Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para curar as feridas no canto da boca (boqueira)

O tratamento da boqueira, também conhecida por queilite angular, consiste primeiramente na eliminação dos fatores desencadeantes deste problema dermatológico.

Além disso, o médico pode ainda recomendar o uso de cremes e pomadas para acelerar a cicatrização ou tratar uma infecção subjacente e ainda receitar suplementação, para corrigir possíveis deficiências nutricionais que podem estar na origem do problema.

Remédios para curar as feridas no canto da boca (boqueira)

1. Cremes e pomadas cicatrizantes

Para acelerar a cura da boqueira, o médico pode recomendar a aplicação de cremes ou pomadas com ação hidratante, cicatrizante, anti-inflamatória e que exerçam um efeito de barreira para isolar as feridas da umidade.

Alguns exemplos de produtos que exercem essa ação são o Hipoglós, com óxido de zinco e vitamina A e D, na composição ou o Minancora, com óxido de zinco e cloreto de benzalcônio.

2. Enxaguantes bucais

Os enxaguantes bocais com clorexidina na composição, como o Neba-Sept ou o Perioxidin, têm uma ação antisséptica e, por isso, são um excelente opção para evitar o surgimento de infecções nas feridas dos cantos da boca.

3. Suplementos

Se o médico desconfiar de uma deficiência nutricional, pode recomendar suplementos com ferro, ácido fólico e vitamina B12, que geralmente são vitaminas e minerais cuja deficiência pode levar ao surgimento da queilite angular.

4. Antifúngicos ou antibacterianos

Na queilite angular, a candidíase esta muitas vezes presente, mas não significa que seja a sua causa primária. No entanto, esta infecção fúngica deve ser erradicada, o que favorece a recuperação do tecido em torno da boca.

Para isso, o médico pode recomendar a aplicação de um creme ou pomada com miconazol, nistatina (Daktarin) ou clotrimazol (Canesten), 2 a 3 vezes ao dia, o uso de uma suspensão oral com nistatina (Canditrat) ou mesmo a ingestão de antifúngicos orais, como o fluconazol (Zoltec), em comprimidos.

Se houver infecção por bactérias, pode-se aplicar uma pomada com antibiótico, como o Nebacetin, com neomicina e bacitracina, ou o Bacrocin, com mupirocina, 2 a 3 vezes por dia, durante cerca de 1 a 3 semanas.

Além disso, para acabar com a boqueira, é necessário identificar a sua causa, que geralmente ocorre porque o canto da boca permanece sempre molhado, como acontece quando o bebê usa chupeta, ou com pessoas que usam prótese dentária ou aparelho para corrigir a posição dos dentes, por exemplo. Saiba quais as causas mais comuns da boqueira.

Tratamento natural

Para auxiliar no tratamento, devem ser adotados os seguintes cuidados:

  • Limpar os cantos da boca sempre que estiverem com umidade;
  • Hidratar os lábios com frequência;
  • Evitar alimentos salgados e ácidos que agridam a região.

Confira quais os alimentos ácidos que deve evitar.

Bibliografia >

  • ALMEIDA, Vanessa Galvão Vasconcelos. QUEILITE ANGULAR: SINAIS, SINTOMAS E TRATAMENTO. INTERNATIONAL JOURNAL OF DENTISTRY. 6. 2; 55-57, 2007
  • NHS FOUNDATION TRUST. Angular cheilitis. 2018. Disponível em: <https://publicdocuments.sth.nhs.uk/pil2642.pdf>. Acesso em 19 Jul 2019
  • PARK, Kelly K. et. al.. Angular Cheilitis, Part 2: Nutritional, Systemic, and Drug-Related Causes and Treatment . CUTIS®. 88. 2011
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem