Benzocaína

março 2015

A benzocaína é um anestésico local de absorção rápida, usada como calmante para dores, que pode ser aplicado na pele ou mucosas.

A benzocaína, pode ser usada em soluções orais, spray, pomada e pastilhas e é produzida pelo laboratório Farmoquímica ou Boehringer Ingelheim, por exemplo.

Preço da Benzocaína

O preço da Benzocaína varia entre 6 e 20 reais e depende da formula, da quantidade e do laboratório.

Indicações da Benzocaína

A benzocaína é um anestésico de aplicação tópica que pode ser usado na garganta, gengiva, vagina e pele.

Este componente está habitualmente presente em muitos medicamentos indicados para o tratamento de irritações e dores orofaríngeas de origem infecciosa ou em pequenas cirurgias à pele, assim como em casos de amidalite, faringite, laringite, gengivite, estomatite, angina de Vincent e afta.

Modo de uso da Benzocaína

  • Adultos e crianças com mais de 6 anos: deve-se aplicar sobre a zona, que se deseja anestesiar, até 4 vezes por dia;
  • Crianças entre os 2 e os 6 anos de idade, doentes debilitados e idosos: aplicar sobre a zona, que se deseja anestesiar, até duas ou três vezes por dia, pois podem ser mais sensíveis à toxicidade.

Quando a aplicação é para fins de odontologia, gastroenterologia e otorrinolaringologia, deve-se aplicar uma pequena quantidade do gel, no local que se deseja anestesiar.

Em ginecologia, obstetrícia e dermatologia deve-se assegurar uma absorção mais profunda e, por isso, deve-se efetuar várias aplicações, esperando cerca de 30 segundos depois de cada aplicação.

​Efeitos colaterais da Benzocaína

A benzocaína tem como efeitos colaterais dermatite de contacto, sensação de ardor na boca, cianose e endurecimento das mucosas.

Contra-indicações da Benzocaína

A benzocaína é contra-indicada para pacientes que apresentarem antecedentes de hipersensibilidade à benzocaína e outros anestésicos locais derivados do ácido p-aminobenzóico ou hipersensibilidade a qualquer dos excipientes do medicamento.

Além disso, não se deve aplicar nos olhos nem em crianças com menos de 2 anos e evitar o uso do gel para tratamento de grávidas, principalmente na fase inicial da gestação.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em março de 2015.
Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.