Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Beber água realmente ajuda a emagrecer?

Beber mais água pode ser uma boa estratégia para ajudar quem está querendo emagrecer, não só porque a água não tem calorias e ajuda a manter o estômago cheio, mas porque também parece aumentar o metabolismo e a queima de calorias.

Além disso, a água também ajuda no correto funcionamento de vários processos importantes para o emagrecimento, como o funcionamento do intestino, digestão e até hidratação dos músculos.

Beber água realmente ajuda a emagrecer?

Porque beber água ajuda a emagrecer

Ainda não existe um motivo específico pelo qual a água ajuda a emagrecer, no entanto, existem vários estudos que apontam os seguintes motivos:

  • Diminui a sensação de fome: por ocupar um volume no estômago, a água é capaz de reduzir a sensação de fome durante alguns minutos após ser ingerida. Além disso, é comum que muitas pessoas sintam fome quando na verdade estão com sede, assim beber água reduz a sensação de fome, diminuindo também o número de snacks e calorias ingeridas durante o dia;
  • Aumenta a queima de calorias: segundo alguns estudos, beber 500 ml de água fria ou à temperatura ambiente parece aumentar o metabolismo em 2 a 3% durante 90 minutos, o que acaba aumentando o número de calorias gastas no final do dia;
  • Melhora o funcionamento do intestino: por ajudar a hidratar as fezes, a água ajuda no funcionamento intestinal, facilitando a eliminação de resíduos do corpo;
  • Melhora o rendimento físico: uma vez que hidrata os músculos, a água é essencial para diminuir o risco de lesões esportivas e facilitar a recuperação muscular. Dessa forma, a pessoa consegue tirar maior rendimento dos treinos, assim como treinar mais frequentemente, facilitando o processo de perda de peso.

Para obter todos estes benefícios para o emagrecimento a água deve ser consumida sem adição de açúcar, já que dessa forma a água passa a conter muitas calorias que podem prejudicar o processo de emagrecimento.

Como beber água para emagrecer

Para ajudar a emagrecer, a água deve ser consumida sem a adição de qualquer substância que possa aumentar seu conteúdo de calorias. Dessa forma, está recomendada a ingestão de água pura, água aromatizada ou chás sem açúcar. Além disso, o consumo de alimentos ricos em água como gelatina sem açúcar, melancia, melão, alface ou tomate, também pode ajudar, já que contêm poucas calorias.

Confira alguns dos alimentos mais ricos em água que pode incluir no dia-a-dia:

Deve-se beber entre 1,5 a 3 litros de água por dia, sendo importante tomar líquidos até no máximo 30 minutos antes das refeições e 40 minutos após. Além disso, também é recomendado restringir ao mínimo a quantidade de líquidos durante cada refeição para que a barriga não fique inchada e para não prejudicar a digestão.

A quantidade de água que cada pessoa precisa tomar por dia deve ser calculada de acordo com a seguinte fórmula matemática: Peso x 35 ml. Por exemplo: 70 kg x 35 ml: 2,4 litros de água por dia.

7 receitas para beber mais água

Uma boa opção para quem tem dificuldade para beber água ao longo do dia é adicionar algum sabor à água, sem adicionar açúcar. A seguir indicamos alguns ingredientes que podem ser adicionados em 1 litro de água, que melhoram o sabor sem aumentar a quantidade de calorias:

  • Suco de 1 limão;
  • 1 pau de canela e folhinhas de hortelã;
  • Rodelas de pepino e morangos cortados ao meio;
  • Pedacinhos de gengibre e rodelas de laranja com casca;
  • Rodelas de abacaxi e hortelã;
  • 5 cravos da índia e 3 anis estrelado;
  • Uma pitada de pimenta caiena, que ainda ajuda a emagrecer.

Apenas é necessário adicionar os ingredientes na água e deixar repousar por algumas horas, lembrando que quanto mais tempo ficar repousando, mais intenso será o sabor da água. Não é preciso triturar nada, porque não é suco e também não é necessário adicionar açúcar ou outro adoçante. Esta é uma forma prática de adicionar algum sabor e sais minerais na água, sendo mais fácil ingerir a quantidade de ideal de água todos os dias.

Bibliografia >

  • VIJ, Vinu Ashok Kumar; JOSHI, Anjali S.. Effect of excessive water intake on body weight, body mass index, body fat, and appetite of overweight female participants. J Nat Sci Biol Med. Vol.5, n.2. 340-344, 2014
  • GIRONA, M. et al.. Cardiovascular and Metabolic Responses to Tap Water Ingestion in Young Humans: Does the Water Temperature Matter?. Acta Physiologica. 2014
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem