Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

6 benefícios da dança para o corpo

A dança é um tipo de esporte que pode ser praticado de diversas formas e em vários estilos, existindo uma modalidade diferente para quase todas as pessoas, de acordo com suas preferências.

Este esporte, além de ser uma forma de expressão criativa ainda traz muitos benefícios para o corpo e para a mente, sendo uma ótima opção para quem não gosta, ou não pode, praticar exercícios de grande impacto como futebol, tênis ou corrida, por exemplo.

Além disso, não existe limite de idade para dançar e, por isso, é uma atividade que pode ser iniciada na infância ou idade adulta e mantida até na velhice, continuando a ter vários benefícios.

6 benefícios da dança para o corpo

1. Ajuda a perder peso

A dança é um tipo de atividade aeróbica que permite queimar até 600 calorias por hora, de acordo com a velocidade e intensidade da modalidade que se está praticando. Assim, quem faz hip hop ou zumba queima mais calorias do que quem faz ballet ou dança do ventre:

Tipo de dançaCalorias gastas em 1 hora
Hip hop350 a 600 calorias
Dança de salão200 a 400 calorias
Ballet350 a 450 calorias
Dança do ventre250 a 350 calorias
Zumba300 a 600 calorias
Jazz200 a 300 calorias

Além disso, como é uma atividade divertida, a dança torna o processo de emagrecimento menos aborrecido, ajudando as pessoas a manter um plano regular de fazer exercício durante a semana.

2. Estimula a memória

Dançar é um tipo de atividade que necessita de uma boa capacidade de memória, não só para decorar esquemas, mas também para lembrar como cada passo é feita na perfeição. Assim, esta é um boa opção para quem precisa estimular sua memória, pois ao longo do tempo vai se tornando mais fácil decorar novos passos e esquemas.

Como envolve muita atividade cerebral, a dança também ajuda a evitar a deterioração das células nervosas do cérebro, podendo melhorar o envelhecimento e evitar o surgimento de demência ou doenças como Alzheimer.

3. Melhora a postura e flexibilidade

A má postura, que, normalmente, se desenvolve no trabalho por ficar muito tempo sentado ao computador, pode ser responsável por muito tipos de dor nas costas, pois provoca pequenas alterações na coluna. Nestes casos, a dança pode ser bastante benéfica, uma vez que, para dançar, é preciso manter uma boa postura com a coluna reta, contrariando as alterações que surgem no trabalho.

Já estilos de dança que têm passos com pontapés altos ou figuras muito complicadas, como no caso das danças de salão, a dança pode ainda melhorar a flexibilidade, uma vez que ajuda a alongar os músculos e mantê-los mais relaxados.

6 benefícios da dança para o corpo

4. Reduz o estresse

Por ser uma atividade divertida, mas ao mesmo tempo complexa, a dança permite esquecer vários tipos de problemas e focar apenas no que se está fazendo. Assim, é mais fácil liberar o estresse acumulado durante o dia no trabalho ou em casa, por exemplo.

5. Evita a depressão

A maior parte das modalidades de dança envolve aulas onde estão presentes várias pessoas, o que aumenta a interação social e evita o isolamento que, muitas vezes, é responsável por levar à depressão.

Além disso, dançar é também muito divertido e trabalha o corpo e a mente, o que leva o organismo a produzir mais endorfinas, que funcionam como antidepressivos naturais, combatendo possíveis sintomas de depressão.

6. Melhora o equilíbrio

Em quase todo os tipos de dança existem passos que requerem muito equilíbrio, como rodar sobre uma perna, ficar na ponta dos pés ou manter a mesma posição por algum tempo. Este tipo de passos, ajuda a desenvolver e fortalecer um grupo de músculos de suporte que melhoram o equilíbrio durante o dia-a-dia.

Assim, existe um risco menor de quedas em atividades diárias ou de desenvolver lesões por levantar pesos.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...