Fruta-pão: 5 benefícios e como preparar (com receitas)

Novembro 2021

A fruta-pão, também conhecida por árvore-do-pão, castanheira, fruta-de-pão, fruteira-pão, pão-de-massa ou pelo nome científico Artocarpus altilis, é uma fruta que tem ótimas quantidades de flavonoides, vitamina A, nutrientes com propriedades anti-inflamatória e antioxidante, ajudando na prevenção de problemas como diabetes, câncer e pressão alta.

Além disso, a fruta-pão tem alto teor de fibras e água, ajudando na formação do bolo fecal e prevenindo a prisão de ventre. Veja outros alimentos ajudam a evitar a prisão de ventre.

A fruta-pão quando madura é macia e doce, sendo geralmente comercializada em feiras e mercados municipais. Essa fruta pode ser consumida crua, mas também pode ser cozida, frita ou assada, em preparações doces ou salgadas, como pudim, bolo ou ensopados.

Fruta-pão: 5 benefícios e como preparar (com receitas)

A fruta-pão quando consumida regularmente pode promover os seguintes benefícios à saúde:

1. Prevenir a pressão alta

Por conter boas quantidades de antioxidantes, como flavonoides e ácido gálico, a fruta-pão mantém a saúde dos vasos sanguíneos, ajudando a melhorar a circulação de sangue e controlar a pressão arterial.

Além disso, a fruta-pão tem ótimas quantidades de potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo pela urina, prevenindo a pressão alta.

2. Evitar a diabetes

A fruta-pão é rica em fibras, ajudando a equilibrar os níveis de glicose e insulina no sangue, evitando a diabetes.

Por ter boas quantidades de antioxidantes, como a vitamina C, flavonoides e taninos, a fruta-pão também melhora as funções do hormônio insulina, promovendo o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue e prevenindo a diabetes.

3. Melhorar a saúde do coração

A fruta-pão tem ótimas quantidades de antioxidantes, compostos que ajudam a combater os radicais livres, diminuindo os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, e prevenindo doenças como aterosclerose, infarto ou derrame.

4. Combater a prisão de ventre

Por conter ótimas quantidades de fibras, a fruta-pão promove a formação do bolo fecal, ajudando na eliminação das fezes.

Além disso, a fruta-pão tem ótimas quantidades de água, um componente fundamental para amolecer as fezes, combatendo a prisão de ventre.

5. Prevenir câncer

Por ter boas quantidades de flavonoides, ácido gálico e taninos, a fruta-pão tem ação antioxidante, protegendo as células saudáveis do organismo contra os radicais livres e evitando alguns tipos de câncer.

A fruta-pão engorda?

Quando consumida em excesso a fruta-pão pode engordar, pois a fruta tem boas quantidades de carboidratos.

No entanto, a fruta-pão tem menos calorias que outras frutas, como o abacate e o coco, por exemplo. Além disso, essa fruta tem ótimas quantidades de fibras, sendo uma opção interessante para controlar a fome durante as dietas de perda de peso.

Por isso, uma forma de consumir a fruta sem aumentar as calorias da dieta, é manter uma alimentação balanceada e intercalar o consumo da fruta-pão ou outros tipos de fruta.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir indica a informação nutricional de 100 g de fruta-pão crua:

Componentes

100g de fruta-pão

Energia

103 calorias

Gorduras

0,2 mg

Carboidratos

27,1 g

Proteínas

1 g

Fibras

4,9 g

Magnésio

25 mg

Vitamina C

29 mg

Fósforo

30 mg

Potássio

490 mg

Ácido fólico

14 mcg

Para se obter os benefícios da fruta-pão é importante consumir a fruta junto com uma alimentação saudável e balanceada e com a prática regular de exercícios físicos.

Como consumir a fruta-pão

Quando está madura, a fruta-pão pode ser consumida pura ou usada para preparar bolos, geleias e pudins. Já quando a fruta ainda está verde, pode ser usada em preparações salgadas, como purês, ensopados ou sopas, por exemplo.

Receitas saudáveis com a fruta-pão

Fruta-pão: 5 benefícios e como preparar (com receitas)

A fruta-pão pode ser usada em receitas saudáveis, como:

1. Bolo de fruta-pão

Ingredientes:

  • 3 xícaras de chá de fruta-pão;
  • 1 xícara de chá e açúcar mascavo;
  • 2 e ½  xícaras de leite;
  • 2 ovos;
  • 1 e ½ xícara de farinha de trigo;
  • 1 e ½ colher de sopa de manteiga;
  • 1 e ½ colher de chá de fermento em pó;
  • 5 xícaras de chá de água.

Modo de preparo:

Descascar a fruta-pão, cortar em cubos e cozinhar na água até ficar bem macia. Após amornar, colocar a fruta cozida em um liquidificador, acrescentar os ovos, o açúcar, o leite e a manteiga e bater até ficar uma massa homogênea.

Transferir a massa para uma tigela, acrescentar o fermento e mexer com uma colher com cuidado. Colocar a massa em uma forma ou tabuleiro untado com manteiga e farinha de trigo. Levar ao forno pré aquecido a 180 ºC e assar por 30 a 40 minutos. Aguardar amornar e servir.

2. Purê de fruta-pão

Ingredientes:

  • 1 fruta-pão média;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 1 colher de sopa de alho;
  • 1 colher de sopa de salsinha;
  • 1 xícara de chá de leite;
  • Pimenta a gosto;
  • 1 colher de café de sal;
  • 1 colher de sopa de azeite.

Modo de preparo:

Descascar a fruta-pão e cortar em pedaços grandes. Colocar a fruta em uma panela, cobrir com água e deixar cozinhar até ficar bem macia. Escorrer a fruta-pão, esperar amornar, amassar até virar um purê e reservar. Colocar o azeite, a metade da manteiga em uma panela e refogar o alho. Adicionar o purê, o restante dos temperos e misturar bem. Colocar o restante da manteiga e misturar até ficar um creme consistente. Servir em seguida.

3. Sorvete de fruta-pão

Ingredientes:

  • 1 fruta-pão média madura;
  • 1 caixa de creme de leite light;
  • ¾ de xícara de chá de mel.

Modo de preparo:

Lavar a fruta-pão, cortar ao meio e retirar a polpa da fruta com uma colher. Colocar a polpa da fruta, o creme de leite e o mel no liquidificador e bater até ficar uma mistura homogênea. Transferir a mistura para uma tigela e deixar refrigerar na geladeira por 2 horas. Após, bater a mistura na batedeira por 10 minutos e levar ao freezer até que esteja consistente e gelado. Servir em seguida.

Esta informação foi útil?
Atualizado por Karla S. Leal, Nutricionista - em Novembro de 2021.

Bibliografia

  • UNITED STATES DEPARTMENT OF AGRICULTURE AGRICULTURAL RESEARCH SERVICE . USDA Food Composition Database. Disponível em: <https://ndb.nal.usda.gov/ndb/search/list?home=true>. Acesso em 09 Nov 2021
  • EXOTIC FRUITS S REFERENCE GUIDE - ELSEVIER. Breadfruit—Artocarpus altilis (Parkinson) Fosberg. 2018. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780128031384000095>. Acesso em 09 Nov 2021
  • LUZURIAGA-QUICHIMBO, X, Carmen et al. Providing added value to local uses of paparahua (Artocarpus altilis) in Amazonian Ecuador by phytochemical data review. Revista Brasileira de Farmacognosia. Vol.29. 1.ed; 62-68, 2019
  • SOIFONI, Toilibou et al. Phytochemical Composition, Antibacterial Activity, and Antioxidant Properties of the Artocarpus altilis Fruits to Promote Their Consumption in the Comoros Islands as Potential Health-Promoting Food or a Source of Bioactive Molecules for the Food Industry. Foods. Vol.10. 1-22, 2021
  • BEZERRA, A, Erick et al. Biometria e características físico-químicas da fruta-pão (Artocarpus altilis). Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável. Vol.12. 1.ed; 100-104, 2017
Mais sobre este assunto: