Bepantol: para que serve e como usar

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
setembro 2022

O Bepantol é um creme ou pomada indicado para a hidratação profunda da pele, nos casos de assadura de bebês, cicatrização de tatuagem, ressecamento da pele, dermatites ou estrias na gravidez, pois possui substâncias na sua composição, como a pró-vitamina B5, também conhecida como dexpantenol, que acelera o processo de regeneração e reparação celular, além de proteger e aumentar a hidratação da pele.

Além disso, dependendo da formulação, o Bepantol também pode conter substâncias que estimulam a produção de colágeno, aceleram a cicatrização e ajudam a aliviar a inflamação em casos de pequenas queimaduras ou irritação da pele.

O Bepantol está disponível em farmácias ou drogarias na forma de creme, solução, protetor labial e regenerador labial, com os nomes Bepantol derma, Bepantol baby, Bepantol Mamy ou Bepantol sensicalm, por exemplo, e deve ser usado com orientação médica.

Para que serve

O Bepantol é normalmente indicado para:

  • Assaduras no bebê;
  • Dermatites;
  • Dermatoses;
  • Ressecamento da pele;
  • Fissuras ou rachaduras na pele;
  • Ictiose vulgar;
  • Hiperqueratose da palma das mãos ou sola dos pés;
  • Cicatrização de tatuagens;
  • Hidratação dos lábios.

Os produtos da linha Bepantol ajudam a hidratar e regenerar profundamente a pele, podendo ser usados em diferentes regiões do corpo, como rosto, pescoço, mãos, joelhos, cotovelos, calcanhares, cutículas ou pés, por exemplo, dependendo do tipo de formulação.

Além disso, existe uma formulação específica para gestantes, que pode ser indicada para ajudar a prevenir estrias durante a gravidez ou no pós parto.

Como usar

A forma de usar o Bepantol varia de acordo com a sua formulação, sendo as principais:

1. Bepantol derma creme

O Bepantol creme é um hidratante que pode ser usado em várias regiões do corpo, principalmente aquelas que necessitam de uma hidratação intensa, como os pés, calcanhares, cutículas, cotovelos e joelhos, evitando a descamação e promovendo a renovação natural da pele. Também pode ser usado em tatuagens.

Além da pró-vitamina B5, o Bepantol derma creme também tem na sua composição vitamina E, lanolina e óleo de amêndoas doces, que nutrem e hidratam intensamente a pele.

O Bepantol derma creme pode ser aplicado na pele da região afetada 1 ou mais vezes ao dia, conforme orientação do médico.

2. Bepantol baby creme

A pomada Bepantol baby creme, pode ser usada para assaduras ou dermatites, pois ajuda a proteger, hidratar e regenerar a pele do bebê, evitando a piora e melhorando as lesões causadas pelo uso contínuo da fralda. Esta pomada deve ser usada sempre que a fralda for trocada e continuamente. Também pode ser usada durante a amamentação, quando ocorrem fissuras nos mamilos.

Além da pró-vitamina B5, os produtos Bepantol baby contêm lanolina e óleo de amêndoas, que ajudam a regenerar a pele de dentro para fora.

3. Bepantol derma solução

O Bepantol derma solução é ideal para hidratar a pele diariamente, porque é muito fácil de aplicar e é rapidamente absorvido, sendo que a pessoa possa vestir-se logo em seguida e sinta-se confortável. Este produto pode ser aplicado sobre a pele sempre que necessário.

4. Bepantol derma toque seco

O Bepantol derma toque seco, na forma de creme, possui uma grande quantidade de dexpantenol na sua composição, tendo uma ação intensa hidratante e regeneradora da pele, e ao mesmo tempo é oil-free, o que significa que não tem óleo na sua composição, podendo ser usado em peles mistas e oleosas, devido à sua textura suave e leve.

Esse creme é ideal para usar em áreas que precisam de uma hidratação rápida como rosto, pescoço, mãos e tatuagens e pode ser usado a qualquer hora do dia.

5. Bepantol derma labial

O Bepantol derma labial está disponível em protetor labial e regenerador labial.

O protetor labial, além de fornecer uma hidratação intensa e prolongada devido a componentes como a vitamina E e a pró-vitamina B5, tem também na sua composição proteção solar FPS 30 contra os raios UVA e UVB. Este produto deve ser aplicado conforme necessidade ou a cada 2 horas, em caso de exposição solar prolongada.

O regenerador labial também tem na sua composição vitamina E e pró-vitamina B5, exercendo uma ação hidratante, reparadora e regeneradora, podendo ser aplicado conforme for necessário.

6. Bepantol sensicalm

O Bepantol sensicalm loção é indicado para peles secas ou sensíveis, pois possui prebióticos e outros agentes hidratantes como vitamina B3, ceramidas e glicerina, que fornecem uma hidratação profunda e de longa duração, além de restaurar a barreira de proteção da pele e proteger contra o ressecamento.

Essa loção deve ser aplicada sobre a pele limpa e seca, 1 vez ao dia, podendo-se reaplicar sempre que necessário.

7. Bepantol mamy creme antiestrias

O Bepantol mamy creme antiestrias é indicado para a prevenção da formação de estrias durante a gravidez e no pós parto. Esse creme possui na sua fórmula o dexpantenol e a glicerina, que ajudam a hidratar profundamente a pele, promovendo sua maciez e elasticidade.

Além disso, esse creme possui Centella asiática na sua composição que ajuda a estimular a formação de colágeno pela pele, melhorando sua firmeza, o que ajuda a evitar o surgimento de estrias.

Para usar o Bepantol mamy creme antiestrias, deve-se aplicar e creme na pele da barriga, pernas ou região lombar, que são mais propensas a desenvolver estrias na gravidez, 1 vez pela manhã e 1 vez à noite. É importante massagear suavemente a pele.

É recomendado que o uso do creme seja feito após o parto até a recuperação total da pele. 

Conheça outros cremes e pomadas que podem ser usados como alternativa ao Bepantol.

Quem não deve usar

O Bepantol não deve ser usado por pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes presentes na fórmula.

Além disso, durante a gravidez e amamentação, o Bepantol só deve ser usado se recomendado pelo médico.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em setembro de 2022.

Bibliografia

  • GORSKI, J.; et al. Dexpanthenol in Wound Healing after Medical and Cosmetic Interventions (Postprocedure Wound Healing). Pharmaceuticals (Basel). 13. 7; 138, 2020
  • CHO, Y. S.; et al. Use of Dexpanthenol for Atopic Dermatitis-Benefits and Recommendations Based on Current Evidence. J Clin Med. 11. 14; 3943, 2022
Mostrar bibliografia completa
  • PROKSCH, E.; et al. Dry skin management: practical approach in light of latest research on skin structure and function. J Dermatolog Treat. 31. 7; 716-722, 2020
  • LAFFLEUR, F.; et al. Impact of Surfactants on Skin Penetration of Dexpanthenol. Curr Drug Deliv. 15. 3; 351-356, 2018
  • BAYER. Bepantol. 2021. Disponível em: <https://www.bepantol.com.br/>. Acesso em 19 set 2022
  • GORSKI, J.; et al. Dexpanthenol in Wound Healing after Medical and Cosmetic Interventions (Postprocedure Wound Healing). Pharmaceuticals (Basel). 13. 7; 138, 2020
  • PROKSCH, E.; et al. Topical use of dexpanthenol: a 70th anniversary article. J Dermatolog Treat. 28. 8; 766-773, 2017
  • EBNER, F.; et al. Topical use of dexpanthenol in skin disorders. Am J Clin Dermatol. 3. 6; 427-33, 2002
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • O que comer para uma TATUAGEM perfeita

    05:34 | 132972 visualizações
  • Segredos para uma pele bonita e saudável | Tatiana Zanin

    07:21 | 58074 visualizações
  • Como ter uma PELE PERFEITA | com @Bruna Vieira

    14:28 | 66711 visualizações
  • ALIMENTOS QUE ACELERAM A CICATRIZAÇÃO

    02:38 | 822953 visualizações
  • 5 ALIMENTOS para ter uma PELE FIRME e HIDRATADA

    03:23 | 485516 visualizações