Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

É normal o bebê roncar?

Não é normal o bebê roncar ou fazer qualquer barulho ao respirar, nem quando está acordado, nem durante o sono. Por isso, se o bebê estiver roncando deve-se tentar descobrir sua causa e conversar com o pediatra.

O som do ronco ocorre quando há dificuldade na pssagem do ar pelo nariz e vias aéreas e geralmente ocorre quando a passagem está mais estreita do que o ideal. 

Principais causas do ronco do bebê

O bebê pode roncar quando apresenta problemas de saúde como:

  • Devido a preença de secreções devido a gripe ou resfriado;
  • Aumento das amígdalas na garganta e das Adenoide, que são uma espécie de carne esponjosa que se localizam dentro do nariz;
  • Rinite alérgica;
  • Apneia do sono em bebê, que é caracterizada pela parada respiratória durante o sono;
  • Refluxo gastroesofágico. Saiba mais em: Refluxo em bebê;
  • Laringomalácia, que é um problema congênito da laringe, principalmente se o bebê ronca desde que nasceu.

Complicações que surgem por respirar pela boca

O ronco faz com que o bebê gaste mais energia, pois tem que fazer mais força para respirar, podendo levar a dificuldades na alimentação. Desta forma, o bebê pode emagrecer ou a não ganhar peso suficiente e apresentar retardo no desenvolvimento do sistema nervoso e na coordenação motora.

Ao respirar pela boca, o bebê pode ter mais desconforto e dor na garganta, assim como maior facilidade em desenvolver infecções na garganta. Além disto, o bebê ao respirar pela boca, os lábios ficam entreabertos e os dentes expostos, podendo causar a longo prazo alterações na estrutura dos ossos da boca, podendo a face ficar alongada e os dentes mal posicionados, como mostram a imagem.

É normal o bebê roncar?

Tratamento para o bebê parar de roncar

É muito importante os pais levarem o bebê ao pediatra se ele roncar e não estiver gripado ou resfriado, principalmente se o sono e o peso do bebê estiverem alterados. O médico poderá solicitar exames que possam indicar o que está fazendo com que o bebê tenha dificuldade para respirar normalmente pelo nariz, sem emitir nenhum som e indicar o tratamento necessário.

No entanto, nem sempre é possível encontrar a causa embora todas elas devem ser investigadas. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...