Borax (borato de sódio): o que é, para que serve e efeitos colaterais

Atualizado em agosto 2023

O borax, conhecido também como borato de sódio, tetraborato de sódio ou tetraborato dissódico, é um mineral na forma de pó muito usado pela indústria na produção de produtos de limpeza e higiene e, devido às suas propriedades antissépticas, antifúngicas e antibacterianas.

Em produtos cosméticos, o borax é muito utilizado como conservante ou emulsificante de hidratantes, shampoos, esfoliantes ou protetor solar, além de fazer parte da composição de cremes ou pomadas para uso tópico, produzidas para tratar lesões de pele ou micoses, por exemplo.

O borax é comercializado em drogarias e lojas de produtos químicos, e deve ser usado de acordo com a recomendação do médico, porque a quantidade e a forma de uso dessa substância varia conforme o objetivo do tratamento. Além disso, o borax quando ingerido pode causar intoxicação com sintomas como náuseas, vômitos, diarreia, dor de estômago, convulsões e febre.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

As principais indicações do borax são:

1. Tratamento de micoses

Devido às suas propriedades fungicidas, o borato de sódio pode ser usado na fabricação de soluções e pomadas para o tratamento de micoses, como pé de atleta ou candidíase, por exemplo. 

2. Lesões da pele

Algumas pomadas contendo borato de sódio na sua composição, podem ser indicadas para tratar lesões de pele, ajudando a aliviar os sintomas relacionados com pele seca, queimaduras provocadas pelo sol, picadas de insecto e outras infecções da pele.

3. Enxaguante bucal

Por ter propriedades antissépticas e antimicrobianas, o borax pode ser usado na fabricação de enxaguantes bucais para ajudar no tratamento de feridas da boca e para desinfetar a boca, prevenindo o aparecimento de cáries.

O enxaguante bucal não deve ser ingerido, mas apenas usado como bochecho e cuspido logo em seguida.

4. Sais de banho

O borax pode também ser usado para o preparo de sais de banho, já que deixa a pele mais suave e macia.

Qual a diferença entre borax, ácido bórico e água boricada?

O borax, o ácido bórico e a água boricada possuem boro, que é um elemento químico na sua composição.

No entanto, o borax é uma combinação de ácido bórico com sais de sódio, muito usado para limpeza doméstica, enquanto o ácido bórico é usado especialmente como inseticida, pois causa intoxicação no estômago e sistema nervoso de insetos.

Já água boricada, é uma solução a 3%feita com ácido bórico, sendo normalmente indicada como antisséptico, antibacteriano e antifúngico para auxiliar no tratamento de irritações na pele, infecções no ouvido externo ou queimaduras leves, desde que com orientação médica. Veja todas as indicações da água boricada.

Possíveis efeitos colaterais

Quando aplicado sobre a pele, o borax pode causar efeitos colaterais como irritação, bolhas na pele ou rash cutâneo. Já quando inalado, o borax pode causar irritação nos olhos, nariz, garganta e pulmões.

Além disso, acredita-se que a exposição excessiva ao bórax pode prejudicar a reprodução masculina, diminuindo a contagem de espermatozoides e a libido.

Por isso, o uso do borax só deve ser feito com a orientação e acompanhamento de um médico.

Borax pode causar intoxicação?

O borax não é recomendado para uso por via oral, ou seja, não deve ser ingerido.

Isto porque o borax é altamente absorvido pelo sistema gastrointestinal, podendo causar intoxicação mesmo em pequenas quantidades.

Os principais sintomas de intoxicação por borax são náuseas, vômitos, diarreia, dor de cabeça, queda da pressão arterial, convulsões, dor no estômago, erupções cutâneas e insuficiência renal.

Nesses casos, deve-se ir ao pronto-socorro imediatamente, pois a intoxicação por borax pode colocar a vida em risco.

Quem não deve usar

O borax é contraindicado para crianças com menos de 3 anos e não deve ser usado em muita quantidade e durante muito tempo, porque pode ser absorvido na corrente sanguínea e causar toxicidade, não se devendo prolongar o seu uso por mais de 2 a 4 semanas.

Além disso, também não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade ao borato de sódio ou a outros componentes contidos na fórmula.

O borax não deve ser ingerido, mas apenas aplicado sob a pele, se indicado pelo médico.