Para emagrecer 1 kg por semana com saúde deve-se incluir na dieta alimentos ou chás termogênicos como chá verde ou utilizar pimenta ou cúrcuma no chá, manter boa hidratação, evitar líquidos durante as refeições e diminuir o consumo de produtos industrializados, por exemplo. Essas medidas devem fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada, sendo importante incluir frutas, vegetais e alimentos integrais ricos em fibras para emagrecer de forma saudável.
Além disso, para emagrecer 1 kg por semana e perder barriga de forma saudável é importante, também, praticar atividades físicas como caminhar ou dançar pelo menos 30 minutos todos os dias, durante essa semana.
Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin com essas e outras dicas de como emagrecer 1 kg por semana de forma saudável:
Algumas dicas para emagrecer 1 kg por semana são:
1. Tomar chá termogênico
Os chás termogênicos como o chá verde ou chá de hortelã com limão, cúrcuma e pimenta, aceleram o metabolismo, promovendo aumento do gasto de energia, a quebra de gorduras, a sensibilidade à insulina e o equilíbrio metabólico e, por isso, podem ajudar a emagrecer 1 kg por semana.
Uma boa forma de tomar esses chás é beber uma xícara de manhã em jejum e antes de dormir. Saiba como preparar o chá verde para emagrecer.
2. Evitar líquidos durante as refeições
Uma excelente forma para emagrecer 1 kg por semana é evitar ingerir líquidos durante as refeições, pois ao beber líquidos, seja água, suco, refrigerante ou bebida alcoólica, ocorre uma dilatação do estômago o que acaba interferindo na sensação de saciedade. Isto faz com que o estômago fique maior pois é um músculo que tem elasticidade e, assim, a pessoa passa a comer cada vez mais nas refeições.
Além disso, ao beber líquido durante a refeição, o líquido ocupa o espaço do alimento, diminuindo a quantidade de nutrientes que a pessoa ingere, o que pode causar fome mais rápido após a refeição e levar a pessoa a comer mais durante o dia.
Por isso, para emagrecer 1 kg por semana, deve-se evitar ingerir líquidos nas refeições. No entanto, é importante manter o consumo de água durante o dia, pelo menos 8 copos por dia, para hidratar o corpo.
3. Evitar molhos nas refeições
Para emagrecer 1 kg por semana, deve-se evitar consumir molhos como maionese, ketchup e mostarda, pois são alimentos que contém muitas calorias, além de serem pouco nutritivos e ricos em gorduras trans, aditivos e conservantes.
Para temperar as saladas e evitar o consumo de molhos, pode-se usar um pouco de sal, azeite, vinagre ou sal de ervas, que são opções com menos calorias e saborosos.
Assista o vídeo de como preparar o sal de ervas:
4. Mastigar bem os alimentos
Mastigar bem os alimentos e comer com calma, permite uma comunicação mais eficaz entre o estômago e o cérebro, fazendo com que ocorra liberação de hormônios associados à saciedade, o que contribui para que a pessoa coma menos, o que ajuda a emagrecer 1 kg por semana.
Além disso, a mastigação é importante para sensação de sabor da refeição, trituração do alimento em pedaços menores e digestão pela amilase, uma enzima presente na saliva, permitindo que os alimentos cheguem ao estômago para serem digeridos e seus nutrientes sejam absorvidos de forma mais rápida e eficaz pelo intestino. Desta forma, com o corpo bem nutrido e saciado, a necessidade de comer mais ou com maior frequência, diminui, o que ajuda a emagrecer.
5. Dormir 8 horas por noite
Dormir pelo menos 8 horas por noite também pode ajudar a emagrecer 1 kg por semana, isto porque quando não se dorme bem, os níveis da leptina, que é o hormônio responsável pela sensação de saciedade, podem reduzir e causar aumento do apetite durante o dia, dificultando o emagrecimento ou aumentando o peso corporal. Além disso, o cansaço e o estresse de não dormir o suficiente, aumentam os níveis do hormônio cortisol, dificultando a perda de peso.
Por isso, é importante dormir 8 horas por noite para regular os níveis de hormônios e emagrecer 1 Kg pode semana de forma saudável.
Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin sobre os benefícios de dormir para o emagrecimento:
6. Evitar alimentos industrializados
Os alimentos industrializados possuem aditivos químicos para intensificar a cor, o sabor e o odor, além de alto teor de sal que provoca inchaço no corpo, muitas calorias e pouco valor nutricional, o que faz com que a pessoa coma mais para suprir as necessidades de nutrientes.
Por isso, uma boa dica para emagrecer 1 kg por semana é evitar os alimentos industrializados como sucos prontos, refrigerantes, enlatados, embutidos e temperos em pó ou na forma de caldo de legumes ou carne, por exemplo.
7. Tomar suco detox
Os sucos detox são ricos em água, fibras, vitaminas e minerais com propriedades antioxidantes e diuréticas, garantindo uma boa nutrição do corpo e fornecendo sensação de saciedade, com poucas calorias, o que ajuda a emagrecer 1 kg por semana.
Assista o vídeo de como preparar um suco detox para emagrecer:
Cardápio para emagrecer 1 Kg por semana
A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio para 7 dias para emagrecer 1 kg em 1 semana sem prejuízo para a saúde. Após esses sete dias a pessoa pode montar o próprio cardápio tendo em consideração as dicas indicadas anteriormente:
Refeição | Cardápio para 1 semana |
---|---|
Desjejum | 1 xícara de chá termogênico |
Café da manhã | 1 copo de suco de couve com laranja e gengibre ou de suco detox + 1 fatia de pão integral com 20 g de queijo minas |
Lanche da manhã | 1 iogurte desnatado + 2 castanhas do pará ou 1 fruta (maçã, pera, ameixa ou pêssego) |
Almoço | 200 g de vegetais cozidos temperados com sal de ervas e azeite de oliva extra virgem + 150 g de peixe ou peito de frango assado ou grelhado |
Lanche da tarde | 1 xícara de chá termogênico ou café sem açúcar + 2 fatias de pão integral com queijo fresco |
Chá da tarde | 1 xícara de chá de cavalinha |
Jantar | 1 prato (de sobremesa) de salada crua temperada com sal de ervas e azeite de oliva extra virgem + 1 filé de peixe grelhado ou 20 g de queijo branco ou tofu ou sopa de inhame para desintoxicar |
Ceia | 1 fruta (maçã, pera, ameixa, pêssego ou 5 morangos) |
Esta dieta pode ser repetida a cada 3 meses para ajudar no processo de emagrecimento.
Além disso, este cardápio é um bom modelo de alimentação para se seguir depois de períodos de festas, em que se ingere, normalmente, alimentos mais doces ou gordurosos.