Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cálamo

O cálamo é uma planta medicinal, também conhecida por cálamo-aromático ou cana-cheirosa, que é muito utilizado para problemas digestivos, como indigestão, falta de apetite ou arrotos. Além disso, pode ser usado frequentemente como planta aromática.

Seu nome científico é Acorus calamus L. e apresenta folhas finas e afiadas que podem atingir 1 metro, assim como, uma espiga repleta de pequenas flores de cor amarelo esverdeado. O cálamo pode ser comprado em lojas de produtos naturais.

Para que serve o cálamo

O cálamo serve para tratar problemas nos rins e de estômago, como gastrite e falta de apetite, doenças dos intestinos, como enterite e vermes, além de ser ótimo complemento para o tratamento de anemia, ansiedade, pressão alta, inchaços e problemas nos olhos.

Propriedades do cálamo

O cálamo possui propriedades com ação adstringente, anticonvulsiva, antidispéptica, anti-inflamatório, antimicrobiano, calmante, digestiva, diurética, hipotensiva, relaxante e tônica.

Modo de uso do cálamo

As partes utilizadas do cálamo são a raiz e as folhas para fazer chás, tinturas, infusões e banhos.

  • Decocção de cálamo para problemas de pele: colocar 50 g de raiz triturada para ferver juntamente com 500 ml de água durante 10 minutos. Acrescentar a mistura à água do banho e ficar em imersão durante 20 minutos antes de dormir.

Efeitos colaterais do cálamo

Os efeitos colaterais do cálamo incluem toxicidade para o sistema nervoso, quando consumido em excesso.

Contraindicações do cálamo

O cálamo está contraindicado para grávidas, mulheres em fase de lactação e crianças com menos de 2 anos.

Cálamo
Cálamo
Cálamo

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...