Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Comer batata doce engorda ou emagrece?

Junho 2020

A batata doce é muito consumida por frequentadores de academias e praticantes de atividade física devido ao fornecimento de energia ao organismo, já que a sua fonte principal de nutriente é o carboidrato.

No entanto, a batata doce por si só não engorda ou emagrece. Isso irá depender da dieta como um todo e do nível de atividade física. Para emagrecer, é preciso existir o balanço energético negativo, ou seja, gastar mais calorias do que se consumiu. Já para engordar ou ganhar massa muscular é preciso ingerir mais calorias do que gastar.

Assim como todos os alimentos, a batata doce deve ser consumida com moderação, de acordo com os objetivos e necessidades individuais de energia e nutrientes. Para isso, é importante buscar um nutricionista para criar um plano alimentar que ajude a alcançar os resultados de modo mais eficiente.

Comer batata doce engorda ou emagrece?

Como usar a batata doce para ganhar massa muscular

Como fonte de carboidratos, consumir batata doce melhora o desempenho nos treinos e portanto, ajuda no ganho de massa muscular. Mas é importante saber que esse processo depende não apenas do exercício, mas também do equilíbrio da ingestão entre proteínas e carboidratos.

De modo geral, é importante consumir alimentos com carboidratos e proteínas em uma frequência de 3 a 6 refeições por dia. A proporção ideal desses nutrientes é de 4:1, ou seja, é preciso ingerir 4 vezes mais a quantidade em gramas do carboidrato em relação a proteína quando o objetivo é construir massa muscular.

Para isso, caso sejam consumidas 200 gramas de batata doce, significa que estão sendo ingeridas 40 gramas de carboidratos, portanto, é indicado consumir 10 gramas de proteína na mesma refeição, que pode ser obtida, por exemplo, com 2 ovos.

Veja 7 dicas essenciais para ganhar massa muscular mais rápido.

Como usar a batata doce para emagrecer

A batata doce é rica em fibras, que aumentam a sensação de saciedade e por isso também pode ser usada para quem quer emagrecer. Para isso, a batata doce deve ser consumida com a casca, pois é a parte do alimento mais rica em fibras.

Outra opção é incluir a batata doce na refeição junto a outros alimentos ricos em fibras, como os vegetais e as frutas, pois isso aumenta o volume da refeição e diminui a ingestão de calorias, sendo uma boa estratégia para quem quer emagrecer.

Além disso, o modo de preparo da batata é fundamental, pois influencia diretamente na quantidade de calorias. Assim, preparar a batata doce cozida ou assada irá promover benefícios maiores no emagrecimento do que a batata doce frita, uma vez que os óleos usados para a fritura são altamente calóricos.

De modo geral, não existe uma quantidade padrão de batata doce que deve ser consumida para emagrecer, pois isso varia de pessoa para pessoa e de acordo o nível de atividade física, do peso e altura.

Confira uma receita de pão de batata doce para emagrecer.

Comer batata doce engorda ou emagrece?

Benefícios da batata doce

Desde que consumida com moderação, a batata doce pode ser usada tanto para ganhar massa muscular ou emagrecer, pois apresenta inúmeros benefícios para saúde e imunidade, devido a sua composição em vitaminas e minerais, como a vitamina C e o potássio. Veja melhor os benefícios da batata doce para a saúde.

Bibliografia >

  • PLATAFORMA PORTUGUESA DE INFORMAÇÃO ALIMENTAR. Composição de Alimentos: Batata doce crua. Disponível em: <http://portfir.insa.pt/foodcomp/food?11171>. Acesso em 27 Fev 2020
  • KROCHMAL- MARCZAK Barbara, SAWICKA Barbara et al. Nutrition value of the sweet potato (Ipomoea batatas (L.) Lam) cultivated in south – eastern Polish conditions. International Journal of Agronomy and Agricultural Research. 4. 4; 169-178, 2014
  • MAHAN, L. Kathleen et al. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 13.ed. São Paulo: Elsevier Editora, 2013.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem