialmente nos casos de tumores mais avançados e que não responderam bem aos tratamentos iniciais.

Assista o vídeo seguinte e confira as dicas de dieta para o tratamento com iodo radioativo:

youtube image - Alimentação SEM IODO | Iodoterapia

Câncer de tireoide tem cura?

Em alguns casos, o câncer de tireoide pode ser curado, principalmente quando identificado nos estágios iniciais, no entanto o sucesso do tratamento geralmente depende do tamanho do tumor, presença de metástases e envolvimento de outros órgãos, vasos sanguíneos e nervos próximos. 

Além disso, dependendo do tipo de câncer, o tratamento pode ser mais difícil, como é o caso do carcinoma anaplásico, que mesmo sendo identificado cedo pode não conseguir ser tratado adequadamente devido à sua agressividade.

Como é a recuperação

Normalmente, a pessoa pode voltar às suas tarefas habituais no dia após a cirurgia, no entanto é importante evitar esportes e esforços por cerca de 10 dias a 2 semanas. Após a cirurgia, alterações como dificuldade para engolir, rouquidão e hipoparatireoidismo podem ocorrer, no entanto geralmente são transitórios. Entenda o que é hipoparatireoidismo e seus sintomas.

Além disso, no acompanhamento geralmente são indicados exames para verificar a efetividade da cirurgia em remover o tumor, como o ultrassom do pescoço e a dosagem de calcitonina, tireoglobulina ou antígeno carcinoembrionário (CEA) no sangue, que podem precisar ser repetidos regularmente. Veja para que serve o CEA e como entender o resultado.

Vídeos relacionados