Borax (borato de sódio): o que é, para que serve e efeitos colaterais

fevereiro 2023

O borax, conhecido também como borato de sódio, é um mineral muito usado pela indústria na produção de produtos de limpeza e higiene e, devido às suas propriedades antissépticas, antifúngicas e antibacterianas, também pode ser indicado para desinfetar feridas ou tratar micoses de pele e otites, por exemplo.

Acredita-se que o borax também pode ajudar no tratamento de artrite e osteoporose. No entanto, ainda são necessários mais estudos para se comprovar os benefícios do borax para o tratamento dessas condições.

O borax é comercializado em drogarias e lojas de produtos químicos, e deve ser usado de acordo com a recomendação do médico, porque a quantidade e a forma de uso dessa substância varia conforme o objetivo do tratamento. Além disso, quando usado em excesso, o borax pode causar náuseas, vômitos, diarreia, dor de estômago, convulsões e febre.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

As principais indicações do borax são:

1. Tratamento de micoses

Devido às suas propriedades fungicidas, o borato de sódio pode ser usado na fabricação de em soluções e pomadas para o tratamento de micoses, como pé de atleta ou candidíase, por exemplo. Para tratar micoses, as soluções ou pomadas contendo borato de sódio, devem ser aplicadas em camada fina, 2 vezes ao dia.

2. Lesões da pele

O borax também é eficaz no alívio de sintomas relacionados com pele seca, queimaduras provocadas pelo sol, picadas de insecto e outras infecções da pele.

Além disso, o borax também pode ser usado no tratamento de pequenas feridas e lesões de pele causadas por Herpes simplex. As pomadas que contêm borato de sódio devem ser aplicadas nas lesões de 1 a 2 vezes ao dia.

3. Tratamento de otite

Devido às propriedades bacteriostáticas e fungistáticas, o borax pode ser usado para tratar otites médias e externas e no pós-operatório do ouvido. Geralmente, para aplicar no ouvido, são preparadas soluções alcoólicas com borato de sódio ou com 2% de concentração, que podem ser aplicadas no ouvido afetado, 3 a 6 gotas, deixando atuar cerca de 5 minutos, a cada 3 horas, durante cerca de 7 a 10 dias.

4. Enxaguante bucal

Por ter propriedades antissépticas e antimicrobianas, o borax pode ser usado na fabricação de enxaguantes bucais para ajudar no tratamento de feridas da boca e para desinfetar a boca, prevenindo o aparecimento de cáries.

5. Sais de banho

O borax pode também ser usado para preparar sais de banho, já que deixa a pele mais suave e macia.

Possíveis efeitos colaterais

A ingestão excessiva pode provocar intoxicação, náuseas, vômitos, diarreia, dor de cabeça, queda da pressão arterial, convulsões, dor no estômago, erupções cutâneas e insuficiência renal. Já a inalação do borax pode causar irritação no nariz, na garganta e nos pulmões.

Além disso, acredita-se que a exposição excessiva ao bórax pode prejudicar a reprodução masculina, diminuindo a contagem de espermatozoides e a libido.

Por isso, o uso do borax só deve ser feito com a orientação e acompanhamento de um médico.

Quem não deve usar

O Borato de sódio é contraindicado para crianças com menos de 3 anos e não deve ser usado em muita quantidade e durante muito tempo, porque pode ser absorvido na corrente sanguínea e causar toxicidade, não se devendo prolongar o seu uso por mais de 2 a 4 semanas.

Além disso, também não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade ao borato de sódio ou a outros componentes contidos na fórmula.

Esta informação foi útil?

Escrito e atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em fevereiro de 2023.

Bibliografia

  • EMBRAPA. Ficha de informações de segurança: tetraborato de sódio. 2001. Disponível em: <https://cloud.cnpgc.embrapa.br/wp-content/igu/fispq/laboratorios/Tetraborato%20de%20s%C3%B3dio.pdf>. Acesso em 16 fev 2023
  • NATIONAL LIBRARY OF MEDICINE. Compound Summary: borax. Disponível em: <https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/Borax>. Acesso em 16 fev 2023
Mostrar bibliografia completa
  • ANVISA. Bórax: Ingrediente de slime pode causar intoxicação. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2019/ingrediente-de-slime-pode-causar-intoxicacao>. Acesso em 16 fev 2023
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.