Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Calculadora do colesterol: saiba se o seu colesterol está bom

Setembro 2020

Saber quais são os níveis de colesterol e triglicerídeos circulantes no sangue é importante para avaliar a saúde do coração, isso porque na maioria dos casos em que é verificada alteração pode haver maior risco de desenvolvimento de doenças relacionadas com o coração, como infarto e aterosclerose, por exemplo.

Digite na calculadora a seguir os valores referentes ao colesterol que aparecem no seu exame de sangue e veja se o seu colesterol está bom:

mg/dL
Erro
help
mg/dL
Erro
help
mg/dL
Erro
help
mg/dL
Erro
help
mg/dL
Erro
help
mg/dL
Erro
help
Vldl / Triglicerideos calculados de acordo com a fórmula de Friedewald
Imagem que indica que o site está carregando

Como é feito o cálculo do colesterol?

De forma geral, ao fazer um exame de sangue para avaliar o perfil lipídico é indicado no resultado que o valor do colesterol foi obtido por meio de alguma técnica laboratorial. No entanto, em alguns casos nem todos os valores que são liberados no exame foram obtidos por meio de uma técnica laboratorial, mas sim calculados por meio da seguinte fórmula: colesterol total = colesterol HDL + colesterol não-HDL, em que o colesterol não-HDL corresponde à LDL+VLDL. 

Além disso, quando não se tem os valores de VLDL, é possível também o calcular pela fórmula de Friedewald, que leva em consideração os valores de triglicerídeo. Assim, de acordo com a fórmula de Friedewald, VLDL = triglicerídeo/5. No entanto, nem todos os laboratórios utilizam essa fórmula, podendo haver variação nos resultados.

O que é colesterol?

O colesterol é um tipo de gordura que está presente no corpo e que é fundamental para o bom funcionamento do organismo, já que é importante no processo de produção de hormônios, vitamina D e bílis, que é uma substância armazenada na vesícula biliar e que ajuda a digerir gorduras. Além disso, o colesterol também faz parte da membrana das células e é importante para o metabolismo de algumas vitaminas, principalmente vitaminas A, D, E e K.

Quais são os tipos?

De acordo com as suas características o colesterol pode ser classificado em três tipos:

  • Colesterol HDL, também conhecido como colesterol bom, é produzido pelo organismo e responsável pela proteção do coração e, por isso, é importante que seus níveis sejam sempre altos;
  • Colesterol LDL, também conhecido como colesterol ruim, tem maior facilidade de ficar depositado na parede dos vasos, dificultando a passagem do sangue e aumento o riso de doenças do coração;
  • Colesterol VLDL, que é responsável pelo transporte dos triglicerídeos no organismo.

No exame é importante ter atenção a todos esses valores e ao resultado do colesterol total e níveis de triglicerídeos, pois assim é possível saber se há alguma alteração e se é necessário iniciar algum tipo de tratamento. Conheça mais sobre os tipos de colesterol.

Ter colesterol alto é sempre ruim?

Depende do tipo de colesterol que está aumentado. No caso do HDL, é importante que os valores sejam sempre altos, pois esse colesterol é importante para manter a saúde do coração, já que atua removendo as moléculas de gordura que podem ficar acumuladas no sangue e serem depositadas nas artérias.

Por outro lado, quando se trata do LDL é recomendado que esse colesterol esteja em menor quantidade no sangue, já que é esse tipo de colesterol que é depositado com mais facilidade nas artérias, podendo levar à formação de placas e interferir na passagem do sangue, o que aumenta o risco de doenças cardíacas, como aterosclerose e infarto, por exemplo.

Bibliografia >

  • CORDOVA, Caio Mauricio M.; PORTAL, Ariane S.; CORDOVA, Maurício. Fórmulas de Martin, Friedewald e Cordova comparadas com a dosagem direta do LDL-C no sul do Brasil. J Bras Patol Med Lab. Vol 56. 1-6, 2020
  • Referente a: "Calculadora do Indíce de colesterol":

  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. Atualização de Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose. 2017. Link: <publicacoes.cardiol.br>. Acesso em 15 Set 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem