Bolinhas na língua: o que pode ser (e o que fazer)

Bolinhas na língua podem surgir devido a diversas condições, como candidíase oral, aftas, HPV, deficiência de vitamina B12, papilite lingual transitória, líquen plano, amiloidose lingual, glossite ou mucocele, por exemplo.

Dependendo da causa, as bolinhas na língua podem ser acompanhadas de sintomas como dor, queimação, inchaço da língua, vermelhidão na boca ou dor de garganta.

Em muitos casos, as bolinhas na língua desaparecem espontaneamente em poucos dias. No entanto, se persistirem por mais de 15 dias, é importante consultar o clínico geral para que seja identificada a causa e indicado o tratamento adequado.

Imagem ilustrativa número 1

O que pode ser bolinhas na língua

As principais causas de bolinhas na língua são:

1. Inflamação ou irritação das papilas gustativas

As papilas gustativas são pequenas estruturas na língua responsáveis pelo paladar.

No entanto, fatores como ansiedade, consumo de alimentos muito ácidos ou quentes ou tabagismo, por exemplo, podem causar inflamação ou irritação dessas papilas. Isso pode levar ao aparecimento de pequenas bolinhas vermelhas na língua, diminuição do paladar e, em alguns casos, dor ao escovar os dentes.

O que fazer: quando as bolinhas na língua são causadas por inflamação ou irritação das papilas gustativas, é importante consultar o dentista ou clínico geral para fazer uma avaliação completa.

É recomendado também evitar alimentos que possam agravar o desconforto, como abacaxi, kiwi ou café quente.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Aftas

As aftas são pequenas bolinhas planas que podem surgir na língua e em qualquer outro lugar da boca, e que podem causar desconforto para comer e falar.

Essas lesões podem surgir devido a diversas situações, como aumento do pH da boca devido à má digestão, mordida na língua, estresse, uso de aparelhos dentários e deficiência de vitaminas. Saiba mais sobre as aftas na língua.

O que fazer: as aftas normalmente desaparecem em alguns dias. No entanto, se forem grandes ou não cicatrizarem após 15 dias, é recomendado ir ao médico para investigar a causa e determinar o tratamento mais adequado.

Leia também: 11 dicas naturais para curar aftas mais rápido tuasaude.com/5-dicas-para-curar-as-aftas

3. Candidíase oral

A candidíase oral, também conhecida por sapinho, é uma doença causada pelo aumento da proliferação do fungo na boca, levando à formação de placas e bolinhas brancas na língua e garganta.

Essa infecção é mais comum em bebês, devido ao pouco desenvolvimento do sistema imune e falta de higienização da boca após a amamentação, e em adultos que possuem o sistema imunológico comprometido.

O que fazer: ao notar a presença de placas esbranquiçadas na boca é importante ir ao médico para que possa ser iniciado o tratamento adequado.

O tratamento geralmente é feito com antifúngicos, como nistatina e miconazol. Além disso, é importante realizar corretamente a higienização bucal. Confira como escovar os dentes corretamente.

4. HPV

O HPV é uma doença sexualmente transmissível cuja manifestação clínica mais comum é o aparecimento de verrugas na região genital.

No entanto, a infecção pelo HPV pode levar ao aparecimento de feridas ou bolinhas na lateral da língua, lábios e céu da boca.

As feridas na boca podem ter o mesmo tom da pele ou possuírem cor vermelha ou branca, podendo ser semelhante à afta. Saiba mais sobre o HPV na boca.

O que fazer: ao serem identificados os primeiros sintomas do HPV, é importante ir ao médico para que possa ser iniciado o tratamento, que é feito com o uso de pomadas específicas que devem ser usadas diariamente de acordo com a orientação médica.

Leia também: 10 tratamentos para HPV (remédios, cirurgia e mais) tuasaude.com/tratamento-do-hpv

5. Deficiência de vitamina B12

A deficiência de vitamina B12 pode provocar o aparecimento de bolinhas na língua, devido à diminuição da imunidade que afeta a mucosa da boca e as células da língua.

A deficiência dessa vitamina também pode provocar outros sintomas como cansaço excessivo, palidez e fraqueza, além de, em alguns casos, falta de ar, palpitação e alterações visuais. Veja como identificar a deficiência de vitamina B12.

O que fazer: em caso de suspeita de deficiência de vitamina B12, é importante que o médico seja consultado para que seja feita uma avaliação e sejam indicados exames que ajudem a identificar a deficiência de vitamina B12 e a causa.

De forma geral, o tratamento é feito por meio da administração de injeção intramuscular de vitamina B12.

6. Papilite lingual transitória

A papilite lingual transitória é uma inflamação das papilas da língua, que causa sintomas como bolinhas na língua que doem, únicas ou múltiplas, e que podem surgir nas laterais, na ponta da língua ou topo da língua.

Outros sintomas que podem surgir são sensação de queimação ou formigamento, alterações no paladar ou boca seca.

Esses sintomas geralmente são resultado de traumas na língua, alergias alimentares, alterações hormonais ou infecções virais, entre outras causas.

O que fazer: geralmente, os sintomas desaparecem em algumas horas ou 2 a 3 dias, não sendo necessário tratamento.

No entanto, deve-se consultar o clínico geral, dentista ou pediatra, se os sintomas forem intensos, surgirem com frequência ou demorarem para desaparecer. Nestes casos, o médico pode indicar o uso de analgésicos, como paracetamol, ou enxaguantes bucais antissépticos.

7. Herpes na língua

Apesar de ser uma situação pouco comum, a herpes pode surgir na língua, causando bolinhas com bordas vermelhas ou bolhas com líquido, provocando dor e mal estar, além de inchaço.

O que fazer: de forma geral, o herpes na língua não requer tratamento, pois o sistema imune é capaz de combater o vírus sozinho.

No entanto, o médico pode prescrever antivirais como aciclovir ou valaciclovir para acelerar a recuperação.

8. Sífilis

Quando a sífilis é transmitida por meio do sexo oral, uma lesão conhecida como cancro duro pode aparecer na língua, levando ao surgimento de uma bolinha na ponta da língua.

Essa lesão pode estar localizada na ponta, nas laterais ou na superfície da língua e é contagiosa.

Um cancro duro é uma lesão, com bordas elevadas e duras e um centro transparente. Embora geralmente seja indolor, indica que a bactéria da sífilis entrou no corpo.

O que fazer: é importante consultar o urologista ou ginecologista, para que seja indicado o tratamento mais adequado, que pode ser feito com injeção de penicilina, um antibiótico cuja dose e frequência de aplicação deve ser indicada pelo médico.

9. Câncer de boca

Um dos sintomas do câncer de boca é o aparecimento de bolinhas na língua, semelhantes à afta, que podem doer, sangrar e crescer ao longo do tempo.

Além disso, também podem ser observadas manchas vermelhas ou brancas na garganta, gengiva ou língua e pequenas feridas superficiais que dificultam a mastigação e a fala. Conheça outros sintomas do câncer de boca.

O que fazer: caso os sintomas não desapareçam em 15 dias, é importante consultar o clínico geral ou dentista para que se possa fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento, que pode incluir a remoção do tumor e terapias oncológicas, por exemplo.

10. Líquen plano oral

O líquen plano oral é uma doença inflamatória crônica que pode afetar a mucosa da boca, incluindo a língua.

Geralmente, apresenta-se como manchas brancas, bolinhas ou pequenas saliências, semelhantes a redes, que causam queimação ou dor.

Essas lesões surgem devido a uma reação autoimune na qual o sistema imunológico ataca erroneamente as células da mucosa oral.

O que fazer: recomenda-se consultar o dentista ou dermatologista para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento, que pode incluir bochechos ou pomadas com corticosteroides para controlar a inflamação e aliviar o desconforto.

Leia também: Líquen plano na boca: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/liquen-plano-de-boca

11. Amiloidose lingual

A amiloidose lingual ocorre quando proteínas anormais chamadas amiloides se acumulam nos tecidos da língua, causando inchaço e formação de saliências ou bolinhas que podem dificultar a fala e a deglutição.

O que fazer: é necessário consultar um especialista, pois o tratamento dependerá da doença que causa a amiloidose.

O tratamento da amiloidose lingual pode incluir o uso de remédios, como patisiran e tafamidis meglumina, por exemplo.

Outros tratamentos para a amiloidose incluem cirurgia para retirada do local afetado pelos depósitos de proteína amiloide ou até mesmo um transplante de medula óssea ou do órgão afetado, por exemplo.

12. Glossite

A glossite é uma inflamação da língua, que pode aparecer em toda a superfície ou em áreas localizadas.

Em alguns casos, essa inflamação causa inchaço e bolinhas dolorosas na língua devido à inflamação das papilas gustativas.

A glossite pode estar relacionada com deficiências nutricionais, alergias, infecções ou reações a medicamentos.

O que fazer: a causa da glossite deve ser identificada pelo médico ou dentista. O tratamento pode incluir ajustes na dieta, suplementos vitamínicos ou medicamentos, dependendo da causa.

13. Mucocele

A mucocele é um cisto benigno que se forma quando uma glândula salivar menor fica bloqueada, acumulando saliva no seu interior. Aparece como uma bolinha macia, geralmente debaixo da língua.

As bolinhas na língua não causam dor, mas podem crescer ou se romper e, às vezes, reaparecer no mesmo local.

O que fazer: na maioria dos casos, esses cistos desaparecem sozinhos. No entanto, se persistirem, o médico ou dentista pode recomendar a realização de uma pequena cirurgia para remover a glândula afetada.

Vídeos relacionados

Herpes - Alimentação para curar a ferida e prevenir a infecção

03:27 | 769.297 visualizações

Como eliminar AFTA rapidamente

02:53 | 3.587.062 visualizações

VITAMINA B12: para que serve, sintomas de falta, onde encontrar na natureza e suplementação

06:53 | 1.162.375 visualizações