Câimbra no maxilar: causas, sintomas e o que fazer

Atualizado em abril 2023

A câimbra no maxilar acontece quando os músculos que ficam na região debaixo do queixo se contraem de forma involuntária, causando dor na região, dificuldade para abrir a boca e a sensação de uma bola dura no local.

Assim, como qualquer outro tipo de câimbra, esta condição causa muita dor e geralmente surge após bocejar, quando é preciso utilizar esses músculos, conhecidos como genioglosso e genio-hióideo, para levantar a língua.

Embora seja muito desconfortável, a câimbra no maxilar normalmente é uma situação temporária que se resolve em poucos minutos, não sendo necessário nenhum tipo de tratamento especial.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de câimbra no maxilar são:

  • Dor forte no maxilar;
  • Dificuldade para abrir ou movimentar a boca;
  • Sensação de língua rígida;
  • Presença de uma bola dura debaixo do queixo.

Em alguns casos, a dor pode acabar por afetar também o pescoço e os ouvidos, especialmente quando dura por vários minutos.

Possíveis causas

Na maior parte dos casos, a câimbra acontece após bocejar, quando existe uma contração excessiva e rápida dos músculos responsáveis por levantar a língua. No entanto, outras situações que também podem estar na origem na câimbra incluem:

  • Falar por muito tempo sem descanso: esta causa é mais frequente em professores ou cantores, por exemplo;
  • Mastigar com muita força: pode acontecer quando se tem um pedaço de comida muito grande ou quando o alimento é muito duro;
  • Deficiência de magnésio e potássio: a falta destes mineral causa o aparecimento de espasmos em vários músculos do corpo;
  • Falta de vitamina B: além da deficiência em minerais, a falta de qualquer tipo de vitamina do complexo B também pode causar câimbras frequentes em qualquer músculo do corpo;
  • Desidratação: a falta de água no organismo também dificulta o funcionamento muscular, facilitando o surgimento de câimbras.

Além disso, estar muito cansaço ou ter excesso de estresse também pode contribuir para o surgimento de câimbras, já que dificultam o normal funcionamento do sistema nervoso.

Assim, se a câimbra for muito frequente é importante consultar um médico para avaliar se existe alguma causa que precise de tratamento mais específico.

Como aliviar a dor da câimbra

Uma das formas mais fáceis e rápidas de aliviar a dor provocada pela câimbra consiste em fazer uma ligeira massagem no músculo, utilizando a ponta ou os nós dos dedos. No entanto, aplicar calor na região também pode ajudar, especialmente quando a câimbra demora para desaparecer.

Após desaparecer a câimbra, é normal que a dor diminua mas ainda se mantenha por mais algum tempo, já que é comum que o músculo fique dolorido, precisando de tempo para recuperar.

Além disso, como a câimbra é algo relativamente frequente, existem algumas formas de tentar evitar que volte a surgir, como abrir lentamente a boca, sempre que for preciso bocejar, assim como tentar manter a língua na parte de baixo da boca, para evitar contrair em excesso os músculos da região.