Buriti: para que serve e como consumir

Atualizado em agosto 2023
Evidência científica

O buriti é um fruto da palmeira buritizeiro (Mauritia flexuosa), que promove diversos benefícios para a saúde, como fortalecer o sistema imunológico, prevenir doenças cardiovasculares e melhorar o funcionamento do intestino.

Esses benefícios se devem ao fato de o buriti ser rico em fibras, potássio, betacaroteno, vitamina A e vitamina C, que são nutrientes com ação antioxidante, anti-inflamatória e laxante.

O buriti, também conhecido como muriti, miriti ou palmeira-dos-brejos, pode ser consumido de diversas formas. A polpa desse fruto tem um sabor doce e levemente ácido, podendo ser consumida ao natural; usada em receitas como doces, vinhos e picolés; ou na produção de um óleo que também pode ser usado na culinária, ou aplicado na pele e cabelos.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

Sendo um fruto com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o buriti é indicado para:

  1. Prevenir o envelhecimento precoce, por ser rico em vitamina A e vitamina C, nutrientes com ação antioxidante;
  2. Prevenir doenças cardiovasculares, por ser rico em fibras que diminuem a absorção de gordura a nível intestinal;
  3. Hidratar a pele e os cabelos, já que, quando usado na forma de óleo, diminui o ressecamento da pele e cabelos;
  4. Combater a prisão de ventre, por ser muito rico em fibras solúveis e insolúveis;
  5. Favorecer a cicatrização da pele, por ser rico em nutrientes com propriedades anti-inflamatórias como vitamina E, vitamina A e vitamina C.

Além disso, por ser rico em vitamina C e antioxidantes, o buriti também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100g de buriti:

Componente

Quantidade em cada 100g de buriti

Energia

190 calorias

Carboidratos

25,8 g

Fibras

15 g

Proteínas

2,2 g

Gorduras

12 g

Betacaroteno

15108 mcg

Vitamina A

1204 mcg

Vitamina E

19,6 mg

Vitamina C

37,8 mg

Vitamina B3

8,4 mg

Para se obter os benefícios do buriti, é importante também manter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regularmente.

Como consumir

O fruto buriti possui um sabor doce e levemente ácido, podendo ser consumido ao natural ou usado no preparo de sucos, doces e picolés. Com esse fruto também é possível fabricar um óleo que pode ser usado na culinária.

Também é possível aproveitar a seiva do buriti, de onde pode-se extrair sacarose, e das flores desse fruto é possível produzir vinhos. Além disso, o buriti também fornece um palmito comestível que é bastante saboroso, mas ainda é pouco conhecido.

Óleo de buriti

O óleo do buriti é extraído da polpa ou da semente desse fruto, podendo ser usado no preparo de diversas preparações culinárias.

Esse óleo também tem propriedades bactericidas, anti-inflamatórias e antioxidantes, podendo ser aplicado diretamente na pele para ajudar no tratamento de feridas, queimaduras e picadas de insetos.

Além disso, o óleo de buriti também pode ser aplicado como hidratante diretamente na pele e nos cabelos ou ainda é usado na fabricação de cremes hidratantes, sabonetes e xampus.