Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Boqueira (ferida no canto da boca): causas e como tratar

A boqueira, também conhecida como queilite angular, é uma feridinha que pode aparecer no canto da boca e que pode ser causada por aparelhos ortodônticos ou pelo excesso de saliva que fica acumulada no local, o que favorece a proliferação de fungos e bactérias, resultando na boqueira.

Esta ferida pode aparecer apenas em um lado da boca ou dos dois ao mesmo tempo, causando sintomas como dor, vermelhidão e descamação no canto da boca, além de dificuldade para abrir a boca e, até mesmo, para se alimentar. Assim, na presença de sinais e sintomas de boqueira, é recomendado que o dermatologista ou dentista seja consultado para que possa ser iniciado o tratamento mais adequado, que normalmente é feito com pomadas aplicadas diretamente na ferida.

Boqueira (ferida no canto da boca): causas e como tratar

Principais causas

A boqueira é uma situação comum e acontece principalmente devido ao acúmulo de saliva no canto da boca, como ocorre quando o bebê usa chupeta, em caso de prótese dentária ou aparelho para corrigir a posição dos dentes. Isso faz com que haja maior risco de proliferação de fungos ou bactérias no local, resultando na boqueira.

No entanto, a boqueira também pode surgir quando se usa frequentemente remédios corticoides de inalar, quando os lábios se mantêm secos por muito tempo ou em casos de dermatite.

Este problema é mais frequente quando se está com o sistema imune comprometido, como ocorre em pacientes com AIDS ou diabetes mas em alguns casos, sendo que, nestes casos, a boqueira pode ser sinal de candidíase oral, que deve ser tratada.

Sintomas da boqueira

O principal sinal indicativo de boqueira é a presença de uma ferida no canto da boca, que pode ser acompanhada por outros sintomas, como:

  • Dor ao abrir a boca, como quando é preciso falar ou comer;
  • Sensação de ardor;
  • Aumento da sensibilidade do canto da boca;
  • Secura da pele;
  • Vermelhidão do canto da boca;
  • Crosta no canto da boca;
  • Pequenas rachaduras no canto da boca.

Esta ferida no canto da boca causa muito desconforto e a sensibilidade aumenta ao comer ou beber alimentos muito salgados, ácidos ou ricos em açúcar.

Como tratar a boqueira

O tratamento para boqueira deve ser indicado pelo dermatologista ou dentista de acordo com a causa, sendo importante que a pessoa mantenha o canto da boca sempre limpo e seco para evitar o acúmulo de saliva nessa região.

Nos casos em que a boqueira não é causada por infecção, o médico ou dentista pode indicar o uso de pomadas ou cremes com propriedades hidratante, anti-inflamatória e cicatrizantes para isolar a ferida da umidade. Nos casos em que acontece por infecção de fungos ou bactérias, pode ser indicado o uso de pomada antibiótica ou antifúngica. Veja mais detalhes do tratamento da boqueira.

Além disso, para ajudar a curar a boqueira mais rápido é aconselhado comer alimentos cicatrizantes, como o iogurte ou o suco de laranja, que deve ser consumido com um canudinho. É ainda importante evitar alimentos salgados ou ácidos para proteger a região, evitar a dor e diminuir o desconfort​o.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto:

Ajuda
Carregando
...