Borax (borato de sódio): o que é e para que serve

setembro 2021

O Borax, também conhecido por borato de sódio, é um mineral muito usado na indústria e, devido às suas propriedades antissépticas, anti-fúngicas, antivirais e ligeiramente antibacterianas, apresenta vários benefícios para a saúde, podendo ser usado para tratar micoses de pele, otites ou desinfetar feridas, por exemplo.

Além disso, o borato de sódio também é muito importante para a manutenção dos ossos e das articulações, já que o boro contribui para a regulação da absorção e metabolismo do cálcio, magnésio e fósforo.

O uso do borax deve ser feito de acordo com a recomendação do médico, isso porque a quantidade e modo de aplicação dessa substância pode variar de acordo com o objetivo do tratamento. Além disso, quando utilizada quantidade superior à indicada pelo médico, é possível que exista intoxicação, o que pode ter como consequências náuseas, vômitos, diarreia, dor de estomago, erupções cutâneas, depressão do sistema nervoso central, convulsões e febre.

As principais indicações do uso do borax são:

1. Tratamento de micoses

Devido às suas propriedades fungicidas, o borato de sódio pode ser usado no tratamento de micoses, como pé de atleta ou candidíase, por exemplo em soluções e pomadas. Para tratar micoses, as soluções ou pomadas contendo ácido bórico, devem ser aplicadas em camada fina, 2 vezes ao dia.

2. Lesões da pele

O ácido bórico também é eficaz no alívio de sintomas relacionados com fissuras, pele seca, queimaduras provocadas pelo sol, picadas de insecto e outras afecções da pele. Além disso, também pode ser usado no tratamento de pequenas feridas e lesões de pele causadas por Herpes simplex. As pomadas que contêm ácido bórico devem ser aplicadas nas lesões, 1 a 2 vezes ao dia.

3. Enxaguante bucal

Como o ácido bórico tem propriedades antissépticas e antimicrobianas pode ser diluído em água para ser usado com enxaguante bucal para tratar feridas da boca e da língua, desinfetar a cavidade oral, prevenindo o aparecimento de cáries.

4. Tratamento de Otite

Devido as propriedades bacteriostáticas e fungistáticas, o ácido bórico pode ser usado para tratar otites médias e externas e no pós-operatório do ouvido. Geralmente, para aplicar no ouvido, são preparadas soluções alcoólicas saturadas com ácido bórico ou com 2% de concentração, que podem ser aplicadas no ouvido afetado, 3 a 6 gotas, deixando atuar cerca de 5 minutos, a cada 3 horas, durante cerca de 7 a 10 dias.

5. Preparação de sais de banho

O borax pode também ser usado para preparar sais de banho, já que deixa a pele mais suave e macia.

Quem não deve usar e que cuidados a ter

O Borato de sódio é contraindicado em crianças com menos de 3 anos e não deve ser usado em muita quantidade e durante muito tempo, porque pode ser absorvido na corrente sanguínea e causar toxicidade, não se devendo prolongar o seu uso por mais de 2 a 4 semanas. Além disso, também não deve ser usado em pessoas com hipersensibilidade ao ácido bórico ou a outros componentes contidos na fórmula.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em setembro de 2021.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.