Abricó: 6 benefícios e como consumir (com receitas)

Evidência científica

O abricó é uma fruta que oferece muitos benefícios para a saúde, como ajudar a prevenir o envelhecimento precoce, a diminuir o risco de câncer, no emagrecimento e evitar doenças cardiovasculares.

Também conhecido como abricó da amazônia, abricó-do-pará e abricó-das-antilhas, o abricó fornece estes benefícios por conter boas quantidades de fibras, flavonoides e ácido fenólico, que têm ação antioxidante, sacietogênica e hipocolesterolemiante.

O abricó (Mammea americana L.) é comum na região Norte do Brasil, possui a polpa suculenta e o sabor doce e levemente ácido, podendo ser consumido in natura ou em preparações como sucos, mousses, sorvetes, geleias, saladas ou compotas.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios do abricó são:

  1. Ajudar no emagrecimento, por conter fibras que ajudam a prolongar a saciedade, além de conter poucas calorias;
  2. Evitar a anemia, porque contém boas quantidades de vitamina C, que favorece a absorção do ferro presente nos alimentos, ajudando na formação da hemoglobina;
  3. Prevenir a prisão de ventre, já que possui fibras que estimulam os movimentos naturais do intestino e aumentam o volume das fezes;
  4. Controlar o colesterol, pois as fibras presentes no abricó ajudam diminuir a absorção de gorduras e de colesterol a nível intestinal, reduzindo a sua concentração no organismo;
  5. Prevenir o envelhecimento precoce, porque possui vitamina C e flavonoides, que protegem as células saudáveis da pele contra os danos causados pelos radicais livres;
  6. Regular os níveis de glicose no sangue, por conter fibras que reduzem a velocidade de absorção dos carboidratos, controlando a glicose e insulina;

O abricó também pode ajudar a diminuir o risco do surgimento de câncer, pois a vitamina C e os compostos bioativos, como flavonoides, cumarinas e ácido fenólico, desta fruta, têm ação antioxidante, ajudando a combater os radicais livres e prevenindo, assim, o surgimento de células cancerígenas.

Leia também: Vitamina C: para que serve, alimentos e quantidade recomendada tuasaude.com/vitamina-c

Abricó de macaco é comestível?

O abricó de macaco não é comestível, por ter um cheiro muito forte ao ser cortado, o que não o torna intragável pelos seres humanos.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g de polpa de abricó fresco:

Componentes Quantidade em 100 g de polpa de abricó
Energia 57 calorias
Proteínas 0,3 g
Gorduras 1 g
Carboidratos 13,5 g
Fibras 3,5 g
Vitamina C 16, 7 mg

Para se obter todos os benefícios do abricó, é fundamental manter uma alimentação saudável, associada a prática regular de exercícios físicos.

Como consumir

A fruta abricó pode ser consumida quando madura, na forma natural ou usada para preparar receitas como sucos, bolos, tortas, compotas, geleias e licores, por exemplo.

Embora não exista uma quantidade indicada de abricó por dia, a recomendação diária mínima de frutas é de 2 a 3 porções, o que equivale entre 160 e 240 g.

Para saber como consumir o abricó numa dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Receitas com abricó

Algumas receitas saudáveis e saborosas com abricó são:

1. Suco de abricó

Ingredientes:

  • 1 kg de polpa de abricó limpo;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador até ficar uma mistura bem homogênea. Transferir para um copo e beber em seguida, sem coar e, preferencialmente, sem adoçar.

2. Geleia de abricó

Ingredientes:

  • 400 g de polpa de abricó;
  • 200 g de açúcar;
  • 200 ml de água.
  • Suco de 1/2 limão.

Modo de preparo:

Colocar a polpa do abricó, a água, o suco de limão numa panela para cozinhar em fogo médio por cerca de 10 minutos. 

Em seguida, retirar a panela do fogo, adicionar o açúcar e dissolver bem. Retornar com a panela para o fogo médio por 8 minutos, mexendo sempre com uma colher. Por fim, colocar a mistura num recipiente de vidro bem lavado e armazenar na geladeira.

Vídeos relacionados