Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Como emagrecer 1 kg por semana

Para emagrecer 1 kg por semana com saúde deve-se incluir na dieta alimentos ou chás termogênicos como chá verde ou utilizar pimenta ou cúrcuma no chá, manter boa hidratação, evitar líquidos durante as refeições e diminuir o consumo de produtos industrializados, por exemplo. Essas medidas devem fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada, sendo importante incluir frutas, vegetais e alimentos integrais ricos em fibras para emagrecer de forma saudável.

Além disso, para emagrecer 1 kg por semana e perder barriga de forma saudável é importante, também, praticar atividades físicas como caminhar ou dançar pelo menos 30 minutos todos os dias, durante essa semana.

Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin com essas e outras dicas de como emagrecer 1 kg por semana de forma saudável:

Algumas dicas para emagrecer 1 kg por semana são:

1. Tomar chá termogênico

Os chás termogênicos como o chá verde ou chá de hortelã com limão, cúrcuma e pimenta, aceleram o metabolismo, promovendo aumento do gasto de energia, a quebra de gorduras, a sensibilidade à insulina e o equilíbrio metabólico e, por isso, podem ajudar a emagrecer 1 kg por semana.

Uma boa forma de tomar esses chás é beber uma xícara de manhã em jejum e antes de dormir. Saiba como preparar o chá verde para emagrecer.

2. Evitar líquidos durante as refeições

Uma excelente forma para emagrecer 1 kg por semana é evitar ingerir líquidos durante as refeições, pois ao beber líquidos, seja água, suco, refrigerante ou bebida alcoólica, ocorre uma dilatação do estômago o que acaba interferindo na sensação de saciedade. Isto faz com que o estômago fique maior pois é um músculo que tem elasticidade e, assim, a pessoa passa a comer cada vez mais nas refeições.

Além disso, ao beber líquido durante a refeição, o líquido ocupa o espaço do alimento, diminuindo a quantidade de nutrientes que a pessoa ingere, o que pode causar fome mais rápido após a refeição e levar a pessoa a comer mais durante o dia.

Por isso, para emagrecer 1 kg por semana, deve-se evitar ingerir líquidos nas refeições. No entanto, é importante manter o consumo de água durante o dia, pelo menos 8 copos por dia, para hidratar o corpo.

3. Evitar molhos nas refeições

Para emagrecer 1 kg por semana, deve-se evitar consumir molhos como maionese, ketchup e mostarda, pois são alimentos que contém muitas calorias, além de serem pouco nutritivos e ricos em gorduras trans, aditivos e conservantes.

Para temperar as saladas e evitar o consumo de molhos, pode-se usar um pouco de sal, azeite, vinagre ou sal de ervas, que são opções com menos calorias e saborosos. 

Assista o vídeo de como preparar o sal de ervas:

4. Mastigar bem os alimentos

Mastigar bem os alimentos e comer com calma, permite uma comunicação mais eficaz entre o estômago e o cérebro, fazendo com que ocorra liberação de hormônios associados à saciedade, o que contribui para que a pessoa coma menos, o que ajuda a emagrecer 1 kg por semana.

Além disso, a mastigação é importante para sensação de sabor da refeição, trituração do alimento em pedaços menores e digestão pela amilase, uma enzima presente na saliva, permitindo que os alimentos cheguem ao estômago para serem digeridos e seus nutrientes sejam absorvidos de forma mais rápida e eficaz pelo intestino. Desta forma, com o corpo bem nutrido e saciado, a necessidade de comer mais ou com maior frequência, diminui, o que ajuda a emagrecer.

5. Dormir 8 horas por noite

Dormir pelo menos 8 horas por noite também pode ajudar a emagrecer 1 kg por semana, isto porque quando não se dorme bem, os níveis da leptina, que é o hormônio responsável pela sensação de saciedade, podem reduzir e causar aumento do apetite durante o dia, dificultando o emagrecimento ou aumentando o peso corporal. Além disso, o cansaço e o estresse de não dormir o suficiente, aumentam os níveis do hormônio cortisol, dificultando a perda de peso. 

Por isso, é importante dormir 8 horas por noite para regular os níveis de hormônios e emagrecer 1 Kg  pode semana de forma saudável.

Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin sobre os benefícios de dormir para o emagrecimento:

6. Evitar alimentos industrializados

Os alimentos industrializados possuem aditivos químicos para intensificar a cor, o sabor e o odor, além de alto teor de sal que provoca inchaço no corpo, muitas calorias e pouco valor nutricional, o que faz com que a pessoa coma mais para suprir as necessidades de nutrientes.

Por isso, uma boa dica para emagrecer 1 kg por semana é evitar os alimentos industrializados como sucos prontos, refrigerantes, enlatados, embutidos e temperos em pó ou na forma de caldo de legumes ou carne, por exemplo.

7. Tomar suco detox

Os sucos detox são ricos em água, fibras, vitaminas e minerais com propriedades antioxidantes e diuréticas, garantindo uma boa nutrição do corpo e fornecendo sensação de saciedade, com poucas calorias, o que ajuda a emagrecer 1 kg por semana. 

Assista o vídeo de como preparar um suco detox para emagrecer:

Cardápio para emagrecer 1 Kg por semana

A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio para 7 dias para emagrecer 1 kg em 1 semana sem prejuízo para a saúde. Após esses sete dias a pessoa pode montar o próprio cardápio tendo em consideração as dicas indicadas anteriormente:

Refeição

Cardápio para 1 semana

Desjejum

1 xícara de chá termogênico

Café da manhã

1 copo de suco de couve com laranja e gengibre ou de suco detox + 1 fatia de pão integral com 20 g de queijo minas

Lanche da manhã

1 iogurte desnatado + 2 castanhas do pará ou 1 fruta (maçã, pera, ameixa ou pêssego)

Almoço

200 g de vegetais cozidos temperados com sal de ervas e azeite de oliva extra virgem + 150 g de peixe ou peito de frango assado ou grelhado

Lanche da tarde

1 xícara de chá termogênico ou café sem açúcar + 2 fatias de pão integral com queijo fresco

Chá da tarde

1 xícara de chá de cavalinha 

Jantar

1 prato (de sobremesa) de salada crua temperada com sal de ervas e azeite de oliva extra virgem + 1 filé de peixe grelhado ou 20 g de queijo branco ou tofu ou sopa de inhame para desintoxicar

Ceia

1 fruta (maçã, pera, ameixa, pêssego ou 5 morangos)

Esta dieta pode ser repetida a cada 3 meses para ajudar no processo de emagrecimento. 

Além disso, este cardápio é um bom modelo de alimentação para se seguir depois de períodos de festas, em que se ingere, normalmente, alimentos mais doces ou gordurosos.

Teste seus conhecimentos sobre alimentação saudável

Responda este questionário rápido para descobrir seu nível de conhecimento sobre como fazer uma dieta saudável para emagrecer:

Teste seu conhecimento!

Começar o teste
Imagem ilustrativa do questionário
Imagem ilustrativa da questão
É importante beber entre 1,5 e 2 litros de água por dia. Mas quando não se gosta de beber água simples, a melhor opção é:
  • Beber suco de frutas mas sem adicionar açúcar.
  • Beber chás, água aromatizada ou água com gás.
  • Tomar refrigerantes light ou diet e beber cerveja sem álcool.
Imagem ilustrativa da questão
O meu regime alimentar é saudável porque:
  • Faço apenas uma ou duas refeições durante o dia com grande volume, para matar a minha fome e não precisar comer mais nada o resto do dia.
  • Faço refeições com volumes pequenos e como alimentos pouco processados como frutas e legumes frescos. Além disso, bebo muita água.
  • Só como quando estou com muita fome e bebo qualquer coisa durante a refeição.
Imagem ilustrativa da questão
Para ter todos os nutrientes importantes para o organismo, o melhor é:
  • Comer muita fruta, mesmo que seja só de um tipo.
  • Evitar comer frituras ou bolachas recheadas e só comer aquilo que gosto, respeitando o meu paladar.
  • Comer um pouco de tudo e experimentar novos alimentos, temperos ou preparações.
Imagem ilustrativa da questão
O chocolate é:
  • Um alimento ruim que devo evitar para não engordar e que não cabe dentro de uma alimentação saudável.
  • Uma boa opção de doce quando tem mais de 70% de cacau, podendo até ajudar a emagrecer e diminuir a vontade de comer doces em geral.
  • Um alimento que por ter diferentes variedades (branco, ao leite ou negro...) me permite fazer uma alimentação mais variada.
Imagem ilustrativa da questão
Para emagrecer comendo saudável eu devo sempre:
  • Passar fome e comer alimentos pouco saborosos.
  • Comer mais alimentos crus e preparações simples, como grelhados ou cozidos, sem molhos muito gordurosos e evitando grandes quantidades de alimento por refeição.
  • Tomar remédios para diminuir o apetite ou aumentar o metabolismo, de forma a me manter com motivação.
Imagem ilustrativa da questão
Para fazer uma boa reeducação alimentar e emagrecer:
  • Nunca devo comer frutas muito calóricas mesmo que sejam saudáveis.
  • Devo comer frutas variadas mesmo que sejam muito calóricas, mas, nesse caso, devo comer menos quantidade.
  • As calorias são o fator mais importante na hora escolher a fruta que devo comer.
Imagem ilustrativa da questão
A reeducação alimentar é:
  • Um tipo de dieta que se faz por um período de tempo, apenas para alcançar o peso desejado.
  • Algo que só está indicado para pessoas que estão acima do peso ideal.
  • Um estilo de alimentação que não só ajuda a alcançar o peso ideal mas também a melhorar a saúde em geral.
Anterior Próxima

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem