Bepantol: para que serve e como usar

Os produtos da linha Bepantol, se caracterizam por ter na sua composição a pró-vitamina B5, também conhecida como dexpantenol, que acelera o processo de regeneração e reparação celular, protege e aumenta a hidratação da pele, estimula a produção de colágeno, acelera a cicatrização e ajuda a aliviar a inflamação em casos de pequenas queimaduras ou irritação da pele.

O Bepantol está disponível em farmácias ou drogarias na forma de creme, solução, protetor labial e regenerador labial, com os nomes Bepantol derma, Bepantol baby ou Bepantol sensicalm, por exemplo.

Bepantol: para que serve e como usar

1. Bepantol derma creme

O Bepantol creme é um hidratante que pode ser usado em várias regiões do corpo, principalmente aquelas que necessitam de uma hidratação intensa, como os pés, calcanhares, cutículas, cotovelos e joelhos, evitando a descamação e promovendo a renovação natural da pele. Também pode ser usado em tatuagens.

Além da pró-vitamina B5, o Bepantol derma creme também tem na sua composição vitamina E, lanolina e óleo de amêndoas doces, que nutrem e hidratam intensamente a pele.

O Bepantol derma creme pode ser aplicado na pele da região afetada 1 ou mais vezes ao dia, conforme orientação do médico.

2. Bepantol baby creme

A pomada Bepantol baby creme, pode ser usada para assaduras ou dermatites, pois ajuda a proteger, hidratar e regenerar a pele do bebê, evitando a piora e melhorando as lesões causadas pelo uso contínuo da fralda. Esta pomada deve ser usada sempre que a fralda for trocada e continuamente. Também pode ser usada durante a amamentação, quando ocorrem fissuras nos mamilos.

Além da pró-vitamina B5, os produtos Bepantol baby contêm lanolina e óleo de amêndoas, que ajudam a regenerar a pele de dentro para fora.

3. Bepantol derma solução

O Bepantol derma solução é ideal para hidratar a pele diariamente, porque é muito fácil de aplicar e é rapidamente absorvido, sendo que a pessoa possa vestir-se logo em seguida e sinta-se confortável. Este produto pode ser aplicado sobre a pele sempre que necessário.

4. Bepantol derma toque seco

O Bepantol derma toque seco, na forma de creme, possui uma grande quantidade de dexpantenol na sua composição, tendo uma ação intensa hidratante e regeneradora da pele, e ao mesmo tempo é oil-free, o que significa que não tem óleo na sua composição, podendo ser usado em peles mistas e oleosas, devido à sua textura suave e leve.

Esse creme é ideal para usar em áreas que precisam de uma hidratação rápida como rosto, pescoço, mãos e tatuagens e pode ser usado a qualquer hora do dia.

5. Bepantol derma labial

O Bepantol derma labial está disponível em protetor labial e regenerador labial.

O protetor labial, além de fornecer uma hidratação intensa e prolongada devido a componentes como a vitamina E e a pró-vitamina B5, tem também na sua composição proteção solar FPS 30 contra os raios UVA e UVB. Este produto deve ser aplicado conforme necessidade ou a cada 2 horas, em caso de exposição solar prolongada.

O regenerador labial também tem na sua composição vitamina E e pró-vitamina B5, exercendo uma ação hidratante, reparadora e regeneradora, podendo ser aplicado conforme for necessário.

6. Bepantol sensicalm

O Bepantol sensicalm loção é indicado para peles secas ou sensíveis, pois possui prebióticos e outros agentes hidratantes como vitamina B3, ceramidas e glicerina, que fornecem uma hidratação profunda e de longa duração, além de restaurar a barreira de proteção da pele e proteger contra o ressecamento.

Essa loção deve ser aplicada sobre a pele limpa e seca, 1 vez ao dia, podendo-se reaplicar sempre que necessário.

Conheça outros cremes e pomadas que podem ser usados como alternativa ao Bepantol.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • EBNER, F.; et al. Topical use of dexpanthenol in skin disorders. Am J Clin Dermatol. 3. 6; 427-33, 2002
  • PROKSCH, E.; et al. Topical use of dexpanthenol: a 70th anniversary article. J Dermatolog Treat. 28. 8; 766-773, 2017
  • GORSKI, J.; et al. Dexpanthenol in Wound Healing after Medical and Cosmetic Interventions (Postprocedure Wound Healing). Pharmaceuticals (Basel). 13. 7; 138, 2020
Mais sobre este assunto: