Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Benefícios da acupuntura para a saúde

A acupuntura é uma terapia que surgiu da medicina tradicional chinesa e é usada para promover bem-estar e para tratar vários problemas de saúde. As técnicas de acupuntura consistem na aplicação de agulhas finais, laser ou sementes de mostarda em pontos específicos do corpo, chamados de meridianos, onde estão localizadas terminações nervosas, tendões e fibras musculares.

A aplicação das agulhas nos meridianos tem como objetivo liberar a energia acumulada no corpo e para que sejam sentidos os efeitos positivos desta terapia é preciso procurar profissionais qualificados, que tenham conhecimento das técnicas de acupuntura. Também é importante seguir o tratamento e as recomendações de um médico. Saiba mais como é feita a acupuntura.

Benefícios da acupuntura para a saúde

A acupuntura é uma terapia segura e a eficácia das técnicas tem sido cada vez mais estudada, sendo que alguns benefícios conhecidos são:

1. Tratamento complementar de doenças

A acupuntura pode ser usada como tratamento complementar de diversas doenças como gastrite, úlcera duodenal, artrite reumatoide, asma e alterações hormonais pois através da estimulação de pontos específicos do corpo pode melhorar a circulação sanguínea, regular os batimentos cardíacos e estimular as células de defesa do corpo.

Por meio da aplicação de agulhas finas nos meridianos corretos pode-se liberar o fluxo de energia do corpo, fortalecendo o sistema imunológico que produz substâncias que combatem doenças. Saiba mais quais são os principais pontos da acupuntura e quais órgãos estimulam.

2. Redução da ansiedade e estresse

A realização de sessões de acupuntura pode ser recomendada por um psiquiatra, psicólogo ou acupunturista para melhorar os sintomas provocados pela depressão, ansiedade e estresse. A frequência e o período do tratamento pela acupuntura é diferente de uma pessoa para outra, dependendo dos sintomas e deve ser indicado pelo profissional que irá realizar a acupuntura.

Para que os benefícios sejam maiores é importante incluir atividades de lazer no dia-a-dia, fazer exercícios físicos, ter uma dieta equilibrada, tomar os medicamentos indicados pelo médico e mudar os hábitos de vida prejudiciais à saúde. Veja mais o que fazer para combater o estresse e a ansiedade.

3. Diminuição de dores crônicas

A acupuntura ajuda a diminuir as dores nas costas, enxaqueca, cólicas menstruais e reduz as dores causadas pela fibromialgia, pois a introdução de agulhas finas em pontos específicos no corpo pode ativar fibras musculares e isto faz com que a medula espinhal estimule o cérebro a liberar substâncias, como endorfina, que reduzem a dor e promovem relaxamento e sensação de bem-estar.

Uma das técnicas mais utilizadas para alívio das dores é a auriculoterapia que consiste na aplicação de agulhas em regiões muito precisas da orelha. Veja mais como é feita a auriculoterapia.

Benefícios da acupuntura para a saúde

4. Alívio de sintomas de alergias

A medicina tradicional chinesa acredita que as alergias são causadas porque a reação das células de defesa fazem com que o fluxo de energia do corpo fique acumulado, provocando sintomas causados pela rinite, como espirros, coriza e coceira.

A acupuntura ajuda a melhorar esses sintomas, pois libera a energia acumulada e estimula o funcionamento adequado do sistema imunológico, além de aumentar o fluxo da corrente sanguínea. Muitas vezes, conforme a pessoa for fazendo as sessões de acupuntura, pode ser que reduza a necessidade do uso de medicamentos anti-alérgicos.

5. Rejuvenescimento da pele

A acupuntura pode ser usada para fins estéticos, pois a aplicação de agulhas finas na região da face, pescoço e cabeça podem estimular a produção de colágeno e ajudar na recuperação e sustentação dos músculos. 

Esse processo pode melhorar o aspecto da pele, suavizando estrias e celulite, assim como reduzindo a gordura corporal, pois a acupuntura também age diminuindo o apetite e aumentando o metabolismo do corpo. No entanto, para que a acupuntura seja mais efetiva são necessárias medidas como realizar dieta equilibrada, beber bastante líquido e fazer exercício físico.

6. Tratamento auxiliar contra o uso de cigarro, álcool e drogas

A aplicação de agulhas finas realizada na acupuntura pode ajudar no tratamento para pessoas que queiram parar de fumar, pois reduz o desejo de fumar. No entanto, deve ser realizado por profissionais capacitados, pois a introdução das agulhas finas devem ser feitas em meridianos bastante específicos. 

Este tipo de terapia também pode auxiliar pessoas que estão em tratamento para parar com uso de bebidas alcoólicas em excesso e dependência química. Confira outros tratamentos indicados para dependência química.

Quando é indicada

A acupuntura deve ser realizada por um profissional qualificado e com registro profissional e é indicada para qualquer pessoa que tenha problemas digestivos, neurológicos e distúrbios emocionais, como por exemplo ansiedade, estresse e depressão.

A acupuntura não é recomendada para pessoas que possuem doenças hematológicas, principalmente relacionadas com a coagulação, e nem para pessoas que possuem alergia a metais. Além disso, é importante que a pessoa não fique em jejum antes da sessão de acupuntura e nem consuma café ou chá preto.

Normalmente a acupuntura não resulta em efeitos colaterais, no entanto, em alguns casos pode haver o aparecimento de efeitos adversos leves, como dor no local em que as agulhas foram colocadas, tontura e sonolência, por exemplo.

Bibliografia >

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. A acupuntura pode ser usada no tratamento do tabagista?. Disponível em: <https://aps.bvs.br/aps/a-acupuntura-pode-ser-usada-no-tratamento-do-tabagista/>. Acesso em 26 Dez 2019
  • VERCELINO, Rafael; CARVALHO, Fabiana. Evidências da acupuntura no tratamento da cefaleia. Rev Dor. Vol. 11, n.4. 323-328, 2010
  • MOURA, Caroline de C. et al. Acupuntura auricular para dor crônica nas costas em adultos: revisão sistemática e metanálise. Rev. esc. enferm. USP. Vol.53. 1-14, 2019
  • AMERICAN ACADEMY OF MEDICAL ACUPUNCTURE. Acupuncture and Seasonal Allergies. Disponível em: <http://www.medicalacupuncture.org/for-patients/articles-by-physicians-about-acupuncture/acupuncture-and-seasonal-allergies>. Acesso em 26 Dez 2019
  • STIVAL, Rebecca S.M. et al. Acupuntura na fibromialgia: um estudo randomizado-controlado abordando a resposta imediata da dor. Revista Brasileira de Reumatologia. Vol.54, n.6. 431-436, 2014
  • HE, Dong; Medbø, Jon I.; Høstmark, Arne T. Effect of Acupuncture on Smoking Cessation or Reduction: An 8-Month and 5-Year Follow-up Study. Preventive Medicine. Vol.33, n.5. 364-372, 2001
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem