Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 principais benefícios do futebol para a saúde

Jogar futebol é considerado um exercício completo, porque os movimentos intensos e variados através de corridas, chutes e giros, ajudam a manter o corpo sempre saudável, sendo uma ótima opção também para mulheres, porque ajuda na prevenção da osteoporose e sintomas da TPM. 

Este esporte é uma excelente forma de perder peso e manter a boa forma, também combate o estresse e ansiedade, além de melhorar o convívio social, evitando casos de obesidade infantil e depressão. Para alcançar todos os benefícios, é recomendado praticar o futebol por, pelo menos, 30 minutos, duas a três vezes por semana. 

7 principais benefícios do futebol para a saúde

1. Ajuda a emagrecer

Durante o jogo de futebol o corpo inteiro precisa trabalhar em conjunto, e isso leva a um grande gasto de calorias. A necessidade de movimentação constante faz com que ocorra uma grande queima de gordura, sendo possível perder, em média, 250 calorias a cada 30 minutos. 

Além disto, devido ao intenso trabalho do corpo, o futebol acelera o metabolismo, o que faz a queima de calorias durar por muitas horas após o jogo. 

2. Aumenta a massa muscular 

Durante a prática do futebol, diversos grupos de músculos tanto dos membros superiores, membros inferiores e abdome são usados constantemente, o que causa o crescimento e multiplicação de suas fibras musculares. Desta forma, ao longo do tempo, os praticantes desenvolvem músculos maiores e mais fortes.  

A associação do esporte com a musculação, duas ou três vezes por semana, torna ainda mais eficiente o fortalecimento e ganho de massa muscular. 

Confira no vídeo a seguir mais dicas para aumentar a massa muscular:

3. Ajuda a baixar a pressão alta

Jogar futebol regularmente é um excelente método para ajudar no controle da pressão arterial, porque, assim como outros esportes que exigem a movimentação do corpo, melhora o funcionamento do coração, da circulação e fluxo sanguíneo. Desta forma, este esporte previne doenças causadas pela pressão alta, como AVC ou infarto.

Além do sistema cardiovascular, a prática do futebol estimula vários sistemas do copo e ativa seu funcionamento, melhorando a digestão, imunidade, respiração, e previne sérias doenças como diabetes, colesterol alto e até mesmo o câncer. 

Conheça outras estratégias para baixar a pressão alta naturalmente.

4. Fortalece os ossos

A quantidade de cálcio nos ossos de quem pratica futebol é maior em relação aos que que não fazem atividades físicas. O grande estímulo ao corpo diminui a perda de cálcio dos ossos, e estes ficam mais fortalecidos. 

Desta forma, este esporte ajuda a prevenir a osteoporose, doença que é muito comum em idosos e mulheres após a menopausa. 

5. Reduz do risco de quedas e fraturas

Os dribles e passos fazem com que as pessoas que praticam o futebol tenham uma melhor flexibilidade, agilidade e reflexos. Desta forma, o equilíbrio melhora significativamente, resultando em um menor risco de quedas e fraturas ósseas.  

7 principais benefícios do futebol para a saúde

6. Diminui as chances de estresse e depressão

Além da liberação de hormônios que trazem bem-estar, como endorfina e serotonina, jogar futebol traz benefícios por estimular o espírito de equipe e trabalho em grupo, já que precisa haver sempre contato com outras pessoas e amigos. Por esses motivos, além de ser fácil e divertido, a prática deste esporte diminui a sensação de estresse ou tristeza, sendo um excelente aliado para prevenção e tratamento da ansiedade e depressão. 

Por esses motivos, para as mulheres, a prática do futebol é um ótimo remédio contra sintomas da TPM.

7. Previne o surgimento do Alzheimer

A prática do futebol faz com que as pessoas tenham reações mais rápidas, e desenvolvam funções do cérebro como concentração, atenção e raciocínio. Desta forma, o cérebro fica mais ativo e evita as chances de desenvolver doenças cerebrais e demências, como a de Alzheimer. 

Entenda os riscos de jogar futebol

Antes de começar a praticar o futebol, é importante fazer uma avaliação médica, principalmente da função cardíaca para verificar problemas como arritmias cardíacas que, quando não identificadas, podem causar risco de vida.

Além disso, para praticar o futebol, são necessários alguns cuidados para se evitar malefícios, como:

  1. Lesões em músculos e ossos: Isto pode acontecer em casos de movimentos bruscos sem um alongamento prévio adequado;
  2. Traumas: Como é um esporte de muito contato físico com outras pessoas, deve haver muito cuidado com lesões causadas por impacto com outras pessoas ou objetos, que podem ser contusões, fraturas ou até hemorragias;
  3. Desgaste das articulações: A prática muito exagerada e sem orientação de algum profissional pode fazer com que o corpo seja exigido em excesso, e ocorra um desgaste da cartilagem que forma as articulações. 

Pode-se ver que os benefícios superam, em muito, os malefícios da prática do futebol, mas é aconselhado alongar antes ou depois do treino e, de preferência, ter o acompanhamento de um profissional, fazem com que jogar futebol seja um excelente remédio para a saúde e bem-estar.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...