Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tomar cafeína melhora o rendimento do treino

Tomar cafeína antes do treino melhora o rendimento porque tem efeito estimulante no cérebro, aumentando a disposição e a dedicação para treinar. Além disso, ela aumenta a força muscular e a queima de gordura, e diminui a fadiga no pós treino, que é a sensação de cansaço e exaustão muscular depois da prática de atividade física.

Assim, a cafeína ajuda tanto no treino aeróbico quanto no anaeróbico, além de poder trazer benefícios também quando consumido após o treino, pois facilita o transporte de glicose do sangue para os músculos, o que ajuda na recuperação muscular.

O valor máximo recomendado deste suplemento é de cerca de 6 mg por quilo de peso, que equivale a cerca de 400mg ou 4 xícaras de café forte. Seu uso deve ser feito com moderação, pois pode causar dependência e alguns efeitos colaterais, como irritação e insônia.

Tomar cafeína melhora o rendimento do treino

Benefícios da cafeína para o treino

Os benefícios de tomar café antes do treino são:

  • Melhora a atenção e a concentração, pois age como um estimulante cerebral;
  • Aumenta a agilidade e a disposição, por diminuir a sensação de fadiga;
  • Aumenta a força, a contração muscular e a resistência;
  • Melhora a respiração, por estimular a dilatação das vias respiratórias;
  • Facilita a queima de gordura nos músculos;
  • Emagrece, pois tem efeito termogênico, que acelera o metabolismo e a queima de gordura, além de diminuir o apetite.

O efeito do aumento da queima de gordura do café favorece a perda de peso e o aumento da massa muscular, assim como melhora a sensação de fadiga no músculo depois da atividade física.

Cafeína é melhor antes ou depois do treino?

A cafeína deve, preferencialmente, ser consumida no pré-treino para melhorar o desempenho físico durante a atividade física tanto aeróbica quanto de hipertrofia. Como ela é absorvida rapidamente pelo trato gastrointestinal e atinge um pico de concentração no sangue em cerca de 15 a 45 minutos, o ideal é que seja consumida cerca de 30 minutos a 1 hora antes do treino.

Entretanto, também pode ser ingerida durante o dia, pois sua ação tem uma duração de 3 a 8 horas no organismo, chegando a ter efeitos por até 12 horas, o que varia de acordo com a fórmula de apresentação.

Já no pós-treino, a cafeína pode ser usada por atletas que buscam o ganho de massa muscular, pois ela ajuda no transporte de açúcares para dentro do músculo e na recuperação muscular para o próximo treino, mas o ideal é que seja conversado com o nutricionista para que avalie se esta opção é mais benéfica do que o uso pré-treino, em cada caso.

Tomar cafeína melhora o rendimento do treino

Quantidade de cafeína recomendada

A quantidade de cafeína recomendada para um melhor desempenho durante o treino é de 2 a 6 mg por quilo de peso, mas seu uso deve ser iniciado com doses baixas e ir aumentando aos poucos, de acordo com a tolerância de cada pessoa.

A dose máxima para uma pessoa com 70 kg, por exemplo, equivale a 420mg ou 4-5 cafés torrados, e ultrapassar esta dose é perigoso, pois pode provocar efeitos colaterais graves, como agitação, palpitação e tontura. Saiba mais em café e bebidas com cafeína podem causar overdose.  

A cafeína também está presente em outros alimentos, como refrigerantes e chocolates. Confira na tabela a seguir a quantidade de cafeína em alguns alimentos:

ProdutoQuantidade de cafeína (mg)
Café torrado (150 ml)85
Café instantâneo (150 ml)60
Café descafeinado (150 ml)3
Chá feito com folhas (150 ml)30
Chá instantâneo (150 ml)20
Chocolate ao leite (29 g)6
Chocolate amargo (29 g)20
Achocolatado (180 ml)4
Refrigerantes Cola (180 ml)

18

A cafeína também pode ser consumida na forma de suplementos, como cápsulas ou na forma de cafeína anidra, ou metilxantina, que é a sua forma purificada em pó, que é mais concentrada e pode ter efeitos mais potentes. Estes suplementos podem ser comprados em farmácias de manipulação ou de produtos para esportes. Veja onde comprar e como utilizar a cafeína em cápsulas.

Além da cafeína, as bebidas energéticas caseiras também são uma ótima opção para melhorar o rendimento do treino, dando mais energia para treinar. Veja como preparar uma deliciosa bebida energética com mel e limão para beber durante o treino, vendo esse vídeo da nossa nutricionista: 

Quem não deve consumir cafeína

O uso da cafeína ou café em excesso não é recomendado para crianças, grávidas, mulheres que amamentam, e para pessoas com pressão alta, arritmia, doenças do coração ou úlceras no estômago.

Também deve ser evitado por pessoas que sofrem de insônia, ansiedade, enxaqueca, zumbido e labirintite, pois pode piorar os sintomas.

Além disso, pessoas que usam antidepressivos do tipo IMAO, como Fenelzina, Pargilina, Seleginina e Tranilcipromina, por exemplo, devem evitar doses altas de cafeína, pois pode haver uma associação de efeitos que causam pressão alta e batimentos cardíacos acelerados.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...