Pitanga: 11 benefícios, receitas e como fazer o chá

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
março 2022

A pitanga é uma fruta que possui muitos nutrientes como vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, ferro e compostos fenólicos como flavonóides, carotenóides e antocianinas com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas e anti-hipertensivas, que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, nos sintomas de artrite e gota, nos problemas respiratórios e no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, por exemplo.

Esta fruta ajuda a manter a pele saudável e bonita e a boa visão, além de ser muito útil para ajudar a emagrecer porque tem poucas calorias, é nutritiva e tem ação diurética, reduzindo o inchaço do corpo.

A pitanga pode ser consumida na sua forma natural ou utilizada em doces, geleias, sorvetes e refrescos. A época desta fruta no Brasil é entre outubro e janeiro e pode ser encontrada na forma natural ou em polpa congelada nos supermercados.

Os principais benefícios da pitanga são:

1. Protege contra doenças cardiovasculares

Os polifenóis e a vitamina C, presentes na pitanga, têm ação antioxidante que ajudam reduzir os danos nas células, mantendo os vasos sanguíneos saudáveis, melhorando o funcionamento das artérias e, por isso, ajudam a proteger contra doenças cardiovasculares como infarto, insuficiência cardíaca e derrame cerebral.

Além disso, a propriedade diurética da pitanga também ajuda a controlar a pressão sanguínea, essencial para o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

2. Combate a artrite e a gota

Devido aos seus efeitos antiinflamatórios e antioxidantes, a pitanga pode reduzir o estresse oxidativo e a inflamação das articulações, prevenindo ou diminuindo os sintomas de artrite e da gota como inchaço, inflamação, dor ou rigidez nas articulações.

3. Melhora a saúde dos olhos

A pitanga melhora a saúde dos olhos por possuir vitamina A que age aumentando a proteção dos olhos e evitando o surgimento de problemas como olhos secos ou cegueira noturna.

4. Melhora a qualidade da pele

A pitanga tem vitamina C e A que são antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres que causam envelhecimento da pele. A vitamina C também age aumentando a produção de colágeno que é importante para combater a flacidez, as rugas e as linhas de expressão, melhorando a qualidade e o aspecto da pele.

Além disso, a vitamina A protege a pele dos danos provocados pelos raios solares que causam envelhecimento precoce da pele.

5. Combate problemas respiratórios

Os antioxidantes da pitanga, como a vitamina C, carotenóides e polifenóis, estão relacionados com a melhora da asma e da bronquite, principalmente quando o óleo essencial extraído das folhas da pitanga é usado para fazer a vaporização.

6. Elimina fungos e bactérias

Alguns estudos mostram que o óleo essencial das folhas da pitanga tem propriedades antimicrobianas, sendo capaz de eliminar fungos, principalmente os fungos de pele, como a Candida sp. e bactérias como:

  • Escherichia coli que causa infecção urinária;
  • Staphylococcus aureus que causam infecções pulmonares, de pele e ósseas;
  • Listeria monocytogenes que pode causar infecções intestinais;
  • Streptococcus que causam infecções de garganta, pneumonia e meningite.

Além disso, o extrato das folhas da pitanga tem ação antiviral contra o vírus influenza que pode causar gripe.

7. Reduz o inchaço

A pitanga tem propriedades diuréticas, aumentando a eliminação e reduzindo a retenção de líquidos, podendo ser usada para ajudar a reduzir o inchaço em todo o corpo.

8. Ajuda a emagrecer

A pitanga tem poucas calorias, cada unidade da fruta tem aproximadamente 2 calorias, o que pode ajudar em dietas de emagrecimento. Além disso, suas propriedades diuréticas diminuem o inchaço do corpo por aumentar a eliminação de líquidos.

9. Fortalece o sistema imune

A pitanga é rica em nutrientes como as vitaminas A, B e C, que melhoram a resposta das células de defesa essenciais para prevenir e combater infecções e, por isso, a pitanga ajuda a fortalecer o sistema imune.

10. Auxilia no combate ao câncer

Alguns estudos em laboratório usando células do câncer de mama mostram que os polifenóis da pitanga podem ajudar a diminuir a proliferação e aumentar a morte de células desse tipo de câncer. Entretanto, ainda são necessários estudos em humanos que comprovem esse benefício.

11. Combate a diarreia

As folhas da pitangueira têm propriedades adstringentes e digestivas que ajudam a combater a diarreia. Além disso, os polifenóis da pitanga contribuem para o equilíbrio da flora gastrointestinal, o que contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100 g de pitanga fresca.

Componentes

Quantidade por 100 g de pitanga

Energia

46,7 calorias

Proteínas

1,02 g

Gorduras

1,9 g

Carboidratos

6,4 g

Vitamina C

14 mg

Vitamina A (retinol)

210 mcg

Vitamina B1

30 mcg

Vitamina B2

60 mcg

Cálcio

9 mg

Fósforo

11 mg

Ferro

0,20 mg

É importante ressaltar que para obter todos os benefícios citados acima, a pitanga deve fazer parte de uma alimentação balanceada e saudável.

Como consumir

A pitanga pode ser consumida crua como sobremesa das refeições principais ou nos lanches, podendo também ser utilizada para fazer sucos, vitaminas, geleia ou bolos. Outra opção é fazer o chá de pitanga usando as folhas da pitanga.

Algumas receitas com pitanga são rápidas, fáceis de preparar e nutritivas:

Chá de pitanga

O chá de pitanga deve ser preparado com as folhas da pitanga para ajudar a combater a diarreia.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de folhas frescas de pitanga;
  • 1 L de água fervente.

Modo de preparo

Ferver a água e desligar. Adicionar as folhas da pitanga, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber até 3 xícaras por dia.

O consumo do chá de pitanga deve ser orientado pelo médico ou fitoterapeuta, não sendo indicado para pessoas que fazem tratamento para hipertensão, já que os componentes ativos da folha de pitanga pode interagir com os medicamentos anti-hipertensivos, alterando seu efeito.

Suco de pitanga

O suco de pitanga é uma excelente opção para quem quer emagrecer, pois tem poucas calorias e tem ação diurética.

Ingredientes

  • Meia xícara de pitangas frescas;
  • 100 mL de água gelada;
  • 1 colher de chá de mel.

Modo de preparo

Em um recipiente, lavar as pitangas e retirar os talinhos, depois adicionar ao liquidificador com a semente e a água gelada. Bater até que a semente solte da polpa. Coar, adicionar o mel e servir com gelo.

Mousse de pitanga

A receita de mousse de pitanga é uma excelente opção para uma sobremesa de fim de semana.

Ingredientes

  • 12 g de gelatina em pó sem sabor;
  • 400 g de iogurte grego;
  • 200 g de polpa de pitanga congelada;
  • 3 claras de ovo;
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo.

Modo de Preparo

Juntar 5 colheres de sopa de água fria à gelatina e levar ao fogo em banho-maria até dissolver e reservar. Bater no liquidificador o iogurte grego, a polpa de pitanga, meio copo de água e a gelatina dissolvida. Em uma batedeira, bater as claras com o açúcar até dobrar de volume, adicionar ao creme de pitanga e misturar delicadamente. Colocar a mousse em uma taça e levar à geladeira por cerca de 4 horas ou até ficar firme.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em março de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em março de 2022.

Bibliografia

  • CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Plantas Medicinais e Fitoterápicos. 2019. Disponível em: <http://www.crfsp.org.br/images/cartilhas/PlantasMedicinais.pdf>. Acesso em 03 nov 2021
  • SOARES, Denise Josino. Efeitos Antioxidante e Antiinflamatório da Polpa de Pitanga Roxa (Eugenia uniflora L.) sobre Células Bucais Humanas, aplicando experimentos in vitro e ex vivo. Tese de doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014. Universidade Federal do Ceará.
Mostrar bibliografia completa
  • MOURA, Gabriela Silva; et al. Eugenia uniflora L.: potential uses as a bioactive plant. Arquivos de Instituto Biológico. 85. 1-9, 2018
  • LI, Liya; et al. Eugenia jambolana Lam. Berry Extract Inhibits Growth and Induces Apoptosis of Human Breast Cancer but not Non-Tumorigenic Breast Cells. J Agric Food Chem. 57. 3; 826–831, 2009
  • EL-GHFFAR, Eman A. Abd; et al. The prophylactic effect of a Eugenia aquea extract against oxidative stress and inflammation associated with the development of arthritis in an adjuvant-induced arthritis rat model. Food & Function. 9. 6643-6651, 2018
  • SOOD, Richa; et al. Antiviral activity of crude extracts of Eugenia jambolana Lam. against highly pathogenic avian influenza (H5N1) virus. Indian J Exp Biol. 50. 3; 179-186, 2012
  • OGUNWANDE, A.; et al. Studies on the essential oils composition, antibacterial and cytotoxicity of Eugenia uniflora L. International Journal of Aromatherapy. 15. 3; 147-152, 2005
  • SOUZA, Angela Maria; et al. Traditional Uses, Phytochemistry, and Antimicrobial Activities of Eugenia Species - A Review. Planta Med. 84. 17; 1232-1248, 2018
  • BAILÃO, Elisa Flávia Luiz Cardoso; et al. Bioactive Compounds Found in Brazilian Cerrado Fruits. Int J Mol Sci. 16. 10; 23760-23783, 2015
  • ARAÚJO, Fábio Fernandes; et al. Wild Brazilian species of Eugenia genera (Myrtaceae) as an innovation hotspot for food and pharmacological purposes. Food Res Int. 121. 57-72, 2019
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Alimentação para GOTA

    05:24 | 776924 visualizações