7 benefícios do óleo de girassol e como usar

Agosto 2021

O óleo de girassol é um óleo de origem vegetal, já que é obtido por meio da prensagem a frio da semente de girassol. Por isso, é rico em vitamina E, que é um excelente antioxidante, além de e ômegas 3, 6 e 9.  Assim, devido a sua composição, o óleo de girassol possui propriedade antioxidante, calmante da pele, anti-inflamatória e cicatrizante. Os principais benefícios do óleo de girassol para a saúde são:

  1. Protege as células do corpo, já que é rico em vitamina E;
  2. Ajuda na formação de hormônios importantes para o bom funcionamento do organismo;
  3. Combate problemas degenerativos;
  4. Melhora a saúde cardiovascular;
  5. Ajuda a controlar o colesterol no sangue;
  6. Previne o envelhecimento precoce;
  7. Promove a hidratação da pele e cabelos, quando aplicado diretamente.

Apesar desses benefícios, o óleo de girassol é uma gordura que tem muitas calorias e, por isso, tem que ser consumido com moderação, sendo recomendado acrescentar 2 colheres de sopa de óleo de girassol a pratos salgados, como massas e ensopados, sempre depois de prontos.

7 benefícios do óleo de girassol e como usar

Como usar

O óleo de girassol pode ser usado em receitas, no momento do preparo dos alimentos ou para temperar saladas ou outros alimentos frios. No entanto, caso seja consumido o óleo de girassol sem conservantes, é importante que não seja muito aquecido, pois nesse caso é possível haver a degradação dos componentes do óleo.

Além de poder ser na alimentação, o óleo de girassol pode também ser inserido em produtos para cabelo ou para a pele, pois assim é possível aproveitar os benefícios desse óleo. Além disso, pode também ser usado para a produção de sabonetes.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: