Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 benefícios de tomar sol

Tomar sol pode trazer muitos benefícios à saúde, se a exposição for de, pelo menos, 15 a 30 minutos por dia, antes das 10h da manhã e após às 16h, mas sem proteção solar. Isto porque, a exposição correta ao sol estimula a produção de vitamina D, que é essencial a diversas atividades do corpo, além de estimular a produção de melanina, prevenir doenças e aumentar o bem estar.

Assim, os principais benefícios do sol incluem:

1. Produção de Vitamina D

A exposição ao sol é a principal forma de produção de vitamina D pelo corpo, que é essencial de várias maneiras ao corpo, como:

  • Aumenta os níveis de cálcio no organismo, o que é importante para o fortalecimento de ossos e articulações;
  • Ajuda a prevenir a formação de doenças como osteoporose, doenças cardíacas, auto-imunes, diabetes e o câncer, principalmente no cólon, mama, próstata e ovários, pois reduz os efeitos da transformação das células;
  • Previne doenças auto-imunes, como artrite reumatóide, doença de crohn e esclerose múltipla, pois ajuda a regular a imunidade.

A produção de vitamina D pela exposição ao sol é maior e traz mais benefícios ao longo do tempo do que a suplementação oral, por meio de comprimidos.

Veja como tomar sol de forma eficaz para produzir vitamina D

5 benefícios de tomar sol

2. Diminui o risco de depressão

A exposição ao sol aumenta a produção de endorfina pelo cérebro, substância antidepressiva natural, que promove sensação de bem-estar e aumenta os níveis de alegria.

Além disto, a luz solar estimula a transformação da melatonina, hormônio produzido durante o sono, em serotonia, que é importante para o bom humor.

3. Melhora a qualidade do sono

A luz do sol ajuda a regular o ciclo do sono, que é quando o corpo compreende que está na hora de dormir ou de ficar acordado, e evita episódios de insônia ou dificuldade para pegar no sono à noite. 

4. Protege o organismo contra doenças

A exposição ao sol moderada e nos horários corretos, ajuda a regular o sistema imune, dificultando a formação e combatendo as doenças da pele relacionadas à imunidade, como psoríase, vitiligo e dermatite atópica.

5. Ficar bronzeado

Tomar sol, moderadamente, estimula a produção de melanina, que é o hormônio que dá o tom mais escuro à pele, impede a absorção de mais raios UVB, protegendo o corpo contra seus efeitos tóxicos.  

Para obter estes benefícios, não se deve tomar sol exageradamente, pois em excesso, o sol pode trazer consequências ruins, como insolação, desidratação ou câncer de pele. Além disto, para diminuir os riscos da exposição aos raios UV do sol, é recomendado o uso de protetor solar, no mínimo FPS 15, cerca de 15 a 30 minutos antes, e repor a cada 2h.

Saiba quais são as formas de tomar sol sem riscos para à saúde.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...