Bepantol: para que serve e como usar

Atualizado em fevereiro 2024

Bepantol é um creme ou pomada indicado para a hidratação profunda da pele, nos casos de assadura de bebês, cicatrização de tatuagem, ressecamento da pele, dermatites ou estrias na gravidez, por exemplo.

Essa pomada pois possui pró-vitamina B5, também conhecida como dexpantenol, que acelera o processo de regeneração e reparação celular, além de proteger e aumentar a hidratação da pele.

O Bepantol está disponível em farmácias ou drogarias na forma de creme, solução, protetor labial e regenerador labial, com os nomes Bepantol derma, Bepantol baby, Bepantol Mamy ou Bepantol sensicalm, por exemplo, e deve ser usado com orientação médica.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Bepantol é normalmente indicado para:

  • Assaduras no bebê;
  • Dermatites;
  • Dermatoses;
  • Ressecamento da pele;
  • Fissuras ou rachaduras na pele;
  • Ictiose vulgar;
  • Hiperqueratose da palma das mãos ou sola dos pés;
  • Cicatrização de tatuagens;
  • Hidratação dos lábios.

O Bepantol ajuda a hidratar e regenerar profundamente a pele, podendo ser usados em diferentes regiões do corpo, como rosto, pescoço, mãos, joelhos, cotovelos, calcanhares, cutículas ou pés, por exemplo.

Além disso, dependendo da formulação, o Bepantol também pode conter substâncias que estimulam a produção de colágeno, acelerando a cicatrização e ajudando a aliviar a inflamação em casos de pequenas queimaduras ou irritação da pele.

No caso de gestantes,  existe uma formulação específica do Bepantol, que pode ser indicada para ajudar a prevenir estrias durante a gravidez ou no pós parto.

Como usar

A forma de usar o Bepantol varia de acordo com a sua formulação, sendo as principais:

1. Bepantol derma creme

O Bepantol creme é um hidratante que pode ser usado em várias regiões do corpo, principalmente aquelas que necessitam de uma hidratação intensa, como os pés, calcanhares, cutículas, cotovelos e joelhos, evitando a descamação e promovendo a renovação natural da pele. Também pode ser usado em tatuagens.

Além da pró-vitamina B5, o Bepantol derma creme também tem na sua composição vitamina E, lanolina e óleo de amêndoas doces, que nutrem e hidratam intensamente a pele.

O Bepantol derma creme pode ser aplicado na pele da região afetada 1 ou mais vezes ao dia, conforme orientação do médico.

2. Bepantol baby creme

A pomada Bepantol baby creme, pode ser usada para assaduras ou dermatites, pois ajuda a proteger, hidratar e regenerar a pele do bebê, evitando a piora e melhorando as lesões causadas pelo uso contínuo da fralda.

Esta pomada deve ser usada sempre que a fralda for trocada e continuamente. Também pode ser usada durante a amamentação, quando ocorrem fissuras nos mamilos.

Além da pró-vitamina B5, os produtos Bepantol baby contêm lanolina e óleo de amêndoas, que ajudam a regenerar a pele de dentro para fora.

3. Bepantol derma solução

O Bepantol derma solução é ideal para hidratar a pele diariamente, porque é muito fácil de aplicar e é rapidamente absorvido, sendo que a pessoa possa vestir-se logo em seguida e sinta-se confortável.

A solução de Bepantol derma pode ser aplicada sobre a pele sempre que necessário.

4. Bepantol derma toque seco

O Bepantol derma toque seco, na forma de creme, possui uma grande quantidade de dexpantenol na sua composição, tendo uma ação intensa hidratante e regeneradora da pele, e ao mesmo tempo é oil-free, o que significa que não tem óleo na sua composição, podendo ser usado em peles mistas e oleosas, devido à sua textura suave e leve.

Esse creme é ideal para usar em áreas que precisam de uma hidratação rápida como rosto, pescoço, mãos e tatuagens e pode ser usado a qualquer hora do dia.

5. Bepantol derma labial

O Bepantol derma labial está disponível na forma de protetor labial e regenerador labial, que devem ser usados apenas nos lábios.

O protetor labial deve ser aplicado conforme necessidade ou a cada 2 horas, em caso de exposição solar prolongada, pois fornece uma hidratação intensa e prolongada devido a componentes como a vitamina E e a pró-vitamina B5, tem também na sua composição proteção solar FPS 30 contra os raios UVA e UVB. 

O regenerador labial pode ser aplicado conforme for necessário, tendo também tem na sua composição vitamina E e pró-vitamina B5, exercendo uma ação hidratante, reparadora e regeneradora.

6. Bepantol sensicalm

O Bepantol sensicalm loção é indicado para peles secas ou sensíveis, pois possui prebióticos e outros agentes hidratantes como vitamina B3, ceramidas e glicerina, que fornecem uma hidratação profunda e de longa duração, além de restaurar a barreira de proteção da pele e proteger contra o ressecamento.

Essa loção deve ser aplicada sobre a pele limpa e seca, 1 vez ao dia, podendo-se reaplicar sempre que necessário.

7. Bepantol mamy creme antiestrias

O Bepantol mamy creme antiestrias é indicado para a prevenção da formação de estrias durante a gravidez e no pós parto.

Para usar o Bepantol mamy creme antiestrias, deve-se aplicar e creme na pele da barriga, pernas ou região lombar, que são mais propensas a desenvolver estrias na gravidez, 1 vez pela manhã e 1 vez à noite. É importante massagear suavemente a pele.

É recomendado que o uso do creme seja feito após o parto até a recuperação total da pele. 

O Bepantol mamy creme antiestrias possui na sua fórmula o dexpantenol e a glicerina, que ajudam a hidratar profundamente a pele, promovendo sua maciez e elasticidade.

Além disso, esse creme possui Centella asiática na sua composição que ajuda a estimular a formação de colágeno pela pele, melhorando sua firmeza, o que ajuda a evitar o surgimento de estrias.

Conheça outros cremes e pomadas que podem ser usados como alternativa ao Bepantol.

Possíveis efeitos colaterais

O Bepantol normalmente é bem tolerado para a maioria das pessoas, no entanto, embora seja raro pode causar reações alérgicas em pessoas mais sensíveis.

Nesses casos, deve-se interromper o uso do Bepantol e consultar o dermatologista.

Quem não deve usar

O Bepantol não deve ser usado por pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes presentes na fórmula.

Além disso, durante a gravidez e amamentação, o Bepantol só deve ser usado se recomendado pelo médico.