Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Buraco macular: o que é, causas, sintomas e tratamento

O buraco macular é uma doença que atinge o centro da retina, chamado de mácula, formando um buraco que cresce ao longo do tempo e causa perda gradual da visão. Esta região é a que concentra a maior quantidade de células visuais, por isso, esta situação provoca sintomas como perda da nitidez da visão central, distorção das imagens e dificuldade para atividades como ler ou dirigir.  

Após confirmação da doença pela avaliação do oftalmologista e realização de exames, como tomografia, é necessário realizar o tratamento do buraco macular, sendo que a principal forma é através da cirurgia, chamada Vitrectomia, associado a aplicação de um conteúdo com gás no intuito de que o buraco se feche e a anatomia da mácula se restabeleça.

Buraco macular: o que é, causas, sintomas e tratamento

Principais sintomas

Os sintomas surgem e pioram à medida que o buraco macular cresce, podendo não causar sintomas nas fases iniciais. Além disso, na grande maioria dos casos, apenas um olho é afetado. Os principais sintomas que pode ser indicativos de buraco macular são:

  • Redução da nitidez das imagens no centro da visão;
  • Dificuldade para enxergar, principalmente durante atividades como leitura, condução de veículos ou costura, por exemplo;
  • Distorção das imagens dos objetos.

O diagnóstico do buraco macular é feito com a avaliação do oftalmologista, através do mapeamento da retina, associada à realização de exames de imagem como a tomografia do olho, ou OCT, que visualiza com mais detalhe as camadas da retina. Entenda como é feito o exame de mapeamento da retina.

Causas do buraco macular

As causas exatas que levam ao desenvolvimento do buraco macular não estão totalmente esclarecidas, por isso, qualquer pessoa pode desenvolver a doença. Entretanto, alguns fatores de risco facilitam o seu surgimento, como idade acima dos 60 anos, traumatismos oculares, como pancadas, inflamações do olho ou outras doenças oculares, como edema macular cistoide, por exemplo.

O buraco macular se desenvolve quando o vítreo, que é o gel que preenche o globo ocular, se desprende da retina, podendo levar à formação de uma falha na região, que causa lesão do tecido afetado. Ao afetar a retina, que é uma região muito sensível e importante dos olhos, a visão é afetada.

Como é o tratamento

O tratamento do buraco macular é cirúrgico. No entanto, dependendo da diminuição da capacidade visual, no início, pode ser apenas indicada a observação, isso porque na maioria dos casos em que a cirurgia não é indicada trata-se de um pseudo-buraco macular.

Entretanto, nos casos em que há o crescimento da lesão e presença de sintomas, a principal forma de tratamento é através de cirurgia de Vitrectomia, que é feita pelo oftalmologista através da remoção do vítreo e, em seguida, aplicação de um gás dentro do olho, que é capaz de aliviar a pressão tracional que causa o buraco, auxiliando o fechamento e a cicatrização.

Como passar do tempo, a bolha de gás formada é reabsorvida pelo organismo e se desfaz naturalmente, sem a necessidade de novas intervenções. A recuperação pós operatória pode ser feita em casa, com repouso, aplicação de colírios e posicionamento dos olhos da forma orientada pelo médico, sendo que a visão é recuperada ao longo dos dias, enquanto a bolha de gás é reabsorvida, o que pode durar de 2 semanas a 6 meses. 

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto:

Carregando
...