A água alcalina é uma bebida que possui pH entre 8 a 10 e que poderia promover alguns benefícios para a saúde, como aliviar os sintomas de azia, retardar a perda óssea e melhorar o desempenho físico.
Isso porque a água alcalina poderia ajudar a diminuir a acidez do estômago, melhorar a densidade óssea e ajudar na recuperação muscular após os treinos.
A água alcalina pode ser comprada em supermercados ou pode ser feita em casa. No entanto, é importante ressaltar que estudos científicos mais completos em seres humanos ainda são necessários para avaliar se a água alcalina promove benefícios à saúde.
Possíveis benefícios
Acredita-se que a água alcalina pode trazer os seguintes benefícios à saúde:
- Aliviar os sintomas de azia, porque pode neutralizar o ácido estomacal pepsina, diminuindo a acidez do estômago;
- Ajudar a retardar a perda óssea, melhorando a densidade óssea após a menopausa;
- Melhorar o desempenho físico, pois pode prevenir cãibras e lesões musculares, e diminuir a fadiga após o treino;
- Regular o sistema imunológico, pois ajuda no transporte dos glóbulos brancos, um dos compostos do sangue que são responsáveis pela defesa do organismo.
No entanto, ainda são necessários estudos científicos mais completos e em seres humanos para avaliar se a água alcalina promove esses benefícios para a saúde.
É importante lembrar que os níveis de pH do sangue não são alterados pela ingestão de bebidas ou alimentos alcalinos. Isso acontece porque o conteúdo do estômago é muito ácido, neutralizando, assim, o conteúdo alcalino.
Além disso, os rins também trabalham constantemente para manter o pH normal do sangue, que é entre 7,35 a 7,45, já que valores diferentes destes podem causar problemas graves de saúde.
Leia também: pH do sangue: valor normal, como medir e sintomas tuasaude.com/ph-do-sangueDiferença de água alcalina e água normal
A água alcalina apresenta um pH que pode variar entre 8 a 10, sendo, assim, uma bebida classificada como básica, ou alcalina.
Já a água normal geralmente possui um pH entre 7 e 8,5, sendo, por isso, considerada uma bebida neutra ou alcalina.
Como fazer água alcalina
É possível fazer água alcalina em casa, usando-se apenas água fervida ou filtrada e bicarbonato de sódio.
Para isso, basta misturar uma colher (chá) de bicarbonato de sódio em 2 litros de água, misturando bem. Colocar a bebida em uma garrafa e armazenar em local fresco ou refrigerado.
A água ionizada também pode ser feita com o uso de ionizador, um aparelho que aumenta o pH da água comum.
Assim como a água comum, a água alcalina pode ser consumida ao longo do dia. No entanto, devido à falta de estudos sobre a eficácia da água alcalina, ainda não existe uma quantidade recomendada dessa bebida por dia.
Possíveis efeitos colaterais
De modo geral, a água alcalina é considerada segura, não causando efeitos colaterais.
No entanto, a ingestão excessiva de água alcalina com pH acima de 9, pode causar má digestão, inchaço abdominal e excesso de gases.
Quem não pode consumir
Pessoas que usam medicamentos inibidores da bomba de prótons, como omeprazol, esomeprazol e pantoprazol, não devem consumir água alcalina. Isso porque esses medicamentos alteram o pH do estômago, podendo modificar os níveis de potássio no sangue, uma situação que é preocupante especialmente em pessoas com doenças renais.
A água alcalina com bicarbonato de sódio não é recomendada para mulheres grávidas ou amamentando, crianças com menos de 2 anos ou pessoas com sintomas sugestivos de alcalose metabólica ou respiratória e ou com hipocalcemia.
Além disso, pessoas que usam antibióticos doxiciclina, levofloxacino, minociclina e tetraciclina, ou anti-inflamatórios não esteroides, só devem beber a água alcalina com bicarbonato de sódio com a indicação de uma médico.