Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Beber água: antes ou depois da refeição?

Beber enquanto se come pode engordar e isso não acontece apenas devido às calorias extra da bebida, estando principalmente relacionado com a dilatação do estômago que faz com que, ao longo do tempo, o estômago se vá tornando maior e precisando de mais comida para dar a sensação de estar saciado.

Assim, mesmo pessoas que apenas bebem água durante a refeição, que não tem calorias, podem ter um aumento do peso relacionado com a sua ingestão, pois a água também causa a dilatação do estômago.

O vídeo a seguir explica de forma bem simples esse mecanismo e porque beber, até água, durante as refeições pode engordar:

BEBER durante as REFEIÇÕES faz mal?

240 mil visualizações

Além disso, numa fase inicial, a água pode até dar maior sensação de saciedade, já que ocupa o espaço que seria de outro alimento. No entanto, mesmo quando isso acontece, é normal que a pessoa sinta ainda mais fome na refeição seguinte, já que não ingeriu alimentos com os nutrientes necessários para o corpo, e, aí, fica muito mais difícil de controlar o que se come na vez seguinte.

Outros líquidos como suco, refrigerante ou bebida alcoólica, aumentam as calorias da refeição assim como a tendencia à fermentação que pode gerar gases e provocar mais arrotos. Por isso, é especialmente contra indicado beber enquanto come para quem sofre com refluxo ou dispepsia, que é uma dificuldade em digerir normalmente os alimentos. 

Quanto tempo antes ou depois de comer devo beber?

Beber água: antes ou depois da refeição?
 

Apesar de não existir uma conta exata, até 30 minutos antes e 30 minutos depois da refeição é possível se ingerir líquidos sem que atrapalhe a digestão. Porém, a hora da refeição não é momento para "matar a sede" e, por isso, criar o hábito de se hidratar durante o dia e fora das refeições é importante para diminuir a necessidade de beber durante as refeições.

Veja como beber água corretamente para conseguir enganar a fome durante o dia.

Quantidade certa de líquido durante a refeição

Mais de 200 mL durante a refeição pode torna-la menos nutritiva porque os nutrientes presentes na refeição podem não ser devidamente digeridos e parte das vitaminas e minerais da refeição não são absorvidas, pela diminuição da eficiência do ácido clorídrico.

A melhor forma de tomar líquidos sem engordar é tomar, principalmente, água antes e depois das refeições. Para acompanhar uma refeição é possível tomar água, suco de fruta, cerveja ou vinho, desde que não ultrapasse os 200 ml que equivale, em média, a tomar meio copo de água ou qualquer outro líquido, mas se ao final da refeição surgir sede pode ser interessante diminuir a quantidade de sal.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem