Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é água boricada, para que serve e riscos

Agosto 2020

A água boricada é uma solução composta por ácido bórico e água e que possui propriedades antissépticas e antimicrobianas e, por isso, é normalmente utilizada no tratamento de furúnculos, conjuntivite ou outras alterações oculares.

No entanto, devido ao fato de ser constituída por um ácido e por não ser uma solução estéril, o ácido bórico não costuma ser recomendado pelos médicos devido ao fato de poder agravar a situação. Porém, caso seja recomendado, é importante que a pessoa utilize a água de acordo com a orientação do médico.

O que é água boricada, para que serve e riscos

Para que serve a água boricada

A água boricada possui propriedade antisséptica, antibacteriana e antifúngica, podendo ser utilizada para ajudar no tratamento de infecções e inflamações como:

  • Conjuntivite;
  • Infecções no ouvido externo;
  • Irritação dos olhos, devido à alergia, por exemplo;
  • Queimaduras leves;
  • Furúnculos;
  • Irritação na pele.

Pesar de ter indicação para essas situações, o seu uso deve ser orientado pelo médico, pois uso da água boricada com alta concentração de ácido bórico ou ingestão dessa água pode ter prejuízos para a saúde.

De forma geral, quando indicada, a água boricada deve ser usada 2 a 3 vezes por dia, devendo ser aplicada com auxílio de uma gaze ou algodão no local a ser tratado.

Possíveis riscos para a saúde

A água boricada pode trazer riscos para a saúde quando é utilizado sem indicação médica, quando a concentração de ácido bórico é muito elevada na solução ou quando essa água é ingerida, já que é considerada tóxica e pode desencadear reações alérgicas graves e problemas respiratórios, além de também poder haver alterações gástricas, neurológicas e insuficiência renal, por exemplo.

Além disso, como se trata de uma solução não estéril, é possível também que haja desenvolvimento de microrganismos, podendo piorar o quadro a ser tratado. Algumas pessoas relataram que após utilizarem a água boricada foram diagnosticadas com piora no quadro clínico devido a infecção por Staphylococcus aureus, Staphylococcus coagulase negativa, Streptococcus viridans, Morganella morganii e Escherichia coli.

Além de haver o risco de infecção, quando a água boricada é utilizada nos olhos sem indicação médica, pode piorar a irritação e causar ressecamento.

Bibliografia >

  • ANVISA. Lista padronizada de medicamentos sujeitos a notificação simplificada. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33836/2816834/In%2B3%2B2009+-+LISTA+PADRONIZADA+DE+MEDICAMENTOS+SUJEITOS+A+NOTIFICA%C3%87%C3%83O+SIMPLIFICADA.pdf/6d009fc9-fc0c-4935-87e7-91cbcdb7a676>. Acesso em 26 Ago 2020
  • JOSÉ, Andrea C. K.; BRANCO, Bruno C.; OHKAWARA, Lilian E.; ZORAT, Maria Cecília; LIMA, Ana Luisa H. Uso ocular de água boricada: condições de manuseio e ocorrência de contaminação. Arq Bras Oftalmol. Vol 70. 2 ed; 201-207, 2007
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem