Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer água alcalina e possíveis benefícios

A água alcalina é um tipo de água que possui pH superior a 7,5 e que poderia ter diversos benefícios para o organismo, como melhora do fluxo sanguíneo e do desempenho muscular, além da prevenção do desenvolvimento de câncer.

Esse tipo de água tem sido cada vez mais utilizada como opção para substituir as bebidas energéticas em treinos de alta intensidade, com o objetivo de melhorar o desempenho muscular e reduzir o cansaço durante o treino muscular, já que durante a atividade física há produção de ácido lático, que acaba por diminuir o pH do organismo.

Porém, o músculo só consegue funcionar corretamente num intervalo de pH que não deve ser inferior a 6,5 e, por isso, enquanto o ácido lático vai acumulando, há um aumento progressivo do cansaço e maior risco de lesões.

Dessa forma, a água alcalina poderia ter benefícios para a prática de atividade física, no entanto esse e outros benefícios da água alcalina ainda não são totalmente comprovados cientificamente, sendo importante que mais estudos sejam realizados para confirmar os benefícios do consumo de água alcalina.

Como fazer água alcalina e possíveis benefícios

Possíveis benefícios

Os benefícios da água alcalina ainda são bastantes discutidos, isso porque até então existem poucos estudos que trazem os seus efeitos no organismo, além de que os estudos que existem foram realizados com uma pequena amostra da população, o que pode não refletir os efeitos em um grupo maior.

Apesar disso, acredita-se que o consumo da água alcalina poderia trazer benefícios para a saúde devido ao fato dessa água ter pH semelhante ao do sangue, que é entre 7,35 e 7,45, assim acredita-se que manter o pH nessa faixa favorece os processos normais do organismo. Assim, os possíveis benefícios da água alcalina são:

  • Melhora do desempenho muscular, já que consegue eliminar melhor o excesso de ácido lático acumulado durante a atividade física, prevenindo o surgimento de cãibras e lesões musculares e diminuindo a sensação de fadiga e o tempo de recuperação após o treino;
  • Previne o envelhecimento precoce, já que poderia atuar como antioxidante;
  • Pode ajudar a tratar o refluxo, já que, de acordo com um estudo, pH da água superior a 8.8 pode desativar a pepsina, que é a enzima presente do estômago e que está relacionada com o refluxo. Por outro lado, a desativação da pepsina pode interferir diretamente no processo digestivo e, por isso, esse benefício ainda precisa ser melhor avaliado;
  • Poderia prevenir o câncer, uma vez que o ambiente mais ácido pode favorecer a diferenciação e proliferação de células malignas. Dessa forma, ao fazer com que o pH do sangue seja sempre alcalino, há menor chance de desenvolvimento de câncer, no entanto esse efeito ainda precisa de mais estudos para sua comprovação;
  • Poderia melhorar a circulação sanguínea, já que um estudo realizado com 100 pessoas demonstrou que o consumo de água alcalina é capaz de diminuir a viscosidade do sangue, o que permite com que o sangue circule no corpo de forma mais eficiente, melhorando também o fornecimento de oxigênio para os órgãos. Apesar disso, outros estudos precisam ser realizados para confirmar esse benefício.

Além disso, outros possíveis benefícios da água alcalina são melhora do sistema imunológico, melhora da aparência e hidratação da pele, auxilia no processo de perda de peso, além de poder ter benefícios para pessoas que possuem diabetes, pressão alta ou colesterol elevado. No entanto esses benefícios ainda não são comprovados cientificamente.

Como fazer água alcalina e possíveis benefícios

Quando tomar

A água alcalina pode ser consumida durante o treino com o objetivo de manter a hidratação e combater o efeito do ácido lático que vai aumentando durante o exercício, dessa forma seria possível evitar o efeito dessa substância no organismo e reduzindo o tempo de recuperação após o exercício.

Quando se faz o consumo de água alcalina com o objetivo de melhorar a performance na atividade física, a indicação é a de que a água seja consumida durante o dia para manter o organismo numa intervalo de pH alcalino, de forma a que quando se começar a treinar o organismo demore mais para ficar ácido e permita o correto funcionamento dos músculos por mais tempo.

No entanto, é importante também que a água com pH igual ou inferior a 7, pois a alcalinidade excessiva do organismo pode interferir em alguns processo, principalmente digestivos, já que o estômago funciona em pH ácido. Assim, pode haver o desenvolvimento de alguns sintomas como náuseas, vômitos, tremores das mãos, alterações musculares e confusão mental. Assim, é importante alternar o consumo dos tipos de água. 

Como fazer água alcalina

É possível fazer água alcalina de forma caseira, no entanto é importante ter atenção às proporções para evitar que a água seja excessivamente alcalina, possuindo efeitos negativos no organismo.

Para preparar a água alcalina basta misturar uma colher de café de bicarbonato de sódio em cada litro de água. Embora o valor do pH não possa ser facilmente calculado, pois varia e acordo com a região onde se vive, quanto mais básica estiver a água, melhor será o desempenho, não existindo risco pelo uso do bicarbonato de sódio.

Bibliografia >

  • WANG, Yu-lian. Preliminary observation on changes of blood pressure, blood sugar and blood lipids after using alkaline ionized drinking water. Shanghai Journal of Preventive Medicine.
  • KOUFMAN, J. A., JOHNSON, N. Potential benefits of pH 8.8 alkaline drinking water as an adjunct in the treatment of reflux disease. Ann Otol Rhinol Laryngol. Vol 121. 7 ed; 431-434, 2012
  • WEIDMAN, Joseph et al. Effect of electrolyzed high-pH alkaline water on blood viscosity in healthy adults. Journal of the International Society of Sports Nutrition. Vol 13. 2016
  • CHYCKI, Jakub. Alkaline water improves exercise-induced metabolic acidosis and enhances anaerobic exercise performance in combat sport athletes. PLOS One. Vol 13. 11 ed; 2018
  • IGNACIO, Rosa M. C.; JOO, Kyung-Bok; LEE, Kyu-Jae. Clinical Effect and Mechanism of Alkaline Reduced Water . Journal of Food and Drug Analysis. Vol 20. 1 ed; 394-397, 2012
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem