Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Benefícios da água alcalina para o treino

A água alcalina está cada vez sendo mais utilizada como opção para substituir as bebidas energéticas em treinos de alta intensidade, com o objetivo de melhorar o desempenho muscular e reduzir o cansaço durante o treino muscular.

Durante o treino intenso, na academia ou em corridas, por exemplo, as fibras musculares utilizam a glicose como fonte de energia e, nesse processo, produzem uma grande quantidade de ácido lático que diminui o pH do organismo.

Porém, o músculo só consegue funcionar corretamente num intervalo de pH que não deve ser inferior a 6,5 e, por isso, enquanto o ácido lático vai acumulando, há um aumento progressivo do cansaço e maior risco de lesões.

Benefícios da água alcalina para o treino

Principais benefícios

Ao ingerir água alcalina, o pH do sangue se mantém mais tempo dentro dos valores ideias e, por isso, os músculos conseguem eliminar melhor o excesso de ácido lático que se acumula durante a atividade e, por isso, além de melhorar o desempenho muscular, ainda ajuda a:

  • Prevenir o surgimento câimbras;
  • Evitar lesões musculares;
  • Reduzir o cansaço durante o treino;
  • Diminuir o tempo de recuperação após o treino;

Além disso, a água alcalina atua como um antioxidante natural, assim como as vitamina de uma dieta equilibrada, que além de evitar o envelhecimento precoce das células também melhora a eficiência celular e o desempenho durante o treino.

Para manter o organismo com pH alcalino é ainda possível fazer uma dieta alcalina, utilizando alimentos que mantêm o sangue num intervalo de pH ideal para o treino. Veja como pode fazer esse tipo de dieta.

Quando tomar

A ingestão de água alcalina é muito importante durante o treino para manter a hidratação e combater o efeito do ácido lático que vai aumentando com o exercício.

No entanto, também é muito importante beber a água alcalina durante todo o dia, para manter o organismo numa intervalo de pH alcalino, de forma a que quando se começar a treinar o organismo demore mais para ficar ácido e permita o correto funcionamento dos músculos por mais tempo.

Como fazer água alcalina

Para obter todos estes benefícios é recomendado aumentar o pH da água que se bebe normalmente, de forma a torná-la mais alcalina. Para isso, misture uma colher de café de bicarbonato de sódio em cada litro de água e beba durante o dia.

Embora o valor do pH não possa ser facilmente calculado, pois varia e acordo com a região onde se vive, quanto mais básica estiver a água, melhor será o desempenho, não existindo risco pelo uso do bicarbonato de sódio.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...