Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Pitanga: 11 benefícios para a saúde e como consumir

A pitanga é uma fruta que possui muitos nutrientes como vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, ferro e compostos fenólicos como flavonóides, carotenóides e antocianinas com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas e anti-hipertensivas, que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, nos sintomas de artrite e gota, nos problemas respiratórios e no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, por exemplo.

Esta fruta ajuda a manter a pele saudável e bonita e a boa visão, além de ser muito útil para ajudar a emagrecer porque tem poucas calorias, é nutritiva e tem ação diurética, reduzindo o inchaço do corpo.

A pitanga pode ser consumida na sua forma natural ou utilizada em doces, geleias, sorvetes e refrescos. A época desta fruta no Brasil é entre outubro e janeiro e pode ser encontrada na forma natural ou em polpa congelada nos supermercados.

Pitanga: 11 benefícios para a saúde e como consumir

Os principais benefícios da pitanga são:

1. Protege contra doenças cardiovasculares

Os polifenóis e a vitamina C, presentes na pitanga, têm ação antioxidante que ajudam reduzir os danos nas células, mantendo os vasos sanguíneos saudáveis, melhorando o funcionamento das artérias e, por isso, ajudam a proteger contra doenças cardiovasculares como infarto, insuficiência cardíaca e derrame cerebral.

Além disso, a propriedade diurética da pitanga também ajuda a controlar a pressão sanguínea, essencial para o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

2. Combate a artrite e a gota

Devido aos seus efeitos antiinflamatórios e antioxidantes, a pitanga pode reduzir o estresse oxidativo e a inflamação das articulações, prevenindo ou diminuindo os sintomas de artrite e da gota como inchaço, inflamação, dor ou rigidez nas articulações.

Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin sobre alimentos que são bons para gota:

3. Melhora a saúde dos olhos

A pitanga melhora a saúde dos olhos por possuir vitamina A que age aumentando a proteção dos olhos e evitando o surgimento de problemas como olhos secos ou cegueira noturna.

4. Melhora a qualidade da pele

A pitanga tem vitamina C e A que são antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres que causam envelhecimento da pele. A vitamina C também age aumentando a produção de colágeno que é importante para combater a flacidez, as rugas e as linhas de expressão, melhorando a qualidade e o aspecto da pele.

Além disso, a vitamina A protege a pele dos danos provocados pelos raios solares que causam envelhecimento precoce da pele.

5. Combate problemas respiratórios

Os antioxidantes da pitanga, como a vitamina C, carotenóides e polifenóis, estão relacionados com a melhora da asma e da bronquite, principalmente quando o óleo essencial extraído das folhas da pitanga é usado para fazer a vaporização.

Pitanga: 11 benefícios para a saúde e como consumir

6. Elimina fungos e bactérias

Alguns estudos mostram que o óleo essencial das folhas da pitanga tem propriedades antimicrobianas, sendo capaz de eliminar fungos, principalmente os fungos de pele, como a Candida sp. e bactérias como:

  • Escherichia coli que causa infecção urinária;
  • Staphylococcus aureus que causam infecções pulmonares, de pele e ósseas;
  • Listeria monocytogenes que pode causar infecções intestinais;
  • Streptococcus que causam infecções de garganta, pneumonia e meningite.

Além disso, o extrato das folhas da pitanga tem ação antiviral contra o vírus influenza que pode causar gripe.

7. Reduz o inchaço

A pitanga tem propriedades diuréticas, aumentando a eliminação e reduzindo a retenção de líquidos, podendo ser usada para ajudar a reduzir o inchaço em todo o corpo.

8. Ajuda a emagrecer

A pitanga tem poucas calorias, cada unidade da fruta tem aproximadamente 2 calorias, o que pode ajudar em dietas de emagrecimento. Além disso, suas propriedades diuréticas diminuem o inchaço do corpo por aumentar a eliminação de líquidos.

9. Fortalece o sistema imune

A pitanga é rica em nutrientes como as vitaminas A, B e C, que melhoram a resposta das células de defesa essenciais para prevenir e combater infecções e, por isso, a pitanga ajuda a fortalecer o sistema imune.

Pitanga: 11 benefícios para a saúde e como consumir

10. Auxilia no combate ao câncer

Alguns estudos em laboratório usando células do câncer de mama mostram que os polifenóis da pitanga podem ajudar a diminuir a proliferação e aumentar a morte de células desse tipo de câncer. Entretanto, ainda são necessários estudos em humanos que comprovem esse benefício.

11. Combate a diarréia

As folhas da pitangueira têm propriedades adstringentes e digestivas que ajudam a combater a diarreia. Além disso, os polifenóis da pitanga contribuem para o equilíbrio da flora gastrointestinal, o que contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100 g de pitanga fresca.

Componentes

Quantidade por 100 g de pitanga

Energia

46,7 calorias

Proteínas

1,02 g

Gorduras

1,9 g

Carboidratos

6,4 g

Vitamina C

14 mg

Vitamina A (retinol)

210 mcg

Vitamina B1

30 mcg

Vitamina B2

60 mcg

Cálcio

9 mg

Fósforo

11 mg

Ferro

0,20 mg

É importante ressaltar que para obter todos os benefícios citados acima, a pitanga deve fazer parte de uma alimentação balanceada e saudável.

Como consumir

A pitanga pode ser consumida crua como sobremesa das refeições principais ou nos lanches, podendo também ser utilizada para fazer sucos, vitaminas, geleia ou bolos.

Outra opção é fazer o chá de pitanga usando as folhas da pitanga.

Algumas receitas com pitanga são rápidas, fáceis de preparar e nutritivas:

Chá de pitanga

Pitanga: 11 benefícios para a saúde e como consumir

O chá de pitanga deve ser preparado com as folhas da pitanga para ajudar a combater a diarréia.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de folhas frescas de pitanga;
  • 1 L de água fervente.

Modo de preparo

Ferver a água e desligar. Adicionar as folhas da pitanga, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber até 3 xícaras por dia.

Suco de pitanga

Pitanga: 11 benefícios para a saúde e como consumir

O suco de pitanga é uma excelente opção para quem quer emagrecer, pois tem poucas calorias e tem ação diurética.

Ingredientes

  • Meia xícara de pitangas frescas;
  • 100 mL de água gelada;
  • 1 colher de chá de mel.

Modo de preparo

Em um recipiente, lavar as pitangas e retirar os talinhos, depois adicionar ao liquidificador com a semente e a água gelada. Bater até que a semente solte da polpa. Coar, adicionar o mel e servir com gelo.

Mousse de pitanga

Pitanga: 11 benefícios para a saúde e como consumir

A receita de mousse de pitanga é uma excelente opção para uma sobremesa de fim de semana.

Ingredientes

  • 12 g de gelatina em pó sem sabor;
  • 400 g de iogurte grego;
  • 200 g de polpa de pitanga congelada;
  • 3 claras de ovo;
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo.

Modo de Preparo

Juntar 5 colheres de sopa de água fria à gelatina e levar ao fogo em banho-maria até dissolver e reservar. Bater no liquidificador o iogurte grego, a polpa de pitanga, meio copo de água e a gelatina dissolvida. Em uma batedeira, bater as claras com o açúcar até dobrar de volume, adicionar ao creme de pitanga e misturar delicadamente. Colocar a mousse em uma taça e levar à geladeira por cerca de 4 horas ou até ficar firme.

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.

Bibliografia

  • SOUZA, Angela Maria; et al. Traditional Uses, Phytochemistry, and Antimicrobial Activities of Eugenia Species - A Review. Planta Med. 84. 17; 1232-1248, 2018
  • BAILÃO, Elisa Flávia Luiz Cardoso; et al. Bioactive Compounds Found in Brazilian Cerrado Fruits. Int J Mol Sci. 16. 10; 23760-23783, 2015
  • ARAÚJO, Fábio Fernandes; et al. Wild Brazilian species of Eugenia genera (Myrtaceae) as an innovation hotspot for food and pharmacological purposes. Food Res Int. 121. 57-72, 2019
  • EL-GHFFAR, Eman A. Abd; et al. The prophylactic effect of a Eugenia aquea extract against oxidative stress and inflammation associated with the development of arthritis in an adjuvant-induced arthritis rat model. Food & Function. 9. 6643-6651, 2018
  • SOOD, Richa; et al. Antiviral activity of crude extracts of Eugenia jambolana Lam. against highly pathogenic avian influenza (H5N1) virus. Indian J Exp Biol. 50. 3; 179-186, 2012
  • OGUNWANDE, A.; et al. Studies on the essential oils composition, antibacterial and cytotoxicity of Eugenia uniflora L. International Journal of Aromatherapy. 15. 3; 147-152, 2005
  • MOURA, Gabriela Silva; et al. Eugenia uniflora L.: potential uses as a bioactive plant. Arquivos de Instituto Biológico. 85. 1-9, 2018
  • LI, Liya; et al. Eugenia jambolana Lam. Berry Extract Inhibits Growth and Induces Apoptosis of Human Breast Cancer but not Non-Tumorigenic Breast Cells. J Agric Food Chem. 57. 3; 826–831, 2009
  • SOARES, Denise Josino. Efeitos Antioxidante e Antiinflamatório da Polpa de Pitanga Roxa (Eugenia uniflora L.) sobre Células Bucais Humanas, aplicando experimentos in vitro e ex vivo. Tese de doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, 2014. Universidade Federal do Ceará.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem